fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 30/03/24

Prazo final
O dia 06 de abril é o prazo final para quem quer disputar as eleições deste ano. Os candidatos a prefeito, vices e vereador precisarão estar filiados a algum dos partidos com diretórios ou comissões provisórias nos municípios. Em Caratinga, o troca-troca de partido já está intenso e os candidatos a vereador estão sendo disputados quase que a tapa e, até a lista oficial ser enviada à Justiça Eleitoral teremos muitas surpresas.

Apavorados
Muitos dos vereadores de Caratinga já estão desesperados diante da nova regra não permitir coligações proporcionais. Com isso, eles terão que se agruparem em poucos partidos. Para piorar, os candidatos chamados de “intera” não querem se filiarem a partido que tenham vereadores, pois, os atuais vereadores contam com uma forte estrutura montada, com assessores, diárias e a facilidade para conseguir exames, consultas e medicamentos, tornando uma disputa desigual.

Cleissinho

Quem está lançando seu nome como pré- candidato a vereador de Caratinga é o nosso amigo Cleisson Martins, o Cleissinho, filiado ao Partido Novo. Aí está um excelente nome, no momento em que precisamos de pessoas sérias, competentes e honesta na política de nossa cidade. Contabilista com pós-graduação em gestão empresarial e MBA em gestão tributária, ele defende o limite de gasto por mandato de vereador e propostas voltadas à Educação, entre os quais educação financeira e o ensino do inglês desde primeiro período.

Acesso à Informação
Temos tentado, sem sucesso, obter junto à Prefeitura de Caratinga informações sobre o gasto com a iluminação de Natal da Praça Cesário Alvim. Os prazos legais já foram esgotados. Em nome da transparência, seria muito bom a divulgação dessas informações que serviriam para acabar com os comentários que citam gastos exorbitantes com a tal decoração. Além disso, a população é quem paga por tudo isso, através de seus impostos. Será que precisaremos recorrer ao Ministério Público para obter tais informações? Onde está a transparência pregada no slogan da administração?

Pedro Leitão


Na sexta-feira, 22, o professor Pedro Leitão surpreendeu mais uma vez ao se filiar ao PDT com as bênçãos do presidente estadual do partido, deputado federal Mauro Heringer. Ao deixar o Partido Verde (PV), Pedro também deixa a federação dos partidos lideradas pelo PT, PV e PCdoB. A pergunta é, se a federação continuará ou não apoiando sua candidatura ou lançará candidato próprio para as eleições deste ano.

Ganhou e perdeu
O grupo político liderado pelo médico Dr. Giovanni comemorou intensamente a conquista do diretório do Partido Liberal (PL). Porém, sofreu um grande revés ao perder o Partido Progressista para seus adversários mais diretos. Tem me causado espanto a pouca movimentação de Dr. Giovanni nas mídias sociais e até mesmo na imprensa local. Será que estão pensando que jogando parado vão ganhar a difícil partida?

Coisas da política
Nas eleições de 2016, Dr. Giovanni foi vice- prefeito eleito na chapa de Dr. Wellington, nas eleições de 2020, foi adversário do atual prefeito, e Ronaldo da Milla foi eleito vice-prefeito. Agora ambos serão adversários do candidato que o prefeito irá apoiar. Extraoficialmente se fala que o escolhido apoiado pelo prefeito será o empresário Rogério Soares. Será por que os vice-prefeitos citados não fazem mais parte do grupo liderado por Dr. Wellington?

PSB
No dia 23 deste mês aconteceu a penúltima reunião estratégica do diretório municipal do PSB em Caratinga, sob a direção de João Marcos Grossi Lobo. No encontro foram tratadas e ajustadas inúmeras questões, inclusive a confirmação da formação do Grupo sem a presença de vereadores. Segundo o advogado Beto Baraky o PSB-40 terá potencial para disputar duas cadeiras na Câmara de Caratinga.

Ostentação
O fato de um cidadão ostentar carrões, roupas de grife, viagens já é um motivo para muitos questionamentos, principalmente em cidades do interior. Além dos comentários maldosos, ainda existem os invejosos que não se contentam com o sucesso daqueles que ostentam. Mas, pensando bem, para que mostrar luxúrias se já foram “iluminados” pela vida?

Improbidade
Nesta edição, o jornal A Semana está mostrando que o secretário de Saúde da Prefeitura de Caratinga, Gilberto Evangelista de Oliveira, e mais algumas pessoas estão sendo processados pelo Ministério Público de Minas Gerais por crime de improbidade administrativa pelo uso de diárias não comprovadas por eles no município de São João do Manhuaçu. Será que ele fez o mesmo por aqui?… Vai ser difícil confirmar tais indagações, pois, se depender dos nobres vereadores, que também gastaram mais de meio milhão de reais com diárias, vai ficar o dito pelo não dito.

Máquina Pública
Em tempos passados se dizia que nas eleições o detentor da máquina pública já saia em vantagem com no mínimo 30% dos votos. Para desespero daqueles que contam com o apoio da chamada máquina de fazer votos, recentemente tivemos a experiência frustrada na eleição presidencial, pois mesmo liberando dinheiro a rodo, o presidente Bolsonaro foi derrotado, e para piorar, muitos daqueles que usavam a máquina pública a favor de seus candidatos deputados, estão com processos e multas enormes pelo uso da mesma. Podem apostar que as denúncias contra o uso da máquina pública serão intensas nessas eleições.

Limoeiro

Nós cansamos de dizer que a grana gasta nas obras da Avenida Ana Pena de Faria, no Bairro Limoeiro, seria dinheiro do povo jogado fora. Prova disso é que as obras nas quais foram gastos quase R$ 400 mil para refazer o asfalto daquela via já estão danificadas novamente em toda a sua extensão, cheio de buracos e afundamentos. Aí, eu pergunto!… Será que a empresa que fez a grande porcaria das obras irá refazer o serviço ou a Prefeitura de Caratinga precisará contratar outra empresa para fazê-lo?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo