fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 13/04/24

Prazo final
No dia 06, foi encerrado o prazo para que os interessados em disputar as eleições municipais deste ano pudessem se transferir ou se filiar a um partido político. Como esperado, foi grande a correria dos partidos em busca de nomes para compor as chapas de possíveis candidatos a vereador. A disputa pelos chamados “puxadores de votos” permaneceu até o último minuto. Mas, ainda poderemos ter surpresas quando a lista oficial for publicada pela Justiça Eleitoral.

Disputa apertada
Ao que parece, a disputa pelas 17 vagas na Câmara de Caratinga será bem acirrada, com muitos apostando que dos atuais vereadores apenas sete serão reeleitos, acreditando no surgimento de várias surpresas nos resultados das eleições. A partir da divulgação da lista oficial dos filiados a cada um dos partidos permitirá uma projeção com mais chances de acerto. O negócio é esperar!

Debates
Será que durante o período de campanha para as eleições municipais deste ano teremos a realização de debates entre os candidatos a prefeito de Caratinga?… Tem apoiadores de certos candidatos que não querem nem ouvir a palavra “debate”, acreditando que seu candidato será facilmente engolido por outro candidato mais preparado. Infelizmente, com a falta de debates, os candidatos continuarão usando das conhecidas promessas que não serão cumpridas, enganando o eleitorado.

Pode isso?
Segundo fui informado de fonte fidedigna, um vereador de Caratinga foi à Belo Horizonte, se utilizando de um carro oficial da Câmara Municipal, certamente recebendo diária para isso, para fazer a sua filiação a um novo partido. De acordo com a legislação, os carros oficiais, sejam das câmaras ou das prefeituras, não podem ser utilizados para assuntos pessoais. Se a informação se confirmar, o tal vereador terá que dar explicações à Justiça quanto ao ilícito. Vamos aguardar os acontecimentos.

Pesquisas
Os apoiadores dos pré-candidatos a prefeito de Caratinga andam divulgando que têm sido realizadas pesquisas de intenção de votos não publicadas, que mostram seus candidatos liderando tais levantamentos. Falam muito, mas, não divulgam nada e, com isso, tentam enganar o eleitor. Porém, como sempre faz há mais de 30 anos, o jornal A Semana estará divulgando aos eleitores os números verdadeiros no tempo certo. É só aguardar.

David da Academia

Alguns mal-intencionados têm comentado nas rodinhas políticas que o pré-candidato David da Academia, na verdade, está tentando é conseguir uma vaga de vice-prefeito na chapa de algum pré-candidato considerado favorito. Porém, quem acompanha os trabalhos e as divulgações feitas por ele nas redes sociais e na imprensa local percebe que o David da Academia quer mesmo disputar a cadeira de Dr. Welington.

Dr. Giovani
Dr. Giovani, que se candidatou a prefeito em 2020 e a deputado estadual em 2022, é apontado como um dos favoritos a vencer a eleição a prefeito de Caratinga. Seus apoiadores citam o fato dele ser pré-candidato do PL, partido que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como expoente, como um dos fatores para tal favoritismo. Além disso, dizem que o evento de lançamento oficial de sua candidatura contará com a presença do deputado federal Nicolas Ferreira, o mais votado da história de Minas Gerais. Se isso acontecer, será um grande impulso para candidatura de Dr. Giovani.

Vice
Em Caratinga, encerrado o período de filiações para quem quer disputar as eleições deste ano, as especulações se voltam para quais serão os candidatos a vice-prefeito dos prováveis candidatos a prefeito. Nas rodas políticas, são citados dois ou três nomes para cada uma das chapas. Mas, as definições dos vice-prefeitos só acontecerão na última hora, ao final das convenções partidárias que oficializarão as candidaturas.  Até lá, a cada semana surgirão novos nomes de possíveis candidatos.

Vice II
Como nas demais, para a chapa encabeçada pelo empresário Rogério Soares alguns nomes estão sendo ventilados. Segundo alguns “especialistas” em política local, pelo fato do empresário contar com o apoio do prefeito Dr. Welington, não será surpresa se ele indicar como candidato a vice seu amigo e ex-secretário de Fazenda, Pedro Lomar, que esteve à frente da pasta por sete anos.

Secretário de Saúde

O atual secretário de Saúde de Caratinga, Gilberto Evangelista de Oliveira, repetindo os mesmos usos e costumes em relação a questão de diárias de viagem, no ano passado, recebeu da Prefeitura R$ 3.485,00 à título de diárias para participar do 37º Congresso do Conasems realizado em Goiânia (GO). Curioso é que o evento aconteceu de 16 a 19 de julho, porém, ele recebeu diárias pelo período de 14 a 20 de julho, ou seja, três dias além do período do congresso.

Diárias Turbinadas
Além de ter recebido diárias para três dias a mais do período do Congresso, sem uma razão legítima aparente, o que pode se configurar em uma remuneração ilegal, uma foto enviada de forma anônima à redação de nosso jornal, mostra o secretário de Saúde da Prefeitura de Caratinga dando uma canja em um bar na noite goiana. Bem… Se porventura ele vier a perder o emprego, pelo menos já terá o que fazer!… Cantar nos barzinhos da cidade e região!

Cadê os deputados?
Nas últimas eleições para deputados estaduais e federais os eleitores de Caratinga votaram em centenas de candidatos. Vários deles foram eleitos, alguns deles aparecem por aqui trazendo migalhas através de emendas parlamentares, mas não se vê nenhuma discussão sobre os verdadeiros problemas que aflige o município, seja na geração de empregos e renda, seja na área de Saúde ou outro setor. Nossos eleitores precisam aprender a escolher melhor seus candidatos. Uma excelente oportunidade para fazer isso são as eleições municipais deste ano, quando serão eleitos, prefeito, vice-prefeito e 17 vereadores. Escolham os melhores para depois não ficarem reclamando!

Absurdo
A Funec possui um curso de Medicina a 20 anos, nesse período já formou profissionais que tem dado uma contribuição enorme para a melhoria da saúde em toda a região. Recentemente, o HNSA que mantinha uma parceria com a instituição para estagiários do curso, encerrou o convênio com a Funec. Em substituição aos estagiários daqui, colocou alunos da Univertix, da cidade de Matipó. Onde estão com a cabeça os senhores diretores do HNSA que em detrimento de nossa faculdade acolhe uma outra de fora? Afinal, quando o hospital precisa de auxílio, como num passado recente, eles pedem ajuda ao pessoal de Matipó?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo