fbpx
ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga – 12 de novembro

Sem representantes
Com a votação de vários deputados tidos como paraquedistas, o município de Caratinga ficou sem representante na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.  A votação obtida por gente que não sabe nada sobre o município e região demonstra que precisamos urgentemente de lideranças políticas fortes e que possam no futuro serem eleitas para representar Caratinga e região. Será que o eleitor de Caratinga acha que os deputados eleitos de outras cidades irão olhar por nossa gente?

E agora?
A expressiva votação obtida por Nicolas Ferreira e os votos alcançados por Hercílio Diniz, Bruno Engler e outros paraquedistas permite fazer uma pergunta. A quem a população de Caratinga reclamará dos nossos problemas e a quem reivindicará as melhorias e benefícios na área de Saúde? Vocês acham que esses deputados atenderão aos telefonemas dados a eles? Eles só vão atender aos pedidos pessoais de alguns amigos que se dispuseram a bancar suas campanhas em Caratinga.

Acabou

O deputado federal Mauro Lopes ficou na 3ª Suplência do seu partido nas eleições. Apegado ao poder como sempre foi, ele tentou de todas as formas coordenar a campanha de Jair Bolsonaro na região, chegando a anunciar que poderia escolher cargos importantes no governo do presidente. Com a derrota, o deputado, que passará a ser ex-deputado a partir de janeiro, vai amargar o ostracismo. Isso será muito duro para ele, tão acostumado a ser cercado de “baba-ovo” e puxa-sacos.

Boicote
E não é que tem alguns engraçadinhos elaborando listas de empresários a serem boicotados por terem votado em Lula em Caratinga. Até quando esse tipo de gente acha que viver em comunidade é tripudiar e espalhar o ódio após o resultado das eleições. O duro é ver gente que se diz cristãos e muitos deles pregando amor, fraternidade e união. A hora é de reflexão e muita serenidade. Não desperdice seu tempo com inimizades.

Combustíveis
Passada as eleições, como já era esperado, os preços dos combustíveis começam a subir nas bombas. Imagine como que ficará em janeiro, uma vez que o desconto do ICMS está previsto para terminar em 31 de dezembro. Aí está um tremendo “abacaxi” que o Governo Lula vai precisar descascar!

Oposição
Muitas pessoas têm perguntado a este Zé como serão as próximas eleições para prefeito e para vereador em Caratinga. É muito difícil responder essa pergunta em um município que não tem um grupo de oposição com coragem de mostrar a cara e muito menos quando o prefeito Dr. Welington também não se decide por um nome para o suceder. A oposição precisa se manifestar, apontando erros cometidos pelo atual governo e apresentando suas propostas para um novo governo.

Oposição II
Pelo andar da carruagem, será muito difícil aqueles que se dizem oposição se unirem, juntar os cacos e apresentar um bom plano de governo para vencer as eleições de 2024. Sem articulação e com profundas divergências o mais provável é que a oposição chegue desunida para tentar desalojar a atual administração. Quem vai liderar a oposição?… Alguém tem um palpite?

2024
Alguns nomes já começam a surgir de forma muito tímida como possíveis escolhidos de Dr. Welington para disputar sua sucessão. Entre os possíveis nomes estão um secretário, um vereador e até mesmo o vice-prefeito. O certo é que nenhum dos três ainda tem bala na agulha para concorrer no pleito. Na oposição também existem dois nomes que podem disputar. Será que não vai aparecer nenhum empresário importante querendo a cadeira de prefeito?

Nota de três
Em nossa cidade tem um vereador mais falso que nota de três querendo pleitear a cadeira de prefeito de Caratinga. Se ele soubesse o quanto está queimado no meio político nem tentaria, mas, a falsidade do moço é tanta que eu acho que ele enganar a si próprio.  Você deve estar curioso para saber o nome do dito cujo, não é?… Preste atenção nas atitudes dele e logo desvendará o nome.

Preparem-se
Os atuais prefeitos nadaram de braçada nos últimos dois anos com verbas e emendas de deputados do governo federal e estadual. Porém, é bom se prepararem para enfrentar dificuldades no próximo ano. A tendência é que as torneiras abertas sejam fechadas para os cofres dos municípios. É esperar pra ver, tomara que não seja verdade!

Pedido de Informação
A direção do Jornal A Semana tem recebido várias denúncias da ocorrência do chamado “nepotismo cruzado” em Caratinga. O jornal está tentando desde abril deste ano obter informações junto à Prefeitura para saber oficialmente se, realmente, existem pais, irmãos, esposa, marido e outros parentes de primeiro grau de vereadores contratados pelo atual governo. Infelizmente, até agora, não obtivemos resposta ao nosso pedido. Assim, só nos resta pedir que o Ministério Público consiga os documentos para ser possível saber se as denúncias têm fundamento.

Ziraldo 90
Nenhuma homenagem oficial foi feita em Caratinga para comemorar os 90 anos do cartunista, chargista e escritor caratinguense Ziraldo Alves Pinto. A secretaria de Educação e o departamento de Cultura da prefeitura nada fizeram para lembrar o filho ilustre.  O atual governo insiste em continuar ignorando aqueles que são orgulhos para nossa cidade e para o Brasil.  Enquanto isso, Ziraldo ganha homenagens em várias cidades do nosso imenso país.

Rui Castro

Outro caratinguense ilustre, o escritor e jornalista Rui Castro, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras recentemente. Ruizinho como é chamado no meio jornalístico foi notícia nas principais redes de TV e emissoras de rádios de todo o País. Mais uma vez, os “ocupadíssimos” diretores do Departamento de Cultura da Prefeitura de Caratinga não tiveram tempo para planejar uma grande homenagem a esse jornalista e escritor. É triste ver uma administração que só pensa em asfalto e política.

Quebra-molas

Quem passa pela Avenida Professor Armando – extensão da Avenida Dário Grossi – pode ver várias placas indicando a presença de quebra-molas em determinados locais. No entanto, taus quebra-molas nunca foram colocados. Recentemente vários acidentes foram registrados na região e até com vítimas fatais que poderiam ter sido evitados se os quebra-molas não se limitassem a placas instaladas.

Trânsito

Os motoristas que são obrigados a trafegar pela Rua Deputado Dênio Moreira de Carvalho no horário de pico enfrenta as enormes dificuldades em subir ou descer a principal via de acesso ao Bairro Santa Cruz. Para complicar a situação, alguns caminhões e carretas ficam horas descarregando mercadorias em depósitos de materiais de construção e, com isso, filas enormes de veículos são formadas, dificultando a locomoção de motociclistas e pedestres. Já passou da hora de o Departamento de Trânsito fazer uma reunião com os proprietários desses estabelecimentos para encontrarem uma melhor forma de amenizar o problema.

Gente boa

Meu amigo Fabrício, frentista no Posto Esso está feliz da vida com o retorno do seu Cruzeiro à Série A do Brasileirão. Para completar sua alegria, recentemente ele comemorou os aniversários de seu filho Davi Luiz e de sua mãe Marilene. A todos os nossos votos de felicidades!

Câmara
Está previsto para os próximos dias a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caratinga. Até onde estou sabendo, existem pelo menos três pretendentes à cadeira de presidente: Cleon Coelho, atual presidente: José Cordeiro, candidato preferido de Dr. Welington, e correndo por fora, o vereador Emerson Matos. Pelo visto a eleição promete ser daquelas que podem dar segundo turno.

Caça às bruxas
Não se assustem se o prefeito Dr. Welington, quando tiver passado o período de 90 dias após as eleições, começar a demitir comissionados e contratados. Afinal seus candidatos à deputado federal e estadual não tiveram a votação esperada. Isso, sem contar aquele áudio que circulou nas redes sociais deixando claro que quem não fosse na passeata convocada pelo prefeito teria uma conversa particular com ele.

Ninguém fala
Que fim tomou a tal Comissão para investigar possíveis desvios de alguns advogados da prefeitura de Caratinga sobre cobranças indevidas de dívidas do contribuinte? Ninguém fala mais nada, tudo caladinho como se nada tivesse acontecido. Nem o Ministério Público que, segundo a portaria emitida pelo prefeito, estaria acompanhando de perto as investigações também não se manifesta. Pelo visto vai ficar o dito pelo não dito mais uma vez.

Banco do Nordeste
Está previsto para o mês de abril do próximo ano as inaugurações de várias agências do Banco do Nordeste em Minas Gerais. Isso acontecerá em Governador Valadares, Mantena, Aimorés, Guanhães e Inhapim. Todo o processo para contratação dos aluguéis onde serão instaladas as agências já foram concluídos. Algumas das agências já estão sendo preparadas para a inauguração. Enquanto isso, através de reuniões. empresários, comerciantes, produtores rurais e entidades que serão beneficiadas começam a tomar conhecimento das vantagens que poderão ter por pertencerem à região da Sudene.

Banco do Nordeste II
As instituições e empresas que lidam com saúde estão sendo convocadas a apresentarem projetos de modernização, ampliação de hospitais, clínicas e etc. Como não poderia deixar de ser, por Caratinga não pertencer à região da Sudene, o setor de saúde de nosso município será imensamente prejudicado.  Não duvidem se, em breve, a classe médica começar a montar escritórios e clínicas nas cidades da região que pertençam a Sudene. Pobre Caratinga, se quando tinha deputado eleito representando nosso município não conseguiu ser incluída na Sudene, imagine agora que nem isso temos mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo