Na segunda-feira,22, a Prefeitura de Bom Jesus do Galho, deu início, às obras de reforma e restauração no monumento do Cristo Paz, um dos principais e mais visitado atrativos turísticos do município, sendo a mais antiga estátua de Cristo erguida em toda a região.
A imagem do Cristo foi erguida em 1995, em uma iniciativa da Paróquia do Senhor do Bom Jesus, com a participação da população e das comunidades católicas, à época liderada pelo – então pároco padre Aníbal Borges, o atual prefeito da cidade.
Ele fala da importância e necessidade da restauração do monumento. “Foram 25 anos que se passaram, onde toda a área e o Cristo, que sempre foi de responsabilidade da nossa paróquia e que infelizmente nunca foi feito uma obra de reparos ou de manutenção, fez com que o monumento, a capela, a pracinha e o local, se deteriorasse e nós, enquanto governo, resolvemos tombar o Cristo, como patrimônio histórico/cultural, para conseguirmos realizar as obras de manutenção e melhorias em um dos nossos maiores pontos de visitação e adoração da comunidade católica e que atrai pessoas de toda região e de todo o País. O tombamento foi realizado em comum entendimento entre a Paróquia e a Secretaria de Cultura e Turismo”.
De acordo com o prefeito padre Aníbal, no momento, não dá para mensurar o valor que será investido nas obras, uma vez que serão realizadas várias etapas para a restauração total do local. Toda a melhoria contemplará, também, a reforma da capela, dos banheiros, pintura e revitalização, reparos de toda parte elétrica e hidráulica, reforma da pracinha na área do Cristo, melhoramento da estrada de acesso e, ainda, a colocação de iluminação especial com sistema de vigilância.
Como o prefeito informa, ainda não foi estimado o prazo para a conclusão de todas as obras. “O que a população anseia é ver o local restaurado e o Cristo bem cuidado e iluminado, para que os romeiros e os turistas tenham todo conforto, segurança e se sintam abençoados aqui”.
Padre Aníbal mostra-se muito satisfeito com o início da obra. “Essa é uma obra que marcou a nossa história e marcará para sempre, afinal, é a lembrança do Cristo Senhor Nosso, o qual devemos adorar em todos os dias da nossa existência. Eu sempre fui muito cobrado para cuidar do Cristo, mas era difícil, porque não tínhamos autorização legal para isso. Agora, com o tombamento vamos deixar esse lugar digno da história da nossa gente e da nossa fé”.