fbpx
Minas GeraisSaúde

Quase 40% do público-alvo não se vacinou contra a gripe em Minas

Quase 40% do público-alvo não se vacinou contra a gripe em Minas. A campanha terminou na segunda-feir,31, após quase quatro meses, mas a imunização não chegou nem perto do preconizado pelo Ministério da Saúde – que é de 90%.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) reforça a orientação para os municípios avaliarem a realidade local e os estoques disponíveis do imunizante para prosseguirem com a vacinação.

A cobertura vacinal no público-alvo – crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde – chegou a 63,31%. Foram aplicadas 6.640.821 doses da vacina em todo Estado.

A campanha teve início em 3 de abril. Mais de 6,6 milhões de doses da vacina contra a gripe foram distribuídas. Ao todo, a SES-MG distribuiu aos municípios mineiros 8.475.980 doses para vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Jaqueline Oliveira, destaca que cada município deve avaliar a demanda e estoque local para prosseguir com a vacinação da população com idade superior a 6 meses, a fim de otimizar as doses, garantindo o estoque ao longo do ano para atender situações excepcionais (novas gestantes e segunda dose das crianças).

Menigite
A ampliação da estratégia de vacinação contra a meningite também terminou na segunda-feira (31), com 2,6 milhões de doses aplicadas em todo o Estado.
A imunização foi direcionada para todos os mineiros com idade a partir de 16 anos. No total, foram aplicadas 2.640.164 doses até o dia 10 de julho, segundo dados consolidados informados pelos municípios.

Foram enviadas 3.668.120 doses da vacina meningo C, que protege contra a doença meningocócica do tipo C. Normalmente, a vacina meningo C é administrada no calendário de rotina para crianças, com a aplicação da 1ª dose aos 3 meses de idade, a 2ª dose aos 5 meses de idade e o reforço aos 12 meses de idade.( Hoje em Dia)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo