fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 16/05

Kalil

Nos próximos dias, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, estará apresentando o projeto para a campanha do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil ao Governo de Minas. Adalclever é secretário de Governo de Kali e o coordenador geral de sua campanha às eleições do próximo ano. Uma das estratégias de campanha será a realização de encontros regionais com lideranças políticas e será centrada nas lideranças dos partidos que apoiarão a candidatura de Kalil.

Coligação

Segundo Adalclever Lopes, o objetivo de Alexandre Kalil é conseguir formar a coligação com o maior número de partidos. Neste sentido, ele e Kalil têm mantido tratativas com as lideranças estaduais das legendas. As conversas estão adiantadas e está praticamente acertada as participações, além do PSD, partido do prefeito de BH, de MDB, DEM, PV, PDT, PSB e Republicanos. Estão em andamento as conversas com várias outras legendas.

PT

Com a possível candidatura de Lula à Presidência da República, aqueles que estavam dando como certo que o PT iria caminhar ao lado de Alexandre Kalil na campanha eleitoral do próximo ano, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Se Lula dor candidato, o PT lançará um candidato próprio ao Governo de Minas. Aliás, eu nunca vi o PT abrir mão de concorrer a uma eleição para apoiar candidatos de outros partidos.

Ernani

Corre à boca miúda nos bastidores da política de Caratinga que o ex-prefeito Ernani Campos Porto será o candidato apoiado por Dr. Welington nas eleições municipais de 2024.Já se pode notar a influência do ex-prefeito no atual governo. Dos atuais secretários de Dr. Welington, dois são ex-colaboradores e amigos pessoais de Ernani. São eles o secretário de Desenvolvimento Econômico, Humphrey Lima, e o recém empossado secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, coronel José Carlos.

Zema

O governador de Minas, Romeu Zema, esteve visitando Caratinga na semana anterior, como tem feito com outras cidades, já preparando sua campanha à reeleição. Na ocasião, ele fez discurso, tirou fotografias, deu entrevistas, trocou soquinhos, mas, não trouxe nenhum benefício para Caratinga e demais cidades da região. Aliás, ele é o primeiro governador que visita nossa cidade e não anunciar qualquer recurso, obra ou programa para o município.

Zema II

No encontro que Romeu Zema teve com prefeitos da região, realizado no auditório do UNEC, o governador disse que sua visita era para ouvir os prefeitos e suas reivindicações. Ora!… Para isso, ele não precisaria vir aqui e provocar todos os gastos com seu deslocamento, incluindo despesas de transporte dele e de seu staff. Bastaria telefonar ou conversar com os prefeitos pelo Whatsapp!… Ele deveria ter procurado saber as reivindicações dos prefeitos durante a campanha de 2018.

Verba Covid

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enviou ofício a todos os governadores e prefeitos, cobrando deles a prestação de contas do uso dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O que tem de prefeito passando aperto para conseguir comprovar o gasto do dinheiro não está no gibi!… Xiiiiiiiii… Pelo jeito, a cobra vai fumar!

Caratinga

Em 2020, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 20 milhões para Caratinga, exclusivamente para o combate à pandemia de Covid-19. Eu não vi nenhuma campanha promovida pela Prefeitura de Caratinga que justificasse o gasto de toda essa grana. O jornal A Semana, através de ofício, também está cobrando do governo municipal um balanço, informando de forma discriminada, onde, como foi utilizado esse dinheiro do Governo Federal.

Feira

Consumidores e produtores que comercializam na Feira Livre de Caratinga estão cobrando melhor organização na ocupação dos boxes e colocação das barracas no Mercado Municipal. A cada semana, os comerciantes estão vendendo seus produtos em um local diferente. A Prefeitura e a Associação de Feirantes poderiam definir um local fixo para cada produtor. O sistema atual, onde cada um ocupa o local que quiser tem dificultado as compras dos consumidores e prejudicado as vendas dos produtores.

Calçadas

A Prefeitura de Caratinga precisa, com urgência, atender à solicitação da população no que tange à situação das calçadas das ruas centrais da cidade. Além dos muitos buracos e ressaltos dos passeios públicos, alguns comerciantes têm obstruído o trânsito das pessoas com a colocação de placas, bancas e mercadorias nas calçadas. Os mais prejudicados são as pessoas idosas e quem está com crianças pequenas, que enfrentam o risco de acidentes.

Verba Extra

Realmente, caiu como bomba na cidade a matéria que publicamos em nossa última edição, referente ao projeto de autoria do vereador Irmão Emerson, pelo qual ele propunha mais R$ 5 mil mensais para cada vereador, a serem usados na “manutenção de gabinete”. A proposta pegou muito mal a ele!… Mas, é importante ressaltar que nenhum dos outros 16 vereadores se manifestou contrário ao projeto de Irmão Emerson.

Verba Extra II

O projeto de Irmão Emerson, além de imoral foi apresentado de forma irregular. Essa verba de manutenção de gabinete não pode ser proposta por meio de projeto de lei, já que a Câmara Municipal não tem poderes para criar despesas para o Município. Tal recurso só pode ser proposto por meio de resolução encaminhada pela Mesa Diretora. Na verdade, a gestão dos recursos da Câmara Municipal é responsabilidade exclusiva do presidente do Legislativo Municipal, a quem caberá responder judicialmente por qualquer irregularidade.

Recapeamento

Pelo fato de não ter sido feita uma perfeita compactação do solo das ruas de Caratinga que passaram pelo recapeamento asfáltico realizado no ano passado, já começam a aparecer trincas em alguns pontos de certas ruas. Com os buracos e valetas que a Copasa costuma abrir, para serviços de reparo em suas redes, e cobrir de qualquer maneira, em pouco tempo, veremos todo o dinheiro público gasto na obra ir pelo ralo.

Perdas

Desde o início da pandemia, Caratinga vem lamentando a perda de muitos de seus filhos para a Covid-19. Entre eles, podemos destacar dois grandes empreendedores que muito contribuíram para o desenvolvimento da nossas cidade, com oferta de centenas de empregos e geração de renda. O primeiro a nos deixar foi Carlos Augusto Carli, o “Cauta”, aos 64 anos de idade, há duas semanas, foi a vez de Sylvio Araújo, ainda aos 39 anos. Não há palavras ou gestos capazes de aliviar o sofrimento dos familiares, amigos, colegas de trabalho, por tanta perda precoce.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo