Organização e segurança foram os principais aspectos observados em Santa Bárbara do Leste na retomada das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino, ocorrida em 21 de junho. No primeiro momento, o retorno das atividades presenciais beneficiou aos alunos do primeiro ao nono períodos, com a expectativa de que o retorno das aulas presenciais para os alunos da educação infantil venha a ocorra a partir de agosto.
Como esclarece a secretária de Educação, Meire Débora Silveira, as aulas estão acontecendo no modo híbrido de ensino. Inicialmente, retornaram às escolas apenas os alunos autorizados pelos pais, enquanto que os alunos cujos pais não deram a autorização para as aulas presenciais continuam recebendo orientações dos professores à distância, através das redes sociais.
De acordo com Meire Silveira, antes do retorno oficial das aulas presenciais, a prefeita Wilma Pereira determinou que fossem estabelecidos diversos protocolos visando preservar a segurança dos alunos, tanto no transporte quanto nas dependências das escolas.
Como a secretária de Educação faz questão de detalhar, todos os profissionais de ensino receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, eles foram capacitados a orientar os alunos sobre as medidas preventivas contra o contágio da Covid-19.
Ainda, como parte dos protocolos de segurança sanitária adotados, diariamente é realizada a aferição de temperatura dos estudantes e dos profissionais da Educação e, para garantir a organização durante o transporte dos alunos, os ônibus escolares contam com monitores que os acompanham durante todo o trajeto.
Cada estudante recebeu um kit contendo máscaras e álcool em gel. Além disso, em todos os ambientes das escolas, foram afixadas orientações para que seja mantido o distanciamento social e para que seja realizada a higienização das mãos.
Segundo Meire Silveira, outro detalhe importante a ser mencionado é que, periodicamente, os profissionais da Vigilância Sanitária estarão realizando a desinfecção de todos os ambientes internos e externos das escolas. A primeira foi realizada no final de semana anterior.
A secretária faz um balanço positivo das primeiras semanas de retomada das aulas presenciais, afirmando ser gratificante ver o empenho de todos os profissionais de Educação, dos alunos e de seus pais, para o retorno seguro das aulas. “Esse é um trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com os pais, que foram orientados a cuidar de detalhes simples e importantes, como higienização das mochilas e envio de máscaras extras para os filhos trocarem no momento certo. Além disso, caso os estudantes apresentem sintomas de gripe ou febre, os pais foram orientados a não os enviar às escolas e a informar imediatamente a direção”.
Os próprios alunos têm manifestado a satisfação com o retorno das aulas presenciais, como mostra o pequeno Vinícius, aluno do 2º ano da Escola Municipal Francisco Inocêncio de Moura. “Eu estou achando muito legal… Estudar em casa é bom, mas na escola eu aprendo muito mais com minha professora”.