fbpx
BrasilMinas GeraisRegião

Primavera: temperaturas elevadas e pouca chuva

Depois de passar pelo inverno mais quente dos últimos anos, Minas Gerais e boa parte do Brasil enfrentarão uma primavera com temperaturas acima da média histórica e com redução nos índices de chuva para o período. A previsão é feita pelos meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Este ano, a primavera teve início no dia 23 de setembro, às 3h50min, e terminará no dia 22 de dezembro, à 0h27min, quando terá início o verão.

De acordo com o Inmet, a perspectiva para a primavera é de temperatura acima da média em todo o estado de Minas Gerais e um volume de chuvas abaixo da média. As temperaturas ficarão levemente acima da média, devendo atingir máximas de 34 e 35 graus centígrados no decorrer do trimestre. As chuvas devem ter irregularidade espacial e temporal, com pancadas de chuvas mais frequentes. No Triângulo Mineiro e no Sul do Estado, entretanto, a chuva poderá ficar ligeiramente acima da média.

Como esclarece os especialistas do Inmet, um dos principais responsáveis pelo calor e baixa umidade é o El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Junho foi o mês mais quente e agosto seguiu essa tendência. Em setembro, o calorão não amenizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo