fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 28/11

Adalclever Lopes

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, depois de décadas militando no MDB deixou o partido na última quarta-feira. Veja matéria completa página 12. A inoperância da atual direção do partido em Minas vai provocar uma debandada jamais vista no MDB.

Debandada
Com a saída de Adalclever Lopes já se espera que grande parte da bancada de deputados estaduais deixe também a sigla na janela de transferência em 2022. O mesmo se espera para três dos quatro deputados federais que a legenda elegeu em 2018. Prestem atenção: Mauro Lopes, Hercílio Diniz e Fabinho Ramalho devem ser as próximas baixas da bancada federal. Pelo visto só vai sobrar o deputado Newtinho Cardoso, atual presidente do diretório.

Copasa
A cidade de Bom Despacho, por seu prefeito, Doutor Bertolino (Avante) decretou a nulidade do contrato entre o município e a Copasa. Enquanto outros municípios mineiros denunciam descumprimento de cláusulas contratuais e cobrança indevida de tarifa por serviços não executados, como Caratinga, naquela cidade do Alto São Francisco o motivo é outro; a concessionária se beneficiou de contrato firmado sem abertura de edital de licitação. No entanto, a situação é a mesma e o duro é ver que aqui em Caratinga ninguém toma uma providência na justiça ou em qualquer instância para acabar com este contrato que tanto prejuízo traz à população de Caratinga e há muito tempo.

Copasa II
Enquanto Caratinga mantém contrato com a Copasa, continuam chegando à nossa redação reclamações quanto aos serviços prestados pela empresa. Neste período chuvoso já começam a pipocar reclamações quanto a qualidade e a cor da água que chega nas torneiras das residências. Alô, Copasa, vocês têm alguma explicação para tais reclamações?

Buracada

Com a chegada das chuvas começou a temporada de buracos pela cidade, mesmo depois da prefeitura ter gasto milhões para refazer o asfalto recentemente. Na Praça da Estação e no início da Av. Dário Grossi tá difícil até para desviar dos buracos que se transformaram em crateras; outro ponto central na mesma situação de calamidade é toda a extensão da pequena rua Maria Antônia Fernandes, no bairro Dário Grossi, onde funcionam vários bares com intensa movimentação noturna. Se está assim nas ruas principais da cidade, imagine a periferia. Em tempo: não adianta tampar a buracada com o chamado asfalto frio, isto é jogar dinheiro pelo ralo.

Dom Lara
Nesta época chuvosa a população de Dom Lara sofre para chegar na sede do município. Pior, entra prefeito, sai prefeito, e nada é resolvido, a não ser durante o período eleitoral quando os candidatos nos discursos prometem que vão fazer a ligação asfáltica entre o distrito e a sede. E nada acontece, com o problema continuando sem solução.

Caratinga-Ipanema
Faltam 11km aproximadamente para completar a ligação entre Caratinga e a vizinha cidade de Ipanema. O trecho que atravessa a Mata da Reserva Feliciano Miguel Abdala e outro, menor (cerca de três quilômetros) depois de Santo Antônio do Manhuaçu e antes de Ipanema. A BR-474 liga também ao Espírito Santo e mesmo assim ninguém sequer fala sobre o término das obras. Este Zé cansou de ver políticos prometendo que a obra iria ter toda a complementação, aliás, só eu, não. Muitos dos meus amigos já se foram para o andar de cima sem ver a conclusão da estrada. Será que ano que vem, ano de eleição, algum político terá coragem de prometer o término da obra?

Tudo como dantes
Quem se deu ao trabalho de leitura da matéria do jornal sobre os novos bairros da cidade e que apontou previsíveis problemas de acesso àquela região (edição de 21 de novembro) e agora lê a respostas da PMC aos questionamentos, certamente, se decepciona. As respostas são evasivas e inconclusivas. O que veio já havia sido noticiado, com exceção da informação sobre o cadastramento dos pretendentes aos novos apartamentos. A principal dúvida – o acesso ao local – ficou sem resposta.

MG-329
Quem precisa usar o trecho entre Caratinga a Bom Jesus do Galho deve tomar bastante cuidado com a buracada na rodovia. Buracos que já causaram acidentes graves e prejuízos enormes a proprietários de veículos. Vira e mexe o DER faz operação tapa-buraco no trecho, mas pouco adianta, pois o asfalto frio usado não suporta sequer uma chuvinha mais fina e persistente. Onde está o governo do “Estado eficiente” como apregoa em suas campanhas publicitárias?

E por falar nisso…
Em termos de eficiência, alguém conhece alguma obra importante feita nos três anos do governo Zema na nossa região? Vai ser difícil aparecer alguém que mostre tais obras, pois o governador só veio à cidade para fazer campanha de sua candidatura à reeleição. Nisso ele é, mesmo, eficiente.

Decisão judicial se cumpre
É sabido que questões judiciais são discutidas na esfera do Judiciário. Os dois lados, quem acusa e quem se defende têm prazos e condições plenas garantidas por lei para apresentarem posicionamentos, alegações e provas. Tudo bonitinho e legal. Ao juiz, árbitro supremo na litigância (daí, gostei do termo) cabe a decisão sobre quem tem razão. Sua decisão é soberana e deve ser cumprida. É o que se vê na recente questão das comunidades terapêuticas que foram investigadas, apuradas irregularidades e, finalmente, decidido sua interdição por decisão judicial.

E agora?
Fica a pergunta: como ficarão estas pessoas, os dependentes de drogas, devolvidos, pode se dizer, por força de lei, às suas famílias. Quase nenhum deles tem condições financeiras para se sustentar. O nebuloso universo dos drogados apresenta, quase sempre, o lastimável quadro de famílias desestruturadas, às vezes, com todos os seus membros na mesma situação. O Estado, a quem cabe, constitucionalmente, a tarefa de cuidar da saúde de todos não tem estrutura suficiente para manter de pé o compromisso e estas comunidades terapêuticas, bem ou mal, suprem esta necessidade em todo o país. Porém, como já dito: decisão judicial não se discute, se cumpre.

Muro

Como esse Zé noticiou, o muro que dá acesso a Rua Augusto de Morais ao bairro Esperança finalmente está prontinho para inaugurar. Está de parabéns a administração do prefeito Dr. Welington, pois essa importante obra já se fazia necessária a quase 10 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo