fbpx
Estilo de vidaSaúde

Friozinho chegando e algumas dicas para cuidar da saúde

Muita gente espera essa época do ano porque prefere um clima mais ameno, o que é raro na maioria das cidades de um país tropical como o Brasil. No entanto, é importante ficar de olho nos hábitos que adotamos e, por isso, é fundamental conhecer algumas dicas para cuidar da saúde no tempo frio.

Nosso organismo tem algumas necessidades diferentes e também reage de forma distinta quando a temperatura cai, e é imprescindível que você se lembre disso para evitar qualquer tipo de problema. Ficou curioso? Então confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!

  1. Beba bastante água
    A primeira dica para cuidar da saúde no tempo frio é beber bastante água. Sabemos que isso é importante em qualquer época do ano, mas quando estamos nos dias quentes, acabamos nos hidratando de forma natural. Com a temperatura mais amena, não é raro que a gente acabe sonegando a hidratação, e isso é um problema.

Os líquidos são fundamentais para um bom metabolismo e previnem também o ressecamento da pele, que pode ocorrer em cidades com uma umidade relativa do ar mais baixa.

  1. Deixe a casa ventilada
    Outro hábito muito comum (e errado) que muitas pessoas adotam nos dias frios é fechar todas as portas e janelas de casa. Isso pode até deixar a sua casa um pouco mais aquecida e trazer a sensação de bem-estar, mas também favorece o surgimento de diversos problemas bastante incômodos por conta da má circulação de ar.

Ao contrário do que muitos pensam, as doenças típicas de inverno como a gripe e os resfriados não aumentam por conta do frio, mas em função da aglomeração de pessoas em ambientes fechados e da ventilação inadequada.

Fuja dessa tentação e não faça do seu imóvel uma caixa fechada. Procure deixar pelo menos uma janela aberta para que o ar circule com mais facilidade.

  1. Hidrate a pele
    A pele também sofre no inverno, e as temperaturas mais baixas demandam produtos diferenciados e específicos para cuidar da saúde do rosto e do corpo. O ideal mesmo é consultar um dermatologista que possa fazer uma avaliação e recomendar as substâncias adequadas a você.

Se a sua pele é mais oleosa, o indicado é usar cremes oil free, ou seja, livres de óleo, feitos à base de gel. Se a sua pele é mais seca, você precisa de componentes como a vitamina C e ureia. Já uma pele muito sensível precisa de versões hipoalergênicas dos produtos.

Para todo tipo de pele, o filtro solar é indispensável.

  1. Cuide da sua alimentação
    A alimentação também é muito importante para cuidar da sua saúde no tempo frio. É preciso ter atenção nesse aspecto, pois as temperaturas mais baixas são um verdadeiro incentivo para que a gente caia em tentação e aposte em pratos muito calóricos — e também acabe consumindo bebidas alcoólicas em excesso, o que não é saudável.

Aproveite essa época para saborear um bom vinho tinto com moderação, pois ele contém substâncias protetoras para o coração e para os vasos sanguíneos. As comidas típicas da estação, como o fondue, podem ser apreciadas desde que você coma apenas no final de semana ou em uma data específica.

Essas são algumas dicas para cuidar da saúde no tempo frio. Gostou do conteúdo? Então confira também nossa lista com 6 cuidados para ter com a pele no inverno!

5 – Pratique esporte
Deixe a preguiça de lado e saia de baixo das cobertas, pois vamos apresentar os melhores exercícios para fazer no inverno e evitar que você deixe de se exercitar! Confira:

  • Correr
    Este é um exercício muito versátil, pois pode ser realizado sozinho e em grupo e, além disso, você pode correr em qualquer lugar da sua cidade.

Ao contrário do que muitos pensam, para correr não é necessária uma pista de corrida, basta disposição e qualquer lugar será apropriado.

Quando nos habituamos a correr, também começamos a ter um incentivo a mais para sair de casa.

Esta prática é muito benéfica para o corpo, pois aumenta a disposição, exercita muitas partes do corpo, ajuda a beneficiar sua mente também, queima muitas calorias e entre outros vários benefícios.

  • Andar de bicicleta
    Andar de bicicleta é um modo divertido e encorajador de começar a praticar exercícios, pois é uma prática ideal para aquelas pessoas que não possuem costume de se exercitar com frequência.

Além de ser divertido, andar de bicicleta contribui para a definição dos músculos, principalmente os das pernas. Diminui também o estresse, é uma alternativa saudável para o meio ambiente e faz com que sua frequência cardíaca seja mais regulada.

  • Treino funcional
    Este tipo de exercício exige movimentação do corpo e dinamismo, sendo considerado ideal para os períodos mais frios.

O treino funcional também é uma ótima pedida para aquelas pessoas que não gostam muito de fazer musculação.

É um exercício que sempre vai fugir da rotina, pois suas atividades não são repetidas, fazendo com que o treino se torne mais diversificado e divertido.

Este tipo de exercício aumenta a autoestima, ajuda a treinar o equilíbrio, aumenta a flexibilidade, entre outros benefícios.

  • Natação
    A natação nas academias geralmente é realizada em uma piscina aquecida, sendo ideal para os dias de outono/inverno.

Além disso, a natação também é uma pratica muito aconselhada para ajudar em problemas respiratórios, que costumam aparecer principalmente nos dias mais frios.

Na natação também fortalecemos diversos musculos do corpo, praticamos o dinamismo do corpo e da mente e melhoramos nossa saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo