Zé Caratinga 23/07
Revolta
Tenho visto por aí muitos comentários nada bons para os atuais deputados federais votados em Caratinga e região. Se o humor dos eleitores de nossa cidade continuar como está, alguns que estão gastando uma boa grana com cabos eleitoriais vão ter uma grande decepção com a votação que receberão em nosso município. Não podem reclamar do nosso povo, pois as suas mentiras e promessas já não colam como em eleições passadas.
Rosângela Reis
A deputada estadual Rosângela Reis, que a cada eleição muda de partido, desta vez está filiada ao PL, partido do presidente de Bolsonaro, para onde se transferiu no último dia da janela eleitoral. Mas, ao que parece, desta vez o tiro saiu pela culatra, pois, a sua candidatura a deputada estadual não foi aceita na convenção realizada na quarta-feira, 20. Seu nome não consta na lista dos que irão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de outubro. Se quiser se candidatar, precisará lutar muito para conseguir uma vaga na disputa para deputada federal.
Fiscalização
Se a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea- MG) visitasse as obras realizadas atualmente pela Prefeitura de Caratinga elas seriam embargadas imediatamente. Nas obras do Bairro Limoeiro não têm sequer placa indicando o engenheiro responsável. Em Caratinga, o Crea-MG só fiscaliza as obras particulares, agindo com total rigor. Quais serão os motivos para que os “zelosos” fiscais do Crea ajam de forma tão condescendente com as obras da Prefeitura?
Moradores de rua
A cada dia que passa, aumenta o número de indigentes nas ruas de nossa cidade. Já é comum você se deparar com dezenas deles dormindo nas calçadas próximo ao CTC, Caixa Federal, Mercado Municipal e outros locais. Não pense que isso está acontecendo só em Caratinga, nas grandes cidades o fenômeno ainda é maior.
Candidato
O diretor do jornal A Semana, Carlos Roberto Carraro, atualmente licenciado, recebeu convite do PSB para ser candidato a deputado federal pelo partido. Segundo ele, o martelo ainda não foi batido, mas, até o dia 31 desse mês sua candidatura poderá ser confirmada e, se isso ocorrer, será uma candidatura para fazer frente aos deputados federais votados em Caratinga que deixaram o município fora da área de atuação da Sudene.
Bondade
Millôr Fernandes tinha toda razão quando disse que o Brasil deveria ter eleições todos os anos, afinal, os políticos só lembram de realizar obras e benefícios à população às vésperas das eleições. Este ano, como nunca visto os gestos de bondade estão a todo vapor, como são os casos de redução em impostos e liberação de recursos para as prefeituras aos montes. Só está faltando criarem o “auxílio cerveja” e o “auxílio churrasco”. Aí, o povo vai aplaudir, mesmo sabendo que tudo vai acabar depois das eleições.
Fritura
Este Zé ficou sabendo de fonte fidedigna que dois dos mais importantes secretários da administração municipal de Caratinga estão sendo “fritados” por integrantes da alta cúpula do governo de Dr. Welington. Não vou dizer os nomes, pois não participo das rodinhas políticas da Prefeitura, mas, não se assuste se, em breve, eles forem substituídos por pessoas que fazem o que o prefeito quer.
Obras Limoeiro
Os diretores da Secretaria de Obras e até o prefeito Dr. Welington estão batendo cabeça para resolver o problema do esgotamento sanitário da Avenida Ana Pena de Faria, no bairro Limoeiro. O recapeamento do asfalto, realizado há pouco tempo, já foi para o brejo. Além dos recursos para construção da obra do sistema de esgoto, será preciso desembolsar um bom dinheiro para refazer o asfalto. Tudo isso usando dinheiro público!
Obras Limoeiro II
A prefeitura de Caratinga convocou a imprensa, com exceção do jornal A Semana, para anunciar que as obras da Avenida Ana Pena de Faria seriam executadas por uma empresa especializada naquele tipo de serviço. No entanto, quem passa pelo local vê poucos funcionários trabalhando na obra e, para espanto de todos, de oito homens que realizam o serviço sete são servidores da Prefeitura. Cabe a pergunta: Por que contratar uma empresa sem licitação se o maquinário e os funcionários são da Prefeitura? Alguém pode responder?
Sindicância
A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Caratinga, cujo titular é Pedro Lomar, editou duas portarias para investigar advogados que fazem parte do corpo jurídico da administração municipal por suspeitas de possíveis irregularidades. As justificativas constantes nas portarias possibilitam acreditar que “tem muito caroço nesse angu”. Se a sindicância que foi estabelecida for mesmo levada a sério irá sobrar demissão pra muita gente na PMC.
Cobranças
Nas portarias editadas pela Secretaria de Fazenda existem fortes suspeitas quanto a cobranças indevidas ocorridas pelos advogados da Prefeitura de Caratinga. A perguntinha que não quer calar: As cobranças feitas em 2020 por um único cartório da cidade tiveram seus valores respeitados ou houve vantagens para alguns?
Kalil não veio
A esperada visita do pré-candidato a governador Alexandre Kalil a Caratinga acabou não acontecendo. De acordo com seus assessores, isso ocorreu por suspeita de Kalil ter contraído Covid-19, o que acabou não se confirmando. A justificativa pode até ser real, mas, faltou ao pré-candidato e sua assessoria uma resposta mais contundente pela sua ausência. Afinal de contas, a imprensa e a população de Caratinga e região merecem ser respeitadas.
Prevaricação
Por falar em fiscalização, não poderia deixar de lembrar dos nossos vereadores de Caratinga que, não cumprindo com suas obrigações, fingem não ver, não saber e não ouvir as muitas reclamações sobre o que acontece em nossa cidade. Tal omissão permite acreditar que a maioria dos membros da Câmara Municipal de Caratinga está mais preocupada em agradar ao atual governo do que em defender os interesses da população e fiscalizar os atos do prefeito, pelo qual recebem um excelente salário. Vale lembrar aos “nobres” vereadores que “não fiscalizar” é prevaricar!
Informações
Ao contrário dos omissos vereadores de Caratinga, o Jornal A Semana tem procurado se informar sobre o que acontece no município, principalmente as que envolvem a administração municipal. Porém, contrariando a Lei de Acesso à Informação, o governo municipal tem negado a maioria das informações solicitadas nos diversos ofícios encaminhados à Prefeitura de Caratinga. Além de impedir a realização do trabalho do jornal, o não cumprimento da lei pelo atual governo impede que a população tome conhecimento da verdade.