fbpx
AlimentosCulinária

Carne macia e saborosa pede algumas dicas no preparo

Picadinho, churrasco, bife acebolado, frango grelhado, costelinha barbecue e peixe ao molho são algumas das receitas com carne que os brasileiros tanto amam. Uma das grandes questões, porém, é como deixar a carne macia e conseguir aproveitar o melhor do corte.

Acerte no corte
A primeira dica é sempre fazer o corte na direção contrária das fibras, seja qual for o tipo de carne. Posicione a lâmina em um ângulo de 90º, no sentido transversal, e garanta um resultado bem mais macio.

Além disso, algumas carnes tendem a ser mais duras pela natureza do corte, como é o caso da costela, do músculo e da paleta. Nesses casos, dê preferência para utilizar pedaços com 2 quilos, no máximo.

O corte correto deve ser na direção contrária das fibras

Use temperos e líquidos
Existem diferentes tipos de tempero para amaciar carne, incluindo amaciantes prontos e misturas caseiras. Os produtos industrializados, além de oferecer praticidade para quem vai cozinhar, não modificam o sabor da carne e substituem os temperos prontos.

Falando em opções caseiras, as mais famosas são as feitas com azeite de oliva ou vinagre, especialmente para carnes bovinas. O segredo é deixar marinando por algumas horas e, se possível, de um dia para o outro. Se o objetivo for assar a carne, vale dobrar o tempo de molho.

Marinar a carne também por algumas horas é uma excelente pedida

Para amaciar peixes, a dica é deixá-los de molho no leite integral antes mesmo de temperá-los. Carnes de frango também funcionam muito bem com essa técnica.

Se quiser amaciar a carne e dar um toque de sabor ao mesmo tempo, uma ótima alternativa são as bebidas alcoólicas. A cerveja, o vinho tinto e o uísque garantem maciez em diferentes tipos de cortes. Outra vantagem desse truque é que você pode fazê-lo enquanto está cozinhando a carne, e não necessariamente precisa deixá-la parada por horas.

Aproveite o suco das frutas
Quer saber como amaciar carne para churrasco? Invista no suco natural de frutas, como o abacaxi, o mamão, o limão, a laranja e o kiwi. As duas primeiras opções, em particular, contêm brumalina e papaína, enzimas que ajudam a quebrar a fibra da carne e deixá-la mais suave.

O caldo das frutas não funciona apenas para churrascos, já que também se trata de uma das melhores opções para amaciar carnes de segunda, usadas principalmente em picadinhos. Para essa função, a dica é deixar o alimento de molho de um dia para o outro.

Se a sua questão é como amaciar carne para bife, temos uma excelente notícia: você só precisará de pouco mais de 15 minutos de molho no suco de laranja, abacaxi ou limão.

Tome alguns cuidados no preparo
Mesmo que você utilize os melhores produtos do mercado ou tenha a paciência de esperar várias horas pela textura perfeita, tudo será em vão se não souber usar as técnicas certas na hora de cozinhar.

Além de fazer o corte na direção correta, é importante que você não espete a carne durante a fritura ou enquanto ela estiver no forno, pois isso faz com que ela perca seu suco natural e fique ressecada. A dica para virar o alimento sem prejudicar a maciez é usar apenas o canto do garfo ou pinça.

A técnica de bater a carne com um martelo já atravessa gerações, mas ainda funciona. O mesmo vale para o truque do bicarbonato de sódio no molho da carne, apenas lembre-se de lavar a carne em água corrente depois de fazer esse processo.

Conhecer os melhores procedimentos e saber como deixar a carne macia é fundamental para garantir receitas gostosas e suculentas, mesmo utilizando os cortes mais baratos. Por fim, não abra mão de escolher fornecedores de confiança e comprar produtos frescos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo