fbpx
Sem categoria

América: Inovações marcam o 62º aniversário do Clube

Clube social de forte tradição em Caratinga, o América Futebol Clube teve sua origem nos campos de futebol. Fundado em 28 de novembro de 1959, o alvirrubro nasceu por iniciativa do empresário Alfeu de Oliveira Chaves e um grupo de amigos, também empresários, ganhando, desde logo, a simpatia de expressiva parcela da população. Do modesto Estádio Feliciano Miguel Abdala, na saída da cidade em direção ao Rio de Janeiro, de longa e vitoriosa campanha nos campos de futebol até a construção da majestosa sede, na rua Doutor Maninho, foi um pulo. Menos de quatro anos separam as duas datas. A sede é de 1963. Este ano, o América comemorou 62 anos de vida, com vasta programação.

Seu atual presidente é o empresário José Antônio Rodrigues, o Zé do Gás, tendo como vice, o também empresário Ari Rodrigues de Oliveira, o Ari da Magnata. Ambos e toda a diretoria têm se empenhado na ampliação do complexo esportivo para alegria e conforto do quadro de associados.

Zé do Gás assumiu a presidência em 1º de junho do ano passado, em plena pandemia e enfrenta o novo tempo como um desafio. “Temos centenas de famílias buscando, no dia a dia, lazer e conforto em nosso clube. Quando assumimos, encontramos um cenário de inadimplência alta, problemas em diversas áreas e reclamações constantes dos sócios, além da surpresa de receber o clube com caixa negativo”.

Para enfrentar a crise, decisões rápidas foram tomadas e uma preocupação constante da diretoria é dar ampla liberdade para trabalhar, dentro das limitações do próprio clube. A transparência financeira é, sem dúvida, o grande referencial. O olhar da administração estava voltado para novos rumos e a organização do clube, com a proposta transformar o América “de todos, para todos”, como reforça o presidente. “Saímos de um modelo antigo e passamos a administrar de forma moderna e eficiente”. Foi criado um canal direto com os associados, com informações constantes do clube, direto no seu celular. “E o trabalho não pode parar, tem que continuar, estamos abertos a sugestões e reclamações”, lembra José Rodrigues.

Quanto aos 62 anos do América, Zé do Gás comenta que esta trajetória se confunde com sua própria história de vida. “É de grande valia. Fiz 67 anos também em novembro. Eu já frequentava o clube, então, quando você nasce dentro de um clube, de que você viu construção, isso é muito bonito. Assumir uma responsabilidade da casa em que nasceu dentro dela, isso aqui é mais que um clube social, mas familiar. É a minha casa e todos os sócios são meus amigos. Temos que participar e ter bom êxito dentro da nossa casa”, diz, emocionado.

O ponto alto da comemoração foi o baile, que aconteceu no dia 20 de novembro, exclusivo para sócios. A ideia era resgatar a história, relembrando os velhos tempos dos grandes bailes do América, como destaca José. “Fizemos uma comemoração que há muitos anos não se via no América. Foi um baile social com programação musical variada, atendendo todos os gostos, dos grandes clássicos ao sertanejo. Foi uma festa linda e maravilhosa”. Ainda, segundo o presidente, o clube passou por várias reformas e manutenções, tudo para atender com mais conforto os momentos de lazer do associado americano.

REFORMAS E MANUTENÇÃO 2020/2021
Instalação de novos trocadores de calor e aquecedores nas saunas masculina/feminina e piscinas térmicas.

Reforma da sauna feminina.

Instalação de seis climatizadores, trazendo conforto aos praticantes.

Instalação de três climatizadores na secretaria.

Construção de um novo estacionamento, ampliando a área de parqueamento para sócios.

Troca completa de todo o sistema de telefonia, uma necessidade antiga. Criação de uma URA de atendimento para que o sócio possa obter informações nas áreas, piscina térmica, academia, secretaria e financeiro.

Instalação completa de câmeras de segurança.

Reforma geral no ginásio poliesportivo, pintura, troca de tábuas corridas, novos refletores de LED e substituição do revestimento de sinteco.

Instalação de refletores de LED ao redor de todo o estacionamento.

Instalação de refletores de LED na quadra de tênis.

Ampla reforma em um dos bares, troca de iluminação, teto, piso, janelas e bancadas.

Construção de um deck ao redor do bar, tornando um espaço atrativo e aconchegante aos associados.

Reforma para conter o vazamento que existia há muito tempo, em um dos reservatórios de água, de 40 mil litros.

Construção de muro de contenção para acabar de vez com desabamentos e enxurradas que há muito tempo causavam transtornos.

Substituição da tubulação para conter vazamento na piscina social.

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
Primeiramente queremos agradecer a todos os associados que vibraram com as novas conquistas. Foram dezenas de mensagens de apoio e reconhecimento pelo trabalho sério e pelas mudanças que aconteceram e estão acontecendo em nosso clube.

Fomos tomados por pensamentos positivos e ideias novas, e, assim, estarmos sempre à altura de suas expectativas e necessidades.

Passamos o ano inteiro lado a lado, vivendo lutas, conquistas e muitas vezes, derrotas. Mas em todo o tempo sempre trabalhamos com o mesmo propósito: vencer! Mesmo quando os nossos alvos não foram atingidos, o companheirismo sempre prevaleceu e reforçou o propósito de que a nossa união nos torna vencedores diante de qualquer situação. Que o clima natalino duplique o amor que paira sobre nós e que tenhamos um Natal repleto de boas novas!

Desejamos que a luz do Natal traga sabedoria e saúde a todos os sócios e colaboradores que nos ajudaram a recomeçar um novo clube. O ano de 2021 foi o ano de iniciarmos novas buscas; foi o ano de um recomeço mundial. Reestabelecemos conexões, partimos para novos desafios, sempre juntos, pois de mãos dadas seguiremos mais fortes.
Que o ano vindouro possa trazer saúde, desenvolvimento, realização de novos planos e projetos a cada membro da Família americana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo