fbpx
Sem categoria

Previsão é de final de ano com chuvas acima da média

Depois de um setembro seco, os meteorologistas preveem chuvas acima das médias históricas para os meses de outubro, novembro e também dezembro para praticamente todo o Estado de Minas Gerais. Porém, de acordo com as previsões do Climatempo, na região de Caratinga, o período chuvoso só se iniciará a partir da segunda quinzena de outubro.

Segundo estudos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a probabilidade é de que possam ocorrer chuvas esporádicas no Estado no início da primavera, que começou na quarta-feira, 22, mas venham a se intensificar a partir da segunda semana de outubro.

Além da chegada das chuvas, a boa notícia principalmente para o setor agropecuário é de que as previsões apontam para temperaturas abaixo das médias para o período.

Previsão mês a mês
Embora demorem um pouco a chegar, a expectativa é de que, em outubro, o volume de chuvas fique acima da média em grade parte do Estado, incluindo as mesorregiões do Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Já nas mesorregiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste, a probabilidade é menor.

Devido às chuvas e ao resfriamento da região central do Atlântico Norte, a tendência é que as temperaturas caiam, especialmente nas mesorregiões do Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Central, Noroeste e Metropolitana de Belo Horizonte.

Para o mês de novembro, a previsão de chuvas acima da média se repete, sendo esperado grande volume de chuvas para as mesorregiões dos vales do Mucuri e do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes e a região metropolitana de Belo Horizonte. Também as temperaturas deverão ficar abaixo da média.

Em dezembro, a possibilidade da ocorrência de chuvas acima da média é esperada para os vales do Rio Doce e Mucuri, sendo que temperaturas abaixo da média devem atingir a mesorregião do Vale do Rio Doce.

Caratinga
Se as previsões dos meteorologistas se confirmarem e a região de Caratinga for contemplada por bons volumes de chuva para os próximos meses, isso possibilitará bons resultados para o setor agropecuário e, consequentemente, para a economia local.

As previsões também satisfazem a população urbana que convive com riscos de possíveis ocorrências de desabastecimento de água durante o verão, como aconteceu há alguns anos.

Com relação a esse temor da população de Caratinga, que se reduz diante das previsões meteorológicas, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) divulgou uma nota informando não existir risco de desabastecimento na cidade pelo fato do sistema de captação de águas do Rio Claro estar totalmente operante, possibilitando seu uso, caso seja necessário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo