fbpx
NegóciosProfissionaisRegião

Santa Bárbara do Leste se destaca em concurso de qualidade de cafés

No último final de semana, a Emater-MG, em parceria com o Sicoob Credcooper, promoveu o 4º Concurso de Qualidade dos Cafés da Região de Caratinga. No evento, Santa Bárbara do Leste se destacou mais uma vez, pela excelência do café produzido. O cafeicultor Wenison de Faria Lopes ficou em 3º lugar na categoria Café Natural, obtendo 85,417 pontos na classificação do grão.

O concurso contou com a participação de cafeicultores de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga, Bom Jesus do Galho, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Inhapim, Imbé de Minas e Piedade de Caratinga. No total, 257 amostras de café foram enviadas para avaliação.

De acordo com o 3º colocado, Wenison de Faria Lopes, a primeira participação dele em concursos do gênero foi em 2018, a convite do extensionista da Emater de Santa Bárbara do Leste, Antônio Mantovani. Para o cafeicultor, todo o reconhecimento obtido tem sido muito importante, pois trouxe visibilidade e, consequentemente, maior valorização para o café que ele produz. Wenison destaca que a cada ano pretende ingressar de forma cada vez mais intensa no ramo dos cafés especiais pois, para ele, “esse é um caminho sem volta”.

Durante o evento, a prefeita Wilma Pereira recebeu uma homenagem da Emater, por sua parceria de destaque na atuação para fortalecimento das atividades agropecuárias, visando o desenvolvimento sustentável e a promoção da qualidade de vida do homem do campo e da cidade. A prefeita Wilma Pereira ressaltou sua alegria ao ver que a qualidade dos cafés de Santa Bárbara do Leste recebe cada vez mais reconhecimento. Para ela, os agricultores do município “estão de parabéns”, pois foram incentivados a participar dos concursos (inicialmente no âmbito municipal) e hoje atingem imenso destaque na região e no Estado, mostrando que o município tem café da mais alta qualidade.
Outro cafeicultor do município também se destacou. Victor Crisóstomo recebeu um certificado como Jovem Rural Destaque, evidenciando ainda mais a importância dos cafés de Santa Bárbara do Leste.

Para o gerente regional da Emater, Aldrin Carlos Reggiani Assis, a realização desse concurso é de extrema importância, pois através dele é possível mostrar a capacidade que a empresa tem de trazer resultados, reforçando a qualidade do café, que é o segundo maior produto na balança comercial de Minas Gerais.

Prefeita Wilma Pereira degustando os cafés especiais produzidos pelos agricultores do município

“Estação dos Cafés Especiais”
Durante o fim de semana, diversos produtores de Caratinga e região puderam exibir os cafés que produzem na “Estação dos Cafés Especiais”, organizada no Shopping do Vale, em Ipatinga. Representando Santa Bárbara do Leste, estiveram presentes os cafeicultores: Wenison de Faria Lopes, Warlei de Faria, Victor Crisóstomo da Silva, Roberto Moreira de Souza e Jonismar Geraldo Batista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo