A Funec Editora está preparando um livro no qual trará a biografia de Antônio Machado da Cunha, o “Tota”, que é uma figura ilustre da história de Caratinga, em uma forma de lhe render homenagem em comemoração ao centenário de seu nascimento.
A autora do livro, cujo título é “Tota – Homenagem ao Centenário de Nascimento de Antônio Machado da Cunha”, é Ligia Reis Matos, presidente emérita da Academia Caratinguense de Letras e filha do homenageado. O texto de apresentação foi escrito pelo professor Eugênio Maria Gomes, escritor e diretor da Unec TV.
De acordo com a escritora, durante a elaboração do livro foram ouvidas pessoas que acompanharam de perto a trajetória política e a vida particular de Antônio Machado da Cunha. “Eu queria tirar a ‘prova dos nove’, confirmar se aquilo que vejo no meu pai é o que os outros também veem. E as pessoas realmente o veem assim, o pai, o homem público, o homem da igreja”.
Para Eugênio Maria Gomes, a obra traz o resgate da memória de um político considerado por ele como exemplar. “Ele marcou a história de Caratinga e seu exemplo ainda deve ser seguido por todos nós. Apresentar um livro que fala do senhor Tota e foi escrito pela Liginha é um prazer muito grande”.
Segundo Marina Moura, coordenadora da Funec Editora, a obra conta com apoio da Funec e da Prefeitura de Caratinga, tendo seu lançamento previsto para o mês de junho. “Estamos no processo de finalização do livro, nos próximos dias será feita a última correção do conteúdo para digitalizar e diagramar a obra. É uma alegria para nós realizarmos não só produções acadêmicas, mas também produções culturais e históricas como esta”.
“Sô Tota”
Antônio Machado da Cunha nasceu no dia 19 de janeiro de 1924 em Vargem Alegre, na época distrito de Caratinga. Entre 1955 e 1957 foi vice-prefeito no mandato de Joaquim Vicente Bomfim, o “Quinzim Bonfim”. No ano seguinte exerceu o cargo de prefeito, no período entre 01 e 31 de maio. Também se elegeu vereador em três mandatos e presidiu a Câmara Municipal entre 1973 e 1974. Por muitos anos foi também servidor público e vicentino, contribuindo para o crescimento das obras assistenciais da Sociedade São Vicente de Paulo na região.
“Sô Tota” faleceu em janeiro de 2015, aos 91 anos. Em sua homenagem, a Prefeitura Municipal de Caratinga na ocasião decretou Luto Oficial por três dias.