fbpx
PolíciaRegião

Sistema de câmeras de monitoramento é instalado no município

Solenidade realizada no dia 31 de janeiro, no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus do Galho, marcou a inauguração do Olho Vivo, sistema de monitoramento por câmeras de segurança da Polícia Militar de Minas Gerais, instalado na sede do município.

O sistema
O sistema consiste na instalação de cinco câmeras, localizadas na MG-329, na chegada da cidade, na saída para o município de Córrego Novo e na área central de Bom Jesus do Galho, com capacidade de acompanhamento via satélite.

Para a implantação do sistema foram investidos R$ 100 mil, provenientes de emenda parlamentar ao Orçamento do Estado, de autoria do ex-deputado estadual André Quintão, apresentada durante o seu mandato.

Presente ao evento, o comandante do 62º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel André Pedrosa, fez um pronunciamento, apresentando um levantamento dos resultados obtidos com o sistema conhecido como “Helios”, que é interligado em todo estado de Minas Gerais e, também, no território nacional. Na oportunidade, ele procedeu a entrega de comendas da Polícia Militar ao prefeito de Bom Jesus do Galho, padre Aníbal Borges, ao presidente da Câmara Municipal, vereador Samuel Lopes, à chefe de Gabinete, Margarete Gusmão, e ao assessor do deputado federal Patrus Ananias, Luciano Magela.

Ao fazer uso da palavra, padre Aníbal ressaltou que o sistema traz mais segurança para a cidade e prometeu ampliá-lo. “Nosso objetivo é ampliar esse sistema, levando-o também a todos os distritos rurais. A segurança é essencial para nossa população, em toda área territorial, principalmente na zona rural, onde muitos produtores somam prejuízos, causados por ladrões e vândalos. Com esse sistema monitorado pela Polícia Militar, nosso povo terá mais segurança, que é uma das nossas grandes preocupações”.

Participantes da solenidade, os membros do Conselho Tutelar ressaltaram que o sistema é preciso e possibilitará detectar as situações em que ocorrer o descumprimento da lei, no que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Estatuto do Idoso. Para eles, o acompanhamento das famílias em risco ou em estado de vulnerabilidade social será mais efetiva, mais clara e objetiva.

Segundo Samuel Lopes, presidente da Câmara, com a instalação do sistema de monitoramento em Bom Jesus do Galho o comércio local fica protegido, a zona rural mais segura e a vida do cidadão se torna cada vez melhor. “No que depender do Legislativo Municipal, a nossa prefeitura tem todo o nosso apoio para a ampliação do sistema. Afinal, estaremos sempre apoiando tudo o que for voltado a melhorar e fazer o nosso município crescer”.

De acordo com o assessor Luciano Magela, o deputado Patrus Ananias, está disponível para receber o projeto e pedido de emenda para a ampliação do sistema de monitoramento. “O deputado está aguardando que seja feito o levantamento técnico da equipe do prefeito padre Aníbal para que ele possa propor a destinação de recurso com essa finalidade e conseguir viabilizar a aquisição de mais câmeras”.

Presenças
O evento contou, ainda, com as presenças dos vereadores Louriberto Lelis e Fernando Guimarães, dos secretários municipais Maria Aparecida Bomfim (Saúde), José de Assis Dutra (Cultura e Turismo), Victor Hemógenes (Meio Ambiente), José Roberero (Agricultura), Agnaldo Reis (Esportes) e do presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais, Edmar Martins de Assis. (colaborou com a matéria – Mauro Cunha)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo