ColunasZé Caratinga

Zé Caratiga – 17/09/2023

Pré-candidatos

De repente, em Caratinga, muita gente que pleiteia o cargo de vereador ou de secretário no próximo governo descobriu que se declarar como pré-candidato a prefeito é a melhor maneira para ganhar espaço na imprensa local. Muitos dão entrevista sem pé e cabeça, pois não sabem o que falar aos eleitores. Alguns afirmam ter grandes ideias para a nossa cidade, mas não querem revelar quais são essas ideias. Pode isso, Arnaldo? Até quando a nossa imprensa continuará fazendo o jogo desse pessoal?

Grandes ideias

Não adianta apenas dar entrevistas falando que tem grandes ideias para Caratinga e não as apresentar. É preciso apresentar essas ideias e se fazer um grande debate sobre elas, para saber se elas são possíveis de serem realizadas. Lembram da grande ideia do saudoso Van Gogh que propôs fazer uma cachoeira na Pedra Itaúna, e o “Piscinão do Povão” na parte debaixo?…Era uma grande ideia, mas, impossível de ser realizada. É melhor parar com esse discursinho manjado, porque ninguém cai mais nessa.

Calçadas

Outro grave problema de Caratinga é a situação das calçadas, que impossibilita as pessoas de transitarem por elas. São buracos, rampas, degraus e desníveis, que obrigam os pedestres a disputarem espaço na pista de rolagem com os veículos. Em muitos locais, o problema é dificílimo de ser resolvido, mas, a administração municipal poderia impedir que as calçadas diante de novas construções desobedecessem ao que determinam os códigos de Postura e de Construções do Município.

Abusos

Várias reclamações chegam à nossa redação denunciando certos motociclistas que insistem em acelerar suas motos pelas ruas, fazendo um barulho ensurdecedor. Também aumentam as reclamações contra alguns que insistem em empinar suas motos pelas ruas da cidade. Já passou da hora dos responsáveis pelo trânsito de Caratinga coibirem esses abusos, pois, está ficando difícil de entender a impunidade dessas irregularidades. Alô, responsáveis pelo trânsito de Caratinga!… Vamos agir?

Copasa

Faltando pouco mais de quatro anos para encerrar o contrato com o município de Caratinga, a Copasa resolveu fazer várias obras pela cidade. Por que a concessionária não fez todos os serviços contratados com o Município de Caratinga no prazo definido no contrato assinado em 1998? Por que esperaram que a prefeitura gastasse milhões para recapear grande parte da cidade para só agora começar a fazer os serviços? O pior de tudo é que grande parte do remendo que é feito para tapar os buracos é de péssima qualidade.

Trânsito

A nossa matéria sobre o trânsito de Caratinga deu o que falar nas rodas políticas e nos botecos. Para alguns, não existe mesmo solução para o trânsito devido ao constante aumento no número de veículos e a cidade ter sido erguida sem o mínimo planejamento. Para outros, resolver os problemas definitivamente é mesmo difícil. Porém, existem algumas ideias que poderiam melhorar o tráfego no centro da cidade. Uma delas é deslocar todo o sistema bancário para a av. Dário Grossi. Aí está uma ideia que precisa ser estudada por quem administra Caratinga hoje e no futuro.

Trânsito II

Em Caratinga, a fiscalização do trânsito se resume em multar e guinchar os veículos em locais proibidos. Antes disso, os responsáveis pela fiscalização deveriam iniciar campanhas educativas com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Já passou da hora de se colocarem agentes em determinados pontos da cidade para fazer o trânsito fluir, pelo menos, um pouco mais rápido. Multar e guinchar não resolve os problemas.

Guincho

Por falar em guinchar, no mínimo, seria de bom senso se os responsáveis pela fiscalização do trânsito de Caratinga, no caso a Polícia Militar, evitassem guinchar veículos estacionados em locais proibidos nos horários de pico. Colocar um guincho atravessado por vários minutos na rua para guinchar um veículo, como aconteceu recentemente na av. Catarina Cimini, só prejudica, ainda mais, o já caótico trânsito.

Escândalo

Não vai demorar vir à tona um escândalo envolvendo um prefeito de um pequeno município de nossa região. Se as denúncias forem comprovadas, o tal prefeito ficará em uma situação muito difícil perante a Justiça, seu grupo político e seus eleitores. Nessa cidade um grupo político detém o poder há mais de duas décadas. É esperar que as denúncias venham à tona. Até lá, vai ser só suspense!

Imperdível

Está programado para o dia 24 de novembro, em Caratinga, na sede social do América Futebol Clube, uma palestra com o economista Mário Sérgio Telles, Gerente de Economia da Confederação Nacional de Indústria (CNI). A palestra, que abordará o impacto da reforma tributária na indústria, no comércio e no setor de serviço, é de grande importância para sindicatos, associações de classe, empresários e comerciantes, sendo excelente oportunidade para se inteirarem do que foi aprovado pelo Congresso Nacional. Os convites serão limitados e começarão a ser distribuídos em breve.

Imperdível II

Ainda no evento do dia 24 de novembro acontecerá as presenças do prefeito do município de Viana (ES), Wanderson Bueno, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, que apresentarão aos participantes os projetos e iniciativas adotados naquele município voltados ao desenvolvimento socioeconômico. Esse trabalho rendeu a Viana a 2ª colocação no programa Cidade Empreendedora do Espírito Santo e mostra de forma clara que política e empreendedorismo podem e devem andar de mãos dadas.

Mini reforma

O Presidente da República terá até o dia 06 de outubro para sancionar a mini reforma que está sendo votada pelo Congresso Nacional. Pelo que tenho lido sobre a mini reforma eleitoral, as mudanças em nada ajudarão os eleitores. Elas só beneficiarão partidos e candidatos, o que já é muito ruim. Isso é que dá você votar em maus deputados e senadores, pois, eles só fazem leis que beneficiam a eles. O povo que se exploda!

Enquetes

A pouco mais de um ano das eleições municipais, alguns pré-candidatos acham que colocar enquetes nas redes sociais alavancará seus nomes junto ao eleitorado. Todo mundo sabe que esse tipo de enquete não tem nenhum valor estatístico e científico e que só servem para inflar o ego de certos pré-candidatos. Até este Zé já recebeu telefonema para votar em certo nome para ajudá-lo em suas pretensões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo