Zé Caratinga 09/11/24
Investigação
Conforme este Zé apurou, as investigações quanto à circulação de Fake News e vídeos falsos nas redes sociais com o uso da Inteligência Artificial, nas últimas 48 horas da campanha eleitoral em Caratinga, estão à todo vapor. Várias pessoas que compartilharam e difundiram as mensagens estão sendo convocados pela Polícia Civil para prestarem depoimentos. Eu queria ser um mosquitinho, para poder ver a cara de pau de pessoas que se dizem sérias tentando negar a participação nesse episódio.
Investigação II
Segundo uma fonte fidedigna, a Polícia Civil já tem os números do IPs dos computadores das pessoas envolvidas e, até mesmo, áudios e gravações de ligações telefônicas entre as pessoas que participaram do ocorrido. Tudo indica que a Polícia Civil terá muito trabalho, pois, a lista de pessoas que estão sendo intimadas e indiciadas é enorme. Até mesmo empresários e instituições que se dizem sérias estão sendo investigados e, com certeza, farão parte do volumoso processo que será enviado à Justiça.
Gravações
Nas gravações incluídas no inquérito constam as de um empresário do setor de comercialização de combustíveis convidando um dos candidatos a prefeito para uma conversa. Em outra, que considero ainda mais séria, um dos principais coordenadores da campanha de Dr. Giovanni fala abertamente que o marketing da campanha tinha sido muito fraco, mas as Fake News e os vídeos falsos deram o resultado que eles queriam. Pelo visto, ambos serão incluídos no rool dos indiciados.
Júlio Ribeiro
O empresário Júlio Ribeiro, que foi candidato a prefeito de Caratinga, foi muito assediado no final da campanha para que desistisse da disputa. Resistiu bravamente as propostas até mesmo indecorosas de algumas supostas “lideranças políticas”. Certamente, ele também será chamado a depor na condição de testemunha. Se ele confirmar o que esse Zé ouviu, o caldo poderá entornar de vez.
AMEF
Muitos leitores ficaram bastante curiosos para saber o significado das letras ”AMEF”, mostradas em nota publicada nesta coluna na edição passada. As letras são as iniciais de nomes de pessoas que esperam ocupar cargos muito importantes na Prefeitura de Caratinga no próximo governo. Calma, gente!… Janeiro está chegando e, então, veremos o quanto essas pessoas poderão ser uteis ao novo prefeito ou, quem sabe, só irão lhe trazer fortes dores de cabeça.
Secretário de Saúde
Já está confirmado que o médico Leonardo Condé será o secretário de Saúde da próxima administração. Aí está uma excelente escolha feita por Dr. Giovanni. Só espero que ele tenha todas as condições para realizar um ótimo trabalho, pois competência e honestidade não lhe faltam. Se tiver autonomia para escolher seus auxiliares, acredito firmemente que será um excelente secretário.
Secretarias
Nos bastidores da nossa política, pouco se comenta sobre quem serão os secretários do governo de Dr. Giovanni. Um ou outro nome é citado, porém, não existem sinais de que serão mesmo convidados. O que se fala é que o deputado federal Eros Biondini e o vice-prefeito Ronaldo da Milla devem reivindicar uma participação mais robusta. Será que ambos serão mesmo protagonistas no novo governo?… É preciso saber se a pessoa que anda afirmando ser o dono da nova administração deixará.
Impugnação
Se a investigação do Ministério Público Eleitoral comprovar o uso de “candidatas laranjas” nas eleições para vereador em Caratinga, provavelmente, muitos eleitos ficarão apreensivos até o fim do processo. Não pensem que toda essa investigação é coisa apenas de semanas, afinal de contas, em alguns casos a apuração chega a durar anos, como aconteceu nas eleições de 2020. Certo é que muita gente vai ficar sem dormir por um bom tempo.
Cidesleste
A eleição para a diretoria do consórcio Cidesleste que englobam vários municípios da nossa região deve promover uma mudança significativa. Porém, já se fala que o prefeito Dr. Wellington trabalha para que Marquinhos Broa, o próximo prefeito de Entre Folhas, seja eleito presidente do consórcio. Para quem não sabe, o prefeito de Caratinga sempre é o peso maior do consórcio e, assim sendo, Dr. Giovanni não assistirá a vitória do preferido do atual prefeito. Pode apostar nisso!
Transição
É importante que o período de transição de um governo para o outro seja feita em perfeita harmonia. No entanto, não sei se Dr. Wellington permitirá que isso ocorra. Por isso, não adianta ficar reclamando que o atual prefeito não está permitindo que as informações sejam passadas antes da posse do novo prefeito, se quiserem ter acesso a tudo que acontece na Prefeitura, será preciso recorrer à Justiça, pedindo para que sejam enviados para análise os contratos, aditivos, folhas de pagamento e as dívidas a serem pagas nos próximos anos, entre outros documentos.
Transição II
No próximo ano, os governos municipais terão que lidar com a transição tributária, principalmente com a modificação prevista na Resolução 132/23 que extingue o ICMS e o ISS, criando um novo imposto, o IBS. Essa transição tributária começa no ano que vem e termina em 2028. Os governos municipais precisam ficar atento para não perder receitas.
Licitações
O próximo prefeito de Caratinga, inicialmente, precisará cuidar de algumas licitações de prestação de serviços e, até mesmo, de aditivos em serviços essenciais, como combustíveis, iluminação pública, coleta de lixo, aluguel de máquinas e de veículos para a Saúde e a Educação. Poderão chegar fornecedores com as chamadas “Atas”, que dispensam as licitações, afinal, tem gente que “ajudou muito” a campanha do prefeito eleito e, agora, precisa de alguma maneira serem recompensados. Não é verdade?
Impasse
Infelizmente, no comércio de Caratinga, já acontece uma disputa interna entre os sindicatos patronal e dos comerciários visando definir entre fechamento ou a manutenção da abertura dos supermercados aos domingos. O curioso é que os comerciários deixam de fora da discussão as farmácias, padarias, restaurantes e outros segmentos que continuarão a funcionar aos domingos. Por que os supermercados devem fechar e os demais estabelecimentos não?… Vamos procurar saber direitinho quais os verdadeiros interessados nisso para informar a você, leitor.
Eu acredito!
Como bom atleticano que sou, eu acredito que neste domingo o galo vai dar uma sapecada no Flamengo na Arena MRV. Na minha memória ainda passa aquele jogo da Copa do Brasil de 2014 em que a gente precisava do mesmo placar. Vamos lá, galão, fazer a virada pra alegrar a massa.
Festas
Durante a campanha eleitoral, os candidatos a prefeito de Caratinga prometeram criar a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, afirmando que o município não seria mais a “cidade triste”. Os antigos carnavais, festa de São João, aniversário da cidade, exposição agropecuária e outros eventos ainda estão na memória do eleitor que acreditou na volta da alegria. Dr. Giovanni é pastor evangélico e fico pensando se ele comprará briga com as igrejas realizando o Carnaval e a festa de São João. Mas, como ele mesmo disse que vai governar pra todos, vamos esperar que os eventos aconteçam e Caratinga volte a ser feliz.
Promessa
Nas campanhas eleitorais, os candidatos a prefeito, vereador, deputado, senador, governador e presidente da República prometem melhoria na Saúde, na Educação, na Segurança Pública, Esporte e Lazer, empregos e em tudo que possa resultar em votos. Após as eleições, os vencedores se deparam com a realidade e descobrem as dificuldades para cumprir o mínimo das promessas feitas aos eleitores. O pior é que o eleitor, como sempre, se esquece de tudo e na próxima eleição voltará a ser enganado pelo mesmo bla-bla-blá.
Repactuação
Recentemente, o Governo Federal assinou com a Samarco a repactuação dos danos causados na tragédia de Mariana. Nela, Minas Gerais e Espírito Santo receberão grande quantia em dinheiro, serviços, obras e etc. Minas deve ficar com cerca de R$ 81 bilhões, cuja maioria será destinada à Bacia do Rio Doce para ser usado em obras de esgotamento sanitário, estradas, conservação do meio ambiente e indenizações a famílias atingidas pela tragédia. Os prefeitos de nossa região devem prepararem pessoas qualificadas para fazer projetos e ter acesso a essa montanha de dinheiro.
Dengue
O período chuvoso traz alívio para as nascentes, agropecuária e para o meio ambiente, porém, também traz o “fantasma da dengue”, que tanto mal faz às pessoas. Por isso é importante que você colabore com a equipe de Controle da Dengue, não apenas recebendo bem os agentes em suas visitas domiciliares, mas fazendo o “dever de casa”, cuidando da limpeza dos quintais, lajes, calhas, mantendo as caixas d’água cobertas e evitando deixar locais propícios à postura dos ovos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor. Cuide bem de você e de seus familiares!
Presidência
Já fervilham o tititi e as articulações para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caratinga para o biênio 2025/2026. A oposição, que na verdade nunca faz oposição, elegeu a maioria dos vereadores para a próxima legislatura e poderia eleger o novo presidente, mas, como sempre acontece, certamente muitos deles, que só pensam nos salários, diárias de viagem e outras vantagens, já estão se oferecendo para votar no indicado pelo Dr. Giovanni. Com isso, ao se sentar na cadeira, o novo presidente da Câmara terá as bênçãos do novo prefeito.
Aditivos
O governo de Dr. Wellington está promovendo uma série de aditivos em contratos de prestadores de serviços e de fornecedores da Prefeitura de Caratinga. Claro que isso é legal, porém, o próximo prefeito tem poderes para anular todos esses aditivos com a argumentação de que eles não são necessários e, quem sabe, até nocivos à administração municipal. Vamos aguardar o posicionamento do novo governo a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
Aditivos II
Neste ano, a licitação para definir a empresa responsável pela decoração do “Natal Iluminado” apresentou uma grande redução nos valores em comparação às licitações dos anos anteriores. No entanto, não se assuste se forem incorporados vários aditivos ao contrato da empresa ganhadora. Aí está uma situação que precisa ser fiscalizada pelos vereadores que nunca fiscalizam e pelo Ministério Público que tem que ser provocado.
Aeroporto
O Aeroporto das Palmeiras, localizado no município de Ubaporanga, no mandato do prefeito Dr. Gleydson, vem recebendo melhorias graças ao seu empenho e de vários empresários da nossa região. A segurança foi reforçada com o cercamento de toda área e, em breve, receberá a reforma e o aumento da pista para pousos e decolagem. Também se empenham nessas conquistas os deputados Gustavo Santana e Gustavo Valadares. Esperamos que em 2026 as obras estejam concluídas, pois, isso permitirá que o aeroporto receba voos comerciais, ligando nossa região a importantes cidades do País.