ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga, 26/10/24

Promessas

Durante a campanha ouvimos diversas promessas dos candidatos a prefeito de Caratinga. Como o eleito foi Dr. Giovanni, vamos citar apenas algumas promessas dele.  São elas: a construção de uma UPA 24 horas no Bairro Santa Cruz; criação da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo; reformulação do contrato com a Copasa, que vence em 2028. Com exceção da criação da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, as demais só podem ser cumpridas durante os quatro anos de mandato. Vamos ficar atentos e cobrar essas e outras promessas no tempo certo.

Auditorias

Segundo alguns influentes integrantes do grupo político de Dr. Giovanni, já no início do próximo governo serão instaladas várias auditorias para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo governo de Dr. Wellington. Uma delas, com certeza, será sobre aluguéis de máquinas e veículos, muito denunciada durante a campanha. Outras auditorias abordarão outros gastos e, quem sabe, as “caixas-pretas” do Natal Iluminado e dos aluguéis de tendas venham ser abertas. É aguardar para ver!

Influentes

Durante a campanha de Dr. Giovanni, alguns empresários tiveram participação e influência direta sobre a campanha. São eles, Ari Soares (Supermercado do Irmão), Giovani (Posto Itaúna) e Ari (Magnata). Espero que eles também possam ajudar e influenciar na escolha dos novos secretários e, até mesmo, na forma de administrar o município, pois, tem muita gente querendo ser dono da Prefeitura e podem trazer grandes e graves problemas para a nova administração.

Impugnação

Após o Pregão Eletrônico de licitação para o “Natal Iluminado” de Caratinga, a empresa que ficou no segundo lugar no certame, Zeus Elétrica, tentou um recurso administrativo contra a empresa Tendas e Estruturas Caratinga, ganhadora da licitação, mas teve seu pedido impugnado. Inconformada, a Zeus Elétrica impetrou um mandado de segurança, pedindo a desclassificação da empresa vencedora. Não sei onde esse imbróglio vai parar, mas corremos risco de, neste ano, ao invés de “Natal Iluminado” termos o “Natal Apagado”.

Fiasco

Nas eleições deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) não conseguiu eleger nenhum vereador em Caratinga. Imagino a decepção da direção do partido que falava em eleger até dois vereadores. A euforia da votação dos deputados nas eleições de 2022 foi pro espaço. Quero ver como irão se sair nas eleições de 2026, já que ficaram bem abaixo das expectativas nas eleições deste ano.

De olho

As licitações para aluguéis de máquinas e carros, para a coleta de lixo e para manutenção da iluminação pública serão vigiadas com lupa pelos interessados em participar desses processos. Não posso dizer que existam tratativas para que alguns grupos sejam os vencedores das licitações, mas, posso afirmar que, com as licitações sendo realizadas pelo novo modelo de pregão eletrônico, existam muitas empresas querendo essas importantes áreas de prestação de serviço.

Pregão eletrônico

Recentemente, a Prefeitura de Caratinga tentou fazer um rodeio ‘a toque de caixa’ para comemorar as obras no Parque de Exposição João da Costa Mafra. Não sei por que, mas a licitação foi cancelada. Já na licitação para o “Natal Iluminado”, que nos últimos anos custou milhões, desta vez, com a nova modalidade de licitação, o ganhador venceu o certame com preço muito abaixo dos praticados anteriormente. Só espero que não ocorram os famosos “aditivos” para alcançar os valores anteriormente pagos pela atual administração.

Farra das tendas

Depois de quase oito anos, o governo de Dr. Welington descobriu que precisava fazer vários eventos para gastar o dinheiro em caixa. Com isso, neste final de mandato, a farra de contratação de tendas, palco e sonorização está a todo vapor. Sem a fiscalização da Câmara Municipal, milhares e milhares de reais serão gastos em eventos que ninguém sabia que seriam realizados pelo prefeito. Só espero que o Ministério Público tome ciência e adote as medidas cabíveis.

Rede Sociais

Algumas pessoas ainda acham que as redes sociais são terras sem leis e divulgam vídeos, fotos e comentários que atentam contra a honra e a moral de seus desafetos, crendo que ficarão impunes. Algumas ações já estão em andamento na Justiça, visando cobrar dessas pessoas danos morais por suas injúrias, calúnias e difamações. Não adianta dizer que as eleições passaram e que tudo o que foi dito cairá no esquecimento. Esses atos são crimes e os responsáveis deverão pagar na forma da Lei vigente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo