fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 17/02/2024

Feliz Ano Novo
Educado como é, valendo-se do velho ditado, segundo o qual, “No Brasil, o ano só começa depois, do Carnaval”, este Zé deseja a todos os nossos leitores um feliz Ano Novo e que ele seja vivido com muito trabalho, responsabilidade e, principalmente, juízo, afinal de contas, no dia 06 de outubro iremos eleger o prefeito e os vereadores para os próximos quatro anos. Dependendo da sua escolha ela poderá impactar de forma positiva ou de forma negativa o futuro do nosso município. Assim, pense bem antes de votar, jamais escolhendo candidatos que só pensam em levar vantagens para eles.

Carnaval
Mais uma vez Caratinga ficou sem as festas carnavalescas, enquanto as cidades vizinhas e BH foram os destinos de centenas de caratinguenses, em busca de alegria e diversão. Não é de hoje que se ouve falar que Caratinga é a cidade mais triste da região. Para a atual gestão, o que interessa é investir milhões na construção de um novo Gabinete do Prefeito, decoração de Natal, asfaltamento e obras que em nada contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Caratinga.

Turismo
Há mais de duas décadas, Carlos Carraro, diretor do jornal A Semana, sem conseguir o apoio do governo municipal, tem procurado incentivar a implantação de um amplo projeto de transformar Caratinga em um polo de grandes eventos regionais. Nossos eleitores precisam urgentemente eleger um prefeito que se proponha a investir no Turismo de Eventos que, além de proporcionar lazer e diversão, trará turistas para cá, movimentando a economia local em seus diferentes segmentos, gerando empregos e o aumento de renda para todos.

Centro Tecnológico
E não é que o deputado Leonardo Monteiro, aquele mesmo que ajudou a deixar Caratinga de fora da região da Sudene, vem posando de bonzinho, anunciando que nosso município ganhará um centro tecnológico. A notícia com certeza é excelente, mas, antes de ficarem alardeando uma grande conquista é preciso entender que se trata apenas de um anúncio que ainda não tem sequer dotação orçamentária prevista para este ano, do mesmo jeito que o R$ 1 trilhão do PAC anunciando por Lula. Quero ser igual a São Tomé!… Ver para crer!

Bom Jesus

Em Bom Jesus do Galho os grupos políticos de oposição decidiram se unir para enfrentar o prefeito padre Aníbal nas eleições municipais deste ano. Os líderes dessa união de oposição, que conta com a vice-prefeita Doutora Sabrina, os ex-prefeitos Willian Motos e Jadir José, acreditam que a conjunção os levará à vitória na eleição.  Padre Aníbal, que tem feito um excelente trabalho, enfrentará a eleição mais difícil da qual participou nos últimos pleitos. Pode apostar!… O bicho vai pegar em Bom Jesus!

Santa Rita

Como tudo indica, nas eleições deste ano, Santa Rita de Minas terá três candidatos a prefeito. São eles: o ex-prefeito Ilton Rosa, apoiado pelo atual prefeito, a vereadora Zânia Farias e o ex-prefeito Hélio Dornelas, que já está trabalhando para voltar a comandar a Prefeitura. É bom que os outros dois candidatos não subestimem a força e a determinação de Hélio Dornelas, pois, o moço arregaça as mangas e certamente dará muito trabalho nas eleições caso ele venha mesmo a se candidatar.

Motoqueiros
Continua chegando à redação do jornal A Semana várias reclamações sobre motoqueiros que insistem em acelerar cada vez mais as suas motos pelas ruas da cidade. Além da velocidade excessiva, alguns têm avançado os sinais antes que os semáforos abram para eles, criando o risco de acidentes e atropelamentos. Quando a Polícia Militar realiza blitz muitos deles reclamam, se esquecendo que as leis de Trânsito são para todos e, com isso, o erro de alguns fazem com que todos sejam fiscalizados com rigor.

Coleta de lixo
Já fizemos várias matérias com reclamações da população quanto ao serviço de coleta de lixo em Caratinga. Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos instalou várias placas proibindo o descarte de lixos em diversos locais em bairros da cidade. Na opinião deste humilde Zé, não adianta colocar placas!… É preciso colocar lixeiras ou caçambas, além de fazer uma campanha eficiente, orientando os moradores quanto aos melhores horários para que eles possam colocar o lixo nesses pontos de coleta.

Rio Novo
Há algumas semanas, o jornal A Semana enviou ao secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, José Carlos de Souza, um ofício solicitando informações referentes à coleta do lixo em Caratinga, entre as quais: quantas toneladas, diariamente e mensalmente são recolhidas pela Rio Novo; quanto a empresa recebe pela coleta de lixo e por outros serviços prestados, entre outras questões. Como já se tornou uma marca do atual governo, a administração municipal desobedeceu a Lei de Acesso à Informação e não respondeu ao ofício. Infelizmente, quem pode e tem a obrigação de fiscalizar as ações da administração pública nada fazem para impedir tal desobediência.

Câmara Municipal
Recentemente a direção do jornal A Semana enviou um ofício ao presidente da Câmara de Caratinga, José Cordeiro, pedindo informação das diárias recebidas por vereadores e assessores em suas idas e vindas à BH e outros locais. Segundo ele, em breve estará enviando as informações solicitadas. Estamos ansiosamente aguardando os documentos chegarem para mostrar à população o que os vereadores têm feito com o nosso dinheiro. Também saberemos quais vereadores são os mais gastadores.

Assessores
Em mensagem ao nosso diretor, Carlos Carraro, o vereador Johny Claudy disse que os dois assessores que cada vereador tem direito a ter são importantes para o desenvolvimento do trabalho e que a nomeação dos assessores é uma forma de gerar emprego, além de evitar a devolução de dinheiro ao prefeito, que gasta sem as devidas informações. Estou sem saber o que falar diante dessas explicações. Afinal, essa suposta geração de empregos não passa de nomeação de cabos eleitorais em ano de eleição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo