fbpx
RegiãoSaúde

Piedade: Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti

Diante da epidemia em todo o território nacional das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Prefeitura de Piedade de Caratinga, através do empenho da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as medidas e ações voltadas a combater e prevenir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

Com este objetivo, os agentes comunitários de Saúde e de combate às Endemias, recentemente, realizaram um mutirão de limpeza e têm observado diariamente a presença de focos em cada residência e estabelecimentos comerciais do município.

A Prefeitura de Piedade de Caratinga estabeleceu por protocolo o encaminhamento imediato das notificações para a equipe de endemias, para que haja tratamento focal nas imediações das residências de 100% dos casos suspeitos. Além disso, também são feitas aplicações de UBV em bombas costais, mediante necessidade. Com isso, inúmeros focos já foram eliminados. Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde foi a contratação de uma equipe de limpeza, cooperando com a Secretaria de Obras na retirada de entulhos na área urbana.

Os agentes têm se desdobrado em acabar com objetos que possam permitir a proliferação do mosquito

Paralelamente à estas iniciativas, o governo municipal tem realizado o trabalho de conscientização da população, por meio das redes sociais, e reforçado a divulgação através de emissora de rádio. Também tem sido encaminhadas equipes a todas as escolas para promover educação em saúde sobre o tema, quando ainda é feita a busca por focos nas imediações das escolas.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Jacqueline Souza Dutra Arruda, a partir desta semana será disponibilizado repelente para as escolas, gestantes e profissionais da saúde. “Para que tenhamos uma equipe preparada, está sendo disponibilizado treinamentos, protocolos, fluxogramas e exigido a realização de um curso voltado para o manejo das Arboviroses por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Com essas medidas o município se mantém entre os cinco com mais de cinco mil habitantes com menor incidência acumulada. Ainda assim, em função da transmissibilidade da doença, o município está como ‘Muito Alta Incidência’ e acumula 83 notificações de casos suspeitos de dengue e dois casos de Chikungunya desde o início do ano; além de investigar ainda um óbito por arbovirose, mostrando que com todas as medidas municipais, é indispensável a participação da população no combate ao mosquito, auxiliando e não deixando água parada”.

Ela ressalta, ainda, que alguns cuidados, como o uso de repelente, roupas que cubram o corpo, uso de telas nas janelas e procurar o serviço de saúde quando tiver febre, falta de apetite, dores e manchas vermelhas pelo corpo, são indispensáveis.

Confirmando todo o apoio recebido do prefeito Adolfo Bento, o secretário de Saúde, Elton José Alves, destaca que a sua equipe não tem medido esforços para conter o aumento do número de casos, assim como acompanhar os pacientes com excelência e qualidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo