fbpx
Minas GeraisSaúde

Minas começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid-19

Desde o dia 02 deste mês teve início, em Minas Gerais, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, serão disponibilizadas cerca de 1 milhão de vacinas para o público alvo.

Influenza
Como ressalta o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, neste mês, foi iniciada a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Iniciada na segunda-feira, 04, a campanha se estenderá até o dia 3 de junho.

A primeira fase da campanha se encerrará em 30 de abril, e será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Não é exigido intervalo entre a vacina de Covid-19 e da gripe.

A segunda fase terá início no 02 de maio e se estenderá até 3 de junho. As doses da vacina serão direcionadas ao público infantil, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.

Crianças
Minas Gerais se destaca como um dos estados que mais aplicaram a primeira dose da vacina em crianças com cinco anos de idade ou mais, ocupando a quarta colocação, com 65% do público imunizado, ficando bem acima da média do país que é de 39.

No entanto, na segunda dose da vacina Minas apresenta uma cobertura vacinal de apenas 18% e a Secretaria de Estado de Saúde pretende se empenhar para o aumento desse índice. O secretário alerta aos pais que a imunização completa depende da segunda dose.

Ele esclareceu que a Secretaria de Estado de Saúde já desenvolve ações rotineiras para alavancar a segunda dose, porém, irá intensificar o trabalho nas escolas para sensibilizar os pais para a vacinação infantil. Além disso, atuará junto aos municípios para desenvolver o trabalho de busca ativa, que significa entrar em contato com as famílias e visitar os domicílios para alertar sobre a importância da imunização.

Em Caratinga
Falando ao jornal A Semana, o secretário municipal de Saúde da prefeitura de Caratinga, Erick Gonçalves, informou que foi iniciada na segunda-feira, 04, a aplicação da quarta dose de vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 80 anos.

Erick Gonçalves informou, ainda, que na mesma data foi iniciada a vacinação contra o Sarampo em crianças de seis meses e menores de cinco anos e para os profissionais de saúde. Além disso, teve início a vacinação contra a influenza para os profissionais de saúde e pessoas com 60 anos ou mais. “Estamos vacinando nas 24 unidades de saúde do município, na Unidade V e nos PSFs dos bairros e dos distritos”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo