Aeroporto de Ubaporanga passa por ampliação e melhorias
O trágico acidente aéreo ocorrido na tarde do dia 05 de novembro de 2021, no município de Piedade de Caratinga, que ceifou a vida da cantora Marília Mendonça, no auge de sua carreira, está motivando a realização de uma série de obras de medida no Aeroporto das Palmeiras, de Ubaporanga. Com isso, além de aumentar os aspectos de segurança no aeroporto e seu entorno, será promovida a ampliação da pista para pousos e decolagens.
Embora a queda do avião que transportava Marília Mendonça e sua equipe de apoio não tenha sido causada por deficiências do aeroporto de Ubaporanga como confirmam os relatórios e as investigações do caso, desde então, foram propostas melhorias no local, visando aprimorar as suas condições e evitar a possibilidade da ocorrência de acidentes.
O trágico acidente de Marília Mendonça aconteceu após o avião modelo King Air colidir com uma linha de transmissão da Cemig, com altura inferior a 150 metros, que se encontrava fora dos limites da Zona de Proteção do aeroporto e, portanto, não estava sinalizada por estar fora das superfícies de aproximação ou decolagem. De acordo com as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) a linha de transmissão, apesar de seu baixo contraste visual, não representava um efeito adverso à segurança ou regularidade das operações aéreas.
Embora não obrigatório, o Cenipa recomendou que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) mantivesse reuniões com a Cemig, visando convencer a empresa a sinalizar, de forma excepcional, a linha de transmissão atingida pela aeronave que levava a cantora. Também foi recomendado que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fizesse a avaliação para estabelecer requisitos de sinalização de redes de transmissão e de distribuição nos arredores de aeroportos localizados em regiões com relevo acidentado para a prevenção de acidentes aéreos. Porém, a Aneel não seguiu a recomendação.
A Cemig emitiu uma nota informando que fez a sinalização em agosto de 2023, três meses após a recomendação do Cenipa, lembrando que o local estava regular e que a sinalização por meio de esferas na cor laranja é exigida para torres em situações específicas, entre elas estar dentro de uma zona de proteção de aeródromos. “No entanto, o Comando da Aeronáutica (Comaer) recomendou a Cemig, em julho de 2023, a adoção de medidas para atendimento às recomendações feitas pelo Cenipa no Relatório Final. Nesse documento, foi recomendado, em caráter excepcional, a sinalização da linha de distribuição de 69 kV no trecho do prolongamento da pista 02 de SNCT.
Apesar do aeroporto de Ubaporanga não ter nenhuma responsabilidade no acidente em que morreu Marília Mendonça, o ocorrido chamou a atenção das autoridades para a necessidade de se promoverem melhorias no local.
Segundo o empresário caratinguense Álvaro Lacerda, piloto privado e responsável pelo aeroporto de Ubaporanga, o aeródromo tem recebido uma série de investimentos e melhorias. “O aeroporto não esteve envolvido no acidente que foi causado por obstáculo. Então, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) conseguiu que a Cemig balizasse a alta tensão. Depois disso foi elaborada a carta visual para Caratinga, essa carta ela foi solicitada pela Anac e feita pelo grupo que faz essas cartas de aproximação visual. Qualquer um que vier para pousar, quando entra para fazer o plano de voo, tem a carta mostrando como deve fazer o procedimento de pouso, de decolagem e se precisar de arremeter, a altitude, o lado. Hoje isso ficou muito claro, é impossível a pessoa cometer um erro”.
Como Álvaro esclarece, a carta foi emitida em 2023 e serve como instrução para os pilotos, já que os pousos e decolagens no aeroporto são visuais, dependendo exclusivamente do piloto, pois, como ocorre em quase todos os pequenos aeroportos do Brasil, não há torre de controle para operar por instrumentos.
Como mostram os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dos 504 aeroportos públicos do Brasil, 384 não têm nenhum tipo de operação por instrumentos, ou seja, só podem ter pousos e decolagens em formato visual. Desses 384, 270 só podem operar durante o dia. A situação não é muito diferente nos aeroportos particulares. A Anac tem 3.275 espaços privados registrados, sendo que 2.949 operam apenas de forma visual durante o dia e mais de 2.800 não possuem nenhum tipo de operação noturna.
Como ressalta Álvaro Lacerda, quando um aeroporto não possui a carta visual, o normal é um piloto sobrevoar o local de pouso em uma altitude maior para poder visualizar possíveis obstáculos e condições da pista. Também lembra que no passado havia voos comerciais de Caratinga para o estado do Rio de Janeiro. “O dever de casa foi feito, a carta de aproximação foi feita, esse é o trunfo que a gente tem. Cerca de 80% ou 90% dos aeroportos que não têm torre de controle não têm essa carta, nós temos após o acidente”.
Ele lamenta o acidente de Marília Mendonça. “Em um aeródromo tão antigo, que agora tem pista de asfalto, antes era pista de terra e nunca teve acidente com morte, e vem e acontece essa tragédia, no ápice da carreira dela. Chamou atenção da mídia toda, repercussão nacional porque foi acidente incomum, foi fatalidade da fatalidade, a aeronave estava apta, estava com tripulação apta, estava perfeita em sistema de manutenção, o dia estava visual, não tinha vento acima do normal, aconteceu isso, é tragédia. Fatalidade, acidente raríssimo”.
Após o acidente, o espaço recebeu um novo cercamento para substituir as cercas postas há 35 anos, o entorno do aeroporto foi asfaltado e a verba para ampliar a pista já foi destinada. Agora, o trajeto que tem 1.080 metros, vai passar para 1.400 metros. Será feito o balizamento do aeroporto para receber e operar voos noturnos. É esperado que o aumento da pista ocorra até o final de 2025 e o balizamento esteja previsto no primeiro semestre de 2026.
Prefeitura de Ubaporanga
Nos últimos quatro anos, o prefeito de Ubaporanga, Gleydson Delfino Ferreira, o Dr. Gleydson, entre as muitas obras desenvolvidas por seu governo, deu grande atenção à região onde está localizado o Aeroporto das Palmeiras, atendendo antigas reivindicações da população, investindo na melhoria da estrada que dá acesso ao local, além de manter o serviço de manutenção da mesma. Segundo o prefeito Dr. Gleydson várias obras para melhorias do aeroporto já foram executadas, como todo cercamento da área que dá mais segurança para as aeronaves que pousam e decolam no local. “Graças ao nosso trabalho junto aos deputados estaduais Gustavo Santana e Gustavo Valadares, as obras para ampliação da pista devem começar em breve”.
Ele promete ainda dar continuidade aos trabalhos em seu segundo mandato. “Nossa administração fará tudo o que estiver ao nosso alcance para manter em ótimas condições as vias que dão acesso à região do Aeroporto, cujas melhorias estão programadas e, em muito beneficiarão ao nosso município”.