fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 30/01

Buracada

Justamente na semana que este Zé iria lançar o concurso para identificar qual seria o maior buraco de rua, a prefeitura de Caratinga, através do departamento de obras começou a operação Tapa Buracos. Há anos que venho dizendo que não adianta tapar a buracada com asfalto frio, pois bastam algumas chuvas para que eles voltem novamente. Pelo visto, as advertências não serviram para nada, pois o governo continuará jogando dinheiro fora. Em tempo: quando é que a PMC vai parar de aceitar que imobiliárias construam loteamentos com asfalto de péssimo qualidade, como o da foto, no Loteamento Moacir Maria.

Rodovias
Quem precisar ir para Belo Horizonte ou para as praias capixabas, deve prestar atenção não só às várias interdições que estão sendo feitas pelo DNIT e o DER, mas, também, ficar de olho na buracada. Um dos trechos mais prejudicados está na BR-262, no trecho entre Realeza e a divisa do Espírito Santo, que está uma vergonha. Todo cuidado é pouco.

Combustíveis
Continuam chegando a este Zé várias reclamações sobre os preços dos combustíveis em Caratinga. São várias as comparações de preços de algumas cidades da região e até mesmo de outros estados. Gente, não adianta reclamar, todos sabem que em Caratinga reina uma combinação de preços que ninguém consegue entender, o chamado cartel. O jeito é abastecer o mínimo possível quando for viajar para outras cidades e observar atentamente onde encontrar combustível mais barato (sempre há postos em que este fenômeno ocorre). Quem sabe, por aqui, os postos comecem uma guerra de preço entre si e que beneficie a população?

Governador
Não é segredo pra ninguém que o prefeito Dr. Welington (PSD) está em plena campanha para reeleição do governador Romeu Zema. E não é que o seu opositor na última eleição, Dr. Giovane virou garoto propaganda do governador? Como perguntar não ofende: em caso de vitória, Zema ficará com o prefeito Dr. Welington ou com Dr. Giovane? Ou será que ambos voltaram a ser amiguinhos?

Mensalinho
A vereadora Rosilene Franco acaba de ser condenada em 2ª Instância e deve perder o mandato. Em seu lugar, deve assumir o suplente Noé da Farmácia, porém, no início de fevereiro também está sendo aguardado o julgamento dos embargos do Caso Mensalinho. Pode ser que surja mais uma vaga na Câmara de Caratinga. Vamos aguardar!

A pior?
Vire-e-mexe vem à tona a discussão sobre qual é a pior composição da Câmara Municipal de Caratinga nos últimos tempos. Para nossa tristeza, sempre a que está em evidência é a atual, eleita como a pior, lamentavelmente. Não sei se os atuais vereadores são, de fato, os piores, mas posso adiantar que eles são os que mais gastam dinheiro público em viagens, combustíveis, etc. etc. Você já fez a conta de quanto custa um vereador em Caratinga no decorrer de um ano?

Andarilhos
Nunca se viu na história de Caratinga tantos andarilhos como agora. O novo “Mercado Municipal” virou um ponto de encontro de vários deles. Infelizmente, o departamento que cuida de população de rua não está enxergando o aumento crescente do fenômeno social na cidade. O duro é ter que assistir a luz do dia o consumo de drogas, bebidas e sexo naquele local, bem ao lado da UPA de Caratinga, um local extremamente movimentado. Alô, Secretaria de Assistência Social, o recado está dado. 

Eleições 2022
O ex-governador Hélio Garcia sempre dizia que as eleições começam após o Carnaval, com as chamadas pré-campanhas oficializadas. Os pré-candidatos a presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais já estão se movimentando. O pacote de bondade dos políticos começa a ser distribuído. No entanto, não se alegre muito, pois depois das eleições a conta chega e quem paga é você, eleitor, que brigou com amigos e familiares por causa deste ou daquele candidato.

Bonzinhos
Em Caratinga vários candidatos a deputado federal e estadual já se movimentam em busca de apoio. Mais uma vez este Zé recomenda muito cuidado com os famosos candidatos “bonzinhos”. Agora eles constroem viadutos, estradas, melhoram a saúde, segurança, educação, etc. etc…, mas também tem aqueles que usarão o nome de Deus pra te enganar e ainda terão aqueles que defenderão as famílias cristãs.  Não se esqueçam: as famílias que eles defendem são as deles e não a nossa.

Aumentos
A Câmara de Caratinga, mais uma vez, aumentou os salários e as verbas de indenização de despesas dos vereadores. Vão tentar justificar na tribuna do legislativo que não é aumento, é apenas a recomposição dos salários pela alta da inflação. Pena que os pobres trabalhadores não possam fazer como eles todos os anos. Deve se levar em conta que o valor do salário mínimo, mesmo recebendo reajuste na mesma proporção, mal dá (quando dá) para cobrir despesas mínimas de uma família.

Aumentos II
Não adianta a população reclamar e ir para as redes sociais mostrar sua insatisfação, pois quem o fizer será chamado de “ovo choco”. É assim que alguns vereadores rebatem as críticas que são dirigidas à Câmara Municipal. Na linguagem de alguns, “ovo choco” são aqueles que reclamam porque não conseguiram se eleger. Só uma perguntinha: aqueles que não se candidataram a uma vaga na Câmara também são “ovo choco”?

Gastança
Pelo visto o atual presidente da Câmara Cleon Coelho, em breve ganhará o apelido de “Cleon Gastão”, pois o que há de gastos autorizados com viagens, combustíveis e outras mordomias não está no gibi. É um elenco de viagens a Brasília, Belo Horizonte e outras cidades, pra fazer o que, eu não sei. Em tempo: quanto a Câmara gastou no ano de 2021 com combustíveis, passagens aéreas e diárias para os vereadores? Dá pra informar a este Zé e para a população?

Calamidade
A Prefeitura de Caratinga, através do Decreto nº 009/2022 decretou estado de calamidade em função das chuvas que caíram recentemente na região. Até onde eu sei, não vi, não ouvi, nada que justificasse tal medida, a não ser aquela de aproveitar o momento para quem sabe, receber recursos do Estado e da União, ou até mesmo contratar obras e serviços sem licitação no período da vigência do decreto. Como em Caratinga não temos ninguém na Câmara Municipal a fiscalizar os atos do Executivo tudo pode acontecer. É duro, né?

Praça

Terminadas as festas de final de ano, a empresa vencedora da licitação de decoração natalina da Praça das Palmeiras desmontou toda a parafernália, assim a praça voltou a ser o que era antes, com buracos, mato, andarilhos, drogas. Quando é que o ICM cultural recebido pelo Município será usado para revitalização e reforma da praça?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo