fbpx
CulturaPolíticaRegião

Ipanema: um ano de muitas conquistas

O ano de 2023 foi marcado por muitas obras, conquistas e comemorações em Ipanema, uma cidade que se destaca pela sua qualidade de vida, cultura e potencial turístico. Nesta matéria, vamos destacar alguns dos principais feitos que marcaram o ano de Ipanema em diferentes áreas.

Saúde
Uma das maiores conquistas de Ipanema na área da saúde foi a inauguração do Hospital Maternidade Municipal Anna Paes Dias de Assis, uma estrutura de primeira, com atendimento 100% SUS, onde mais de 100 partos já foram realizados desde sua inauguração, além de diversos outros atendimentos.

Hospital Maternidade atende 100% SUS

Atualmente, o hospital está realizando cirurgias eletivas, além de cirurgias gratuitas de catarata, beneficiando a população que precisa de cuidados oftalmológicos.

As unidades básicas de saúde do município, além do posto central, também passaram por reformas, garantindo mais conforto e segurança para os usuários e profissionais da saúde. Ao longo do ano, diversas ações foram realizadas, atraindo usuários para o atendimento em saúde no município, como campanhas de vacinação, prevenção de doenças, promoção da saúde bucal, entre outras.

Educação
A educação também foi uma área que recebeu muitos investimentos e reconhecimentos em Ipanema. Além de sediar importantes eventos regionais de educação, as escolas do município receberam investimentos em infraestrutura, segurança e bem-estar das crianças.

Novos materiais didáticos, novos brinquedos, novas áreas de lazer, capacitação dos professores, além do reajuste do piso salarial dos mesmos, foram algumas das medidas que contribuíram para a melhoria da qualidade da educação em Ipanema.

Diversos alunos receberam medalhas nas mais importantes Olimpíadas Nacionais de educação, como a de Matemática, de Ciências e de Astronomia, além de um número expressivo de aprovações em escolas técnicas federais, como o IFMG, IFES e o CEFET.

Esportes
Ipanema ainda se destacou no cenário esportivo, sediando importantes competições, além de conquistar títulos em diversas categorias esportivas. O município foi sede da Copa Regional de Futebol, do Torneio Intermunicipal de Vôlei, entre outros eventos que movimentaram o esporte local e regional.

Cada dia mais, a Secretaria de Esportes investe em diversificação da oferta à população e todos têm acesso gratuito a aulas como vôlei de quadra, de areia, futebol, atletismo e até judô. Além disso, os estádios e ginásios estão sendo reformados, garantindo mais qualidade e segurança para os atletas e torcedores. A Secretaria continuou investindo na modalidade de corrida de rua, e se prepara para atuar ainda mais em 2024.

Agricultura
A agricultura é uma das principais atividades econômicas de Ipanema e recebeu muita atenção e apoio em 2023. Diversos produtores foram capacitados ao longo do ano nos mais diversos ramos da agropecuária, além de receber investimentos das Empresas de Pesquisas para melhoria dos recursos genéticos do município.

A capacitação envolve desde o tratamento com os animais, beneficiamento de produtos agropecuários e operação de máquinas agrícolas. Alguns dos cursos oferecidos foram: manejo de bovinos de leite, produção de queijos artesanais, cultivo de café, entre outros.

Obras
Diversas obras foram entregues à população em 2023, melhorando a infraestrutura e a mobilidade urbana e rural de Ipanema. Entre elas, o novo Mercado Municipal, que foi totalmente reformado e modernizado, atraindo cada vez mais turistas interessados nos produtos da nossa região, como o famoso queijo ipanemense e o café.

Mercado Municipal tem designer moderno e atrai turistas de diversas cidades

A cidade também se beneficia atualmente da troca da iluminação pública, onde as lâmpadas convencionais estão sendo substituídas por uma iluminação eletrônica mais econômica, eficiente e sustentável.

Além disso, novas praças, novas pontes, reformas de escola da zona rural, calçamentos, e diversas outras melhorias foram realizadas, visando a qualidade de vida da população.

Cultura
Uma outra importante obra do município envolve a cultura! A nova secretaria municipal de cultura veio para dar um gás maior a tudo o que é desenvolvido por aqui – um espaço dedicado aos nossos artistas, às histórias do passado e ao futuro do talento de nossa população.

Secretaria de Cultura é um espaço amplo, moderno que traz histórias do passado e faz novas para o futuro

A secretaria é responsável por organizar e apoiar diversos eventos culturais, como festivais, exposições, shows, teatros, danças, entre outros. Além disso, a secretaria também promove a valorização do patrimônio histórico e cultural de Ipanema, como a Casa da Cultura e, pro próximo ano, o Museu do Queijo, entre outros.

Turismo
O turismo é uma das grandes apostas de Ipanema para o desenvolvimento econômico e social do município. Além da tradicional Festa do Queijo, que atraiu muita gente e lotou nossa rede hoteleira, a cidade teve um calendário repleto de eventos importantes, movimentando o comércio e fortalecendo nossa cultura de trazer alegria para a população.

Com empenho e dedicação do prefeito Júlio Fontoura, Ipanema viveu um ano repleto de boas conquistas

Alguns dos eventos que marcaram o ano de 2023 foram: o Carnaval de Rua, Moto Fest, Agroleite 2023, Oktoberfest e Natal Luz. Estamos investindo cada vez mais na identidade territorial do nosso município, reforçando nosso potencial de cidade turística, com belezas naturais, gastronomia, artesanato, história e hospitalidade. (Colaborou com a matéria Carol Nagib)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo