fbpx
PolíticaRegiãoSaúde

Piedade: Unidade de Saúde do Rio Preto ganhará sede própria

Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Piedade de Caratinga, voltada à área de saúde, em breve, a Unidade Básica de Saúde que atende à população do Córrego do Rio Preto e adjacências, que assiste a mais de 2.500 pessoas, a Estratégia da Saúde da Família IV – “Maria Helena de Jesus”, estará ganhando uma nova e moderna sede.

Como esclarece o prefeito Adolfo Bento, a Unidade de Saúde já realiza atendimento aos moradores daquela região, funcionando em uma casa alugada pela Prefeitura. “O serviço já é prestado, porém, em uma estrutura em condições muito aquém ao que os moradores do Córrego do Rio Preto merecem. Por isso, nos empenhamos em conseguir os recursos para a construção de uma sede própria para a Unidade de Saúde que oferecerá melhores condições de trabalho para os funcionários que ali atuam e mais conforto e melhor atendimento à população”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Elton José Alves, a Estratégia Saúde da Família IV já disponibiliza para os moradores, médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, técnica em saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, recepcionista e agentes comunitários de saúde, porém, a partir da construção da sede da unidade, o atendimento será melhor desenvolvido.

Os recursos financeiros para a construção da nova sede da ESF “Maria Helena de Jesus”, no valor de R$ 1.981.250,06, são provenientes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, e de uma contrapartida da Prefeitura de Piedade de Caratinga. O Termo de Compromisso foi assinado no dia 06 de dezembro do ano passado e o próximo passo será a realização do processo licitatório que definirá a empresa responsável pela execução das obras.

O secretário Elton Alves destaca os serviços oferecidos pela Unidade de Saúde: consultas individuais e coletivas feitas por médicos, enfermeiros e dentistas; atendimento domiciliar; saúde bucal; vacinação; ações de controle da dengue e outros riscos ambientais; pré-natal e puerpério; acolhimento da mãe e do bebê após alta; rastreamento de câncer de colo uterino e de mama; curativos; planejamento familiar; teste do pezinho; teste rápido de sífilis e HIV; teste rápido de gravidez; prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infectocontagiosas; acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias; controle do tabagismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo