O município de Córrego Novo acaba de conquistar o selo Município Azul + Caixa, um reconhecimento criado pela Caixa Econômica Federal destinada aos municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental. O município é o 25° do Brasil e o 3° de Minas Gerais a receber tal reconhecimento.
Município Azul + Caixa
Tendo como objetivo incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local, utilizando de maneira responsável os recursos financeiros e ambientais, associado ao desenvolvimento urbano sustentável, o selo Município Azul + Caixa reconhece os municípios que adotam soluções eficientes de ESG, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 20 indicadores.
O selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária. Ele procura apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
A concessão do selo não se confunde com atos de auditoria ou validação de quaisquer ações realizadas pelo município e seus gestores, assim como não se confunde com a validação dos dados coletados em fontes públicas ou prestados pelo município.
Sem esconder sua satisfação, o prefeito de Córrego Novo, Eder Fragoso de Souza ressalta a importância que o selo Município Azul + Caixa tem para o município. “A conquista do selo é o reconhecimento de que nossa administração tem desenvolvido uma administração com total responsabilidade, comprometida em gerenciar de forma correta o município. Serve também como indicativo para continuarmos a governar visando o desenvolvimento socioeconômico de Córrego Novo, sempre buscando a melhoria de vida de nossa população”.