Zé Caratinga – 10/09
Ocultação de patrimônio
Vários candidatos a deputado e a outros cargos nas eleições deste ano omitiram em suas declarações à Justiça Eleitoral vários de seus bens. O prazo para retificação dessas declarações já se encerrou e, com isso, aqueles que forem denunciados à Justiça Eleitoral, caso venham ser eleitos, poderão ter o registro de suas candidaturas cassados. Para piorar a situação, ainda podem responder criminalmente por ocultação de patrimônio.
Grana viva
Existe candidato a deputado de nossa região que, além de sonegar informações à Justiça Eleitoral sobre seu patrimônio, também não declarou ter “debaixo do colchão” ou nos bancos dinheiro em espécie. A máscara começa a cair, pois, ao colocar dinheiro do próprio bolso em sua campanha precisará se explicar à Justiça e à Receita Federal. Pelo jeito, o tal candidato, que gosta de bater no peito, dizendo ser um cidadão do bem no combate a corrupção, a favor da família e de ser cristão, terá uma boa dor de cabeça. O nome dele será revelado em breve, pois, já que existe denúncias contra ele na Justiça Eleitoral.
Apoio
Até agora, a população de Caratinga não tem certeza quais os candidatos que o prefeito Dr. Welington está apoia de verdade. Afinal, ele vive aparecendo em fotografias com vários candidatos a deputado. Se nem mesmo ele sabe a quem apoiar, imagine seus fiéis seguidores e os chamados “amigos do poder”.
Projeto Político
Comenta-se nos bastidores políticos que foi firmada uma parceria robusta entre o prefeito Dr. Welington com o candidato a deputado federal Mauro Lopes e seu filho Adalberto. Segundo os comentários, o acerto só foi possível por atender o projeto alimentado pelo prefeito de ser candidato a deputado em 2026 e o transforma no grande líder dos dois candidatos, caso eles sejam eleitos. A pergunta que se faz é a seguinte!… eles não forem eleitos, como fica o projeto político do Dr. Welington?
APAC
Todos sabem da seriedade do trabalho desenvolvido pela Associação de Proteção e Amparo ao Condenado (Apac) de Caratinga para a ressocialização de seus recuperandos. Este Zé sempre admirou essa iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, porém, a população de Caratinga tem todo o direito de saber os motivos para o afastamento de alguns membros da diretoria da Apac e o que eles fizeram na direção da entidade. Não considero justo ficarmos sem saber os nomes dos afastados.
Ficha Suja?
Tem gente que nessas eleições está posando de bom cristão, honesto e candidato ficha limpa, entre outras virtudes. Mas, se puxarmos a “capivara” dele veremos que o “todo certinho” tem algumas pendências com a Justiça. É duro saber que gente que está sendo processado por fraude em licitações está pedindo voto em nossa santa terrinha. No momento certo, após o julgamento em 2ª Instância, o nome dele será revelado.
Reclamação
Muitas pessoas de Caratinga vivem reclamando disto ou daquilo nas redes sociais, também criticando tudo o que o governo municipal faz ou não faz. Porém, nas eleições de deputado eles acabam votando em candidatos de outras regiões do Estado, que nunca vieram à nossa cidade ou só vêm aqui a cada quatro anos para comprar votos e vender promessas sonhos e esperança. Com a eleição desses paraquedistas, os vendedores de votos irão reclamar com quem?
Sudene
Aos poucos, os empresários, os produtores rurais, os estudantes e o restante da população de Caratinga vão tomando conhecimento do tamanho do prejuízo causado pela incompetência, omissão e covardia dos deputados federais votados aqui durante anos e anos. A não inclusão do município na área da Sudene trará enormes prejuízos para todos. Esperem só para quando começar a acontecer a transferência das nossas grandes empresas para municípios vizinhos que foram abrangidos pela Sudene.
Sudene II
Como estamos mostrando em matéria publicada nesta edição, um grupo de contadores e advogados de nossa cidade estão estudando detalhadamente as isenções fiscais que empresas instaladas em cidades da área da Sudene podem obter. Vários empresários locais já avaliam a possibilidade de transferirem seus negócios de nossa cidade. Se isso se confirmar, Caratinga perderá incontáveis milhões em arrecadação.
Sudene III
Com a provável debandada de grandes empresas de Caratinga para municípios da área da Sudene, cabe uma pergunta!… De quem é a culpa?… Ora!… Dos últimos prefeitos, dos vereadores das legislaturas anteriores e dos deputados federais que não se importaram com esse “pequeno detalhe” que irá trazer enormes prejuízos para no osso município e sua população. Mesmo assim, os deputados que se viraram as costas para Caratinga, na maior cara-de-pau, estão na cidade, dando tapinhas nas costas e pedindo votos.
Precisam torcer
Os prefeitos que apoiam o deputado federal Mauro Lopes precisam torcer muito para que Lula não vença a eleição para a presidência da República. Se isso acontecer e Mauro for reeleito ele não terá o mínimo espaço no governo federal. É notória a mágoa que o pessoal do PT tem com o deputado por sua postura quando da votação do impeachment da ex-presidente Dilma.
E aí, Ministério Público?
A cada eleição acontece a mesma coisa!… A liberação de exames e consultas batem recordes em todas as prefeituras. Com certeza, na campanha eleitoral deste ano a coisa não será diferente. Nunca o setor de saúde rendeu tantos votos para os apadrinhados dos prefeitos como acontece agora. Basta comparar o número de exames disponibilizados no ano passado com o que está sendo liberado nos últimos meses. Alô Ministério Público!
Xô paraquedistas
Embora muitos eleitores de Caratinga preferem continuar apoiando e votando em candidatos paraquedistas, que só vem aqui buscar votos e depois some, a maioria do eleitorado local está compreendendo que é hora de dar um basta na estratégia desses candidatos. Os únicos beneficiados no apoio aos paraquedistas e alguns velhos políticos são seus cabos eleitorais, que recebem para iludir o eleitor. De bonzinhos, eles não têm nada!
Investigação
Lembra a portaria editada pelo secretário de Fazenda Pedro Lomar, abrindo uma investigação de supostas cobranças indevidas feitas por alguns advogados da prefeitura de Caratinga?… Pelo visto, será mais um episódio que cairá no esquecimento, pois, eu e a maioria da população acreditamos que alguém será punido se comprovar o fato. Será que pelo menos o dinheiro que foi pago de forma indevida pelos contribuintes será devolvido?
Caladinhos
Como sempre acontece, a maioria esmagadora dos vereadores da Câmara de Caratinga continua em total silêncio em relação às irregularidades cometidas pela atual administração. As denúncias feitas em Plenário pelo vereador Irmão Emerson quanto ao uso de máquinas e pessoal em uma das fazendas do prefeito, assim como as obras do Bairro Limoeiro, sequer foram alvo de debate na Câmara. O mesmo aconteceu com a escola de Sapucaia alugada pela prefeitura de um funcionário comissionado da atual administração.
Omissão
Se os vereadores que denunciaram os fatos citados acima não podem apresentar provas do que afirmaram, caberá ais denunciados e à mesa diretora da Câmara adotarem as providências cabíveis contra os denunciantes. Afinal, caluniar e difamasse constituem em crime, previsto em Lei, não é verdade? Com a palavra o presidente da Câmara, vereador Cleon Coelho!