fbpx
BrasilMinas GeraisPolítica

Eleições: urnas eletrônicas já estão em Caratinga

Na quarta-feira, 24, chegaram ao cartório eleitoral de Caratinga as 504 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições desse ano. A entrega dos equipamentos, que vieram de Belo Horizonte, aconteceu no início da tarde e foi acompanhada pelos chefes dos cartórios das duas zonas eleitorais da comarca, do juiz eleitoral Marco Antônio Roberto, e por representantes da Polícia Militar.

Após todas as urnas passarem por vistoria para conferir se estão em bom estado de conservação, serão colocadas as bobinas para o teste de funcionamento. Feito isso, elas estarão prontas para receber os dados dos eleitores e candidatos.

Falando à imprensa, o juiz Marco Antônio Roberto, da 71ª Zona Eleitoral, falou sobre a auditoria que também poderá ser feita em meio a esse processo.

Segundo esclarece Arilson Carvalho, chefe da 72ª Zona Eleitoral, a distribuição das máquinas começa na semana anterior às eleições. Das 504 urnas eletrônicas, a 71ª Zona Eleitoral ficará com 259 equipamentos e a 72ª Zona receberá 245.O treinamento de mesários e presidentes de cada seção será online e presencial.

O juiz Marco Antônio reiterou a segurança do sistema eleitoral brasileiro, aproveitando a presença da imprensa para orientar sobre como o eleitor pode checar informações para não ser enganado por notícias falsas. Como ele informou, entre as fontes seguras de checagem estão os sites da Justiça Eleitoral, do TSE e TREs, que também têm as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Conforme foi esclarecido, como sempre acontece nos períodos eleitorais, a Polícia Militar será parceira da Justiça Eleitoral. A Prefeitura de Caratinga irá colaborar com a cessão de veículos na véspera do pleito para levar as urnas até os locais de votação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo