fbpx
CulturaRegião

Bom Jesus resgata tradições

Realizado nos dias 08, 09 e 10 deste mês, o “Arraiá do Bonja”, promovido pela Prefeitura de Bom Jesus do Galho que contou com o 2º Encontro de Carros de Boi e eventos artísticos e culturais, movimentou o município, resgatando antigas tradições e trouxe à cidade visitantes de vários municípios da região.

A organização da festa foi desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, contando com apoio e parcerias com Emater, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus do Galho, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Cultura e Turismo e de demais setores da administração municipal.

Embora a realização da festa tenha proporcionado diversão e entretenimento para os participantes, o principal objetivo do evento foi possibilitar a promoção de uma programação altamente cultural, permitindo o regaste da história e de antigas tradições, além de ressaltar e destacar a importância do homem do campo na economia do município e região.

Programação
Durante o evento, a Secretaria de Agricultura promoveu o Concurso Leiteiro, no qual foram premiados criadores com os melhores animais que atingiram a capacidade de produção de leite de alto nível, destacando o trabalho de melhoramento genético e comprovando a evolução do setor agropecuário em Bom Jesus.

No sábado, 10, a principal atração foi o 2º Encontro de Carros de Boi que contou com o desfile dos mais de 40 carros participantes pelas principais ruas da cidade, atraindo um excelente público. Cada comitiva representava a família dona do carro de boi.

Grande parte das pessoas que acompanharam o desfile nunca tinha visto um carro de boi que, outrora tinha sido o único meio utilizado pelos produtores rurais para o transporte e escoamento de sua produção. Os carros eram puxados por bois de grande porte, fortes e treinados para a tarefa e a passagem do carro de boi era anunciada pelo som emitido pela ‘cantadeira’, peça colocada na junção do eixo com a roda que emitia um som contínuo durante o trajeto.

O Desfile de Carros de Boi resgata uma antiga tradição da zona rural

O desfile dos carros de boi foi encerrado quando os carros de boi passaram pelo portal de entrada na praça central da cidade, sendo recebidos pelo prefeito de Bom Jesus do Galho, padre Aníbal Borges e homenageados pela população.
À noite, com a praça central lotada, foram apresentadas as tradicionais quadrilhas juninas tanto as formadas por alunos das escolas municipais e como as compostas por adultos, não faltando o Casamento do Jeca, momento indispensável em uma verdadeira festa junina.

A programação de sábado foi encerrada com a apresentação da cantora Gabi Diniz, que interpretou os grandes sucessos do forró, estilo musical típico dos genuínos arraiais, agradando plenamente o excelente público presente.
O sucesso do evento idealizado e realizado pelo segundo ano do atual governo superou as expectativas da organização, incentivando a realização de uma festa ainda maior para 2024.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo