CaratingaProfissionais

Unec promoveu primeira edição do “Projeto Carroceiro”

Promovido pelo curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Caratinga (Unec), instituição mantida pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), o “Projeto Carroceiro” realizou, no dia 07 deste mês, atendimentos clínicos gratuitos aos animais que realizam o trabalho de tração.


Durante a atividade, realizada na Fazenda Experimental Funec/Mapa, 15 animais receberam atendimentos. Uma próxima edição do projeto já está sendo organizada.

Além de promover os atendimentos aos animais, o Projeto Carroceiro tem como objetivo conscientizar os donos dos equídeos sobre: promoção da saúde, controle de zoonoses, saúde pública, manejo adequado e bem-estar dos animais, utilizados por muitas famílias como fonte de subsistência.

De acordo com o professor e médico veterinário João Luís Júnior, o projeto também auxilia os estudantes de Medicina Veterinária a desenvolverem e aprimorarem suas habilidades clínico-cirúrgicas no tratamento de equídeos, complementando de maneira prática a formação profissional. “Tivemos essa ideia pensando no público alvo que são os carroceiros. Os animais foram vermifugados, receberam a vacina antirrábica e realizaram exames de sangue além de, toda avaliação clínica necessária. Contamos ainda com a participação do nosso parceiro Lucas Barbosa, profissional renomado na região que realizou o ferrageamento dos cavalos”.

Como esclarece Lucas Barbosa, os cascos são uma estrutura fundamental para os equinos. A saúde do casco depende de vários fatores, dentre os quais se destacam o casqueamento e o ferrageamento, procedimentos cheios de detalhes que exigem técnicas adequadas do ferrageador, e que são muito importantes para garantir a saúde do equino, além de prevenir doenças. “Antes de ferragear, primeiramente é preciso fazer o casqueamento para garantir que o animal esteja alinhado e balanceado. Participar desse projeto e promover através das minhas habilidades profissionais, uma melhora na qualidade de vida desses animais, é muito gratificante”.

Devido à grande importância desses animais, a atenção para seu bem-estar e saúde vem crescendo em todo o País, assim como a preocupação com a saúde pública. Durante o atendimento, os alunos do 9º período do curso de Medicina Veterinária do Unec, orientaram os proprietários, a buscarem informações relacionadas ao ambiente ao qual o animal é exposto, para poder associá-los às diversas zoonoses e patologias existentes na espécie.

Layane Vieira, aluna do 9º período de Medicina Veterinária, falou de sua experiência. “Com esse projeto lançado pelo Unec e a Funec, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da rotina desses animais. Assim, conseguimos passar as orientações necessárias a seus donos e, ao mesmo tempo, enriquecer nosso conhecimento”.

Para informações sobre o Projeto Carroceiro e sobre as próximas edições o contato pode ser realizado pelo WhatsApp: (33) 99956-1927.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo