Bom Jesus: Secretaria de Cultura e Turismo está no Circuito Mata Atlântica
A Prefeitura de Bom Jesus do Galho foi representada pela Secretaria de Cultura e Turismo no 5° Encontro de Gestores e Conselheiros Municipais de Turismo da Mata Atlântica (CTMAN), realizado em Coronel Fabriciano no dia 22 de fevereiro.
Na oportunidade, o secretário de Cultura e Turismo, José de Assis Dutra, o Zé Canico, recebeu, em nome do prefeito padre Aníbal Borges, o certificado de gestores atuantes e de municípios que estão aptos a receberem o incentivo cultural para 2024, possibilitando a manutenção dos patrimônios turísticos e a realização de eventos culturais no município.
Por meio de recursos resultantes da parceria com o CTMAN, em 2023, Bom Jesus do Galho recebeu verbas de incentivo cultural pelo ICMS Ecológico que foram aplicadas em eventos culturais e no turismo local. O Cristo Paz, obra a ser realizada, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o Te Encontro na Praça e o Réveillon 2023 foram contemplados com o incentivo cultural.
De acordo com Zé Canico, os recursos para a restauração do Cristo Paz, já estão em conta e as obras já estão sendo programadas. “Vamos revitalizar o nosso Cristo Paz, realizar obras de limpeza e melhorias na estrutura do local, até porque o Cristo, além de ser um patrimônio histórico e da nossa cultura religiosa é também uma marca muito importante da trajetória de um padre, que uniu toda a população para a construção do lugar sacro de adoração, da comunidade católica da cidade”.
Ele esclarece que, além do Cristo Paz, Bom Jesus do Galho possui um grande potencial turístico. “São mais de 10 lagoas; uma diversidade de cachoeiras; alto potencial para o turismo rural; áreas de preservação ambiental com riquezas da fauna e da flora; realização de eventos folclóricos das comunidades; artesãos, escritores e pintores de renome nacional e internacional e o Jubileu que projeta a cidade para o mundo”.
Como declara o secretário, neste ano serão realizados todos os eventos ocorridos em 2023 e novas ações de valorização e promoção aos projetos que estão chegando. “Ainda temos muito para avançar, até porque, somente com um governo que apoia a cultura e tem visão da força do turismo, será possível valorizar o que temos de melhor: a força e o talento do nosso povo. É por isso que estamos colhendo bons frutos e excelentes resultados”. (Colaborou com a matéria: Mauro Cunha)