fbpx
CaratingaSem categoria

Santuário resgata a história de fé e união dos caratinguenses em reforma

O Santuário de Adoração Perpétua iniciou, em julho deste ano, o projeto de preservação da história e da estrutura física do templo. Essa será a primeira reforma que prevê melhorias na parte elétrica, na acústica, na iluminação e na estrutura como acabamento, ar-condicionado, telhado. O movimento, denominado “Eu amo o Santuário” também visa resgatar a história da comunidade caratinguense que se uniu, na década de 60, para construir um local de acolhimento e adoração para os romeiros de todo o Brasil.

A reforma vai marcar as comemorações de 50 anos da realização da primeira missa no Santuário. A previsão é iniciar as obras em fevereiro do próximo ano e concluir o trabalho em 2024, com o orçamento estimado em R$ 2 milhões. Para que esse projeto aconteça, o padre a frente da iniciativa, José Cícero Marques Júnior, espera que a sociedade abrace a causa e contribua por meio de doações ou de apoio técnico. “Qualquer ajuda é bem-vinda. O projeto foi pensado para a comunidade e conta com o apoio de todos. Vamos manter a fé viva. A fé do padre colombo e das famílias caratinguenses para que essa chama não se apague”, afirma o pároco.

As iniciativas para angariar fundos começaram em maio por meio da promoção de vendas em barraquinhas comemorativas, bazares e festivais. Ainda está previsto para este ano a realização do Festival de Sorvete, do Jantar Dançante e do Bingo Beneficente em parceria com a Paróquia Cristo Redentor de Governador Valadares. O investimento irá preservar a estrutura física que tem onerado o orçamento de manutenção devido as constantes intervenções como a troca de lâmpadas por problemas elétricos, do telhado por desgastes que provocam goteiras e infiltrações nas paredes. Além disso, serão instalados ar-condicionado e sonorização que atendam as especificidades da amplitude do local.

Essas melhorias visam promover também o conforto dos mais de 15 milhões de romeiros os quais visitam o Santuário todos os anos. De acordo com o responsável pela reforma, nos últimos dois anos, esse número reduziu para seis milhões de pessoas devido a pandemia. São romeiros do Leste de Minas, de outros Estados e também países como os Estados Unidos que buscam o local para meditar, visitar a gruta de Nossa Senhora de Lourdes ou participar das mais de 5.500 celebrações realizadas por ano.

Segundo o padre, a expectativa é de que a reforma também promova a união da comunidade, assim como na construção do Santuário, em 1961, quando o padre Colombo convocou a sociedade. Ele relembra que a paixão do pároco e o desejo de deixar um ambiente para a expressão da fé, foi o que moveu os caratinguenses em prol desse legado. “Com o eu carisma, padre Colombo convocava os fiéis pelo nome para ajudar na construção. Por exemplo, em um determinado dia os Josés trabalhavam na obra enquanto as Marias cuidavam da refeição que seria oferecida aos voluntários”.

Os interessados em contribuir na preservação do Santuário de Adoração Perpétua devem entrar em contato com a secretaria pelo número (33) 3321-2359. “Alguém acreditou no passado que a comunidade poderia construir essa magnitude que representa a fé a história dos caratinguenses. Hoje, acreditamos preservar esse legado deixado para a nossa sociedade pelo padre Colombo é um dever de todos nós”, conclui José Júnior.

Bingo Beneficente
As cartelas podem ser adquiridas pelo valor de R$10 na secretaria do Santuário, no bairro Santa Zita, em Caratinga. Os prêmios são: um carro Fiat Mobi 2021, uma motocicleta Honda Biz 2021, uma moto CG Start e uma TV 48 polegadas. O bingo será realizado, no dia 13 de novembro, na igreja matriz da Paróquia Cristo Redentor, em Governador Valadares, e transmitida ao vivo pelo Facebook.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo