fbpx
AlimentosEstilo de vidaSaúde

Dicas para uma ceia de Natal saudável

lA ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados do ano, marcada por uma alimentação farta e variada. Para que a festa aconteça de forma saudável, os especialistas oferecem excelentes conselhos para que o Natal seja feliz, saboroso e saudável.

Preparação
O ideal é se evitar as versões industrializadas de alimentos, optando por preparar o que será servido na ceia, inclusive com os temperos usados. Alguns temperos prontos possuem potencial cancerígeno, além de corantes e aromatizantes que podem causar reações alérgicas. Vale optar pelo tempero natural, que costuma render e ser até mais barato. Algumas opções são o sal integral e ervas como orégano, alecrim e cheiro verde, além do alho e da cebola. Evite ao máximo condimento e aditivos químicos.

Substitua frituras por assados
Os alimentos fritos são mais rápidos, práticos e fáceis de fazer, no entanto, o excesso de gordura, principal problema da fritura, pode ser bastante prejudicial à saúde. A alta temperatura no momento da fritura libera substâncias tóxicas, elevando o colesterol ruim e sobrecarregando o fígado, além de inúmeros malefícios estéticos, como a celulite, retenção hídrica e ganho de peso. Substituir alimentos fritos por assados é muito mais saudável.

Com fartura, mas sem desperdício
É importante tomar cuidado com o desperdício. Uma boa forma de conservar os alimentos e reaproveitá-los nos dias seguintes é porcionar as preparações e não levar tudo à mesa de uma única vez.

Um exemplo de como fazer isso é dividir as sobremesas em copinhos ou repor saladas e refogados conforme acabarem. Com isso, todos comerão bem, mas, sem deixar sobras. Se mesmo com tal procedimento restar algo, ficará mais fácil de armazenar no congelador ou geladeira. Dessa forma, tudo o que ficar refrigerado terá maior durabilidade.

De forma em geral, o porcionamento calculado para festas, quando as pessoas costumam comer mais, é de 200 a 300 gramas por pessoa.

Cardápio
Ao convidar parentes e amigos para a ceia de Natal em sua casa, é importantíssimo ficar atento às necessidades e gostos dos convidados, elaborando um cardápio com pratos variados que atendam a todos os participantes.

Neste propósito, ofereça carnes vermelhas, carnes brancas, peixe, saladas, possibilitando que as pessoas possam escolher o alimento que mais as agrade ou que lhes permitam a opção por aqueles que atendam aos seus cuidados alimentares. Com respeito à sobremesa, procure oferecer mais de uma opção, além de frutas típicas desta época do ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo