Na sequência do ciclo de entrevistas com os candidatos a prefeito de Caratinga, programado pelo jornal A Semana, o quarto e penúltimo entrevistado é o empresário Rogério Soares, candidato pelo Republicanos. Durante a conversa, o empresário apresentou os principais projetos e as propostas que fazem parte de seu plano de governo, abrangendo as diversas áreas da administração municipal.
MOTIVO PARA SE CANDIDATAR:
Eu sou nascido e criado em uma das comunidades mais carentes de Caratinga e sempre sonhei com dias melhores, mas não apenas para mim. Desde novo, aprendi a trabalhar com seriedade, me destaquei como um bom gestor, e agora quero colocar minha experiência e meus anseios de cidadão caratinguense que ama esta cidade à serviço da população.
PRINCIPAIS CARÊNCIAS DE CARATINGA:
Nosso município tem muitas carências, especialmente na área da saúde, que é uma questão nacional. Mas a educação, a infraestrutura, a segurança, e o desenvolvimento econômico e social também tem suas dificuldades e estamos preparados para enfrentá-las.
PROPOSTAS DE SOLUÇÃO:
Nosso plano de governo contempla todas estas áreas, a partir de diretrizes estratégicas que são a transparência, inovação, integração e gestão de resultados, com cinco pilares de ação: eficiência administrativa; educação integral e inovadora com valorização cultural; saúde ágil, humanizada e acessível; infraestrutura e mobilidade urbana; desenvolvimento econômico e social sustentável; e segurança e ordem pública.
PROJETOS PARA DESENVOLVIMENTO:
Sabemos que a roda da economia hoje é movida com grande participação dos pequenos e microempreendedores, bem como dos empreendedores sociais, através de pequenas cooperativas de produção. Vamos promover o incentivo e o fomento das micro e pequenas empresas com capacitação empresarial a partir de programas em parceria com a CDL e ACIC; e com a simplificação dos processos burocráticos através da Sala Mineira do Empreendedor.
RETORNO DE GRANDES EVENTOS:
Com certeza. Eventos festivos não são apenas fontes de lazer para a população, mas também de divisas para o município e atração de turistas para Caratinga. Meu projeto é realizar festivais temáticos ao longo do ano, bem como fortalecer eventos consolidados como “Buteco é Coisa Nossa” e o Natal Iluminado, já conhecidos em toda a região. Além disso, vamos retornar com a Festa da Fogueira. ‘A Maió e Mió’ festa de São João de Minas Gerais. Vamos também promover mais eventos com grandes artistas nacionais e locais, para atrair turistas e fazer com que a nossa economia aumente.
EXPLORAÇÃO DO TURISMO:
O fomento ao Turismo é parte importante do nosso Plano de Governo, com apoio às ações do Circuito Turístico Rota do Muriqui, desenvolvendo e promovendo os roteiros turísticos criados pelo Circuito que destacam as belezas naturais, o patrimônio histórico e cultural de Caratinga, incentivando o turismo rural, ecológico e religioso; além de contemplar a Rota dos Cafés recentemente instituída no município.
PROPOSTAS PARA A SAÚDE:
Temos muitas ações previstas para a área de saúde e todas visam mais humanização e acessibilidade. A primeira coisa será passar o atendimento da UBS do Santa Cruz para 24 horas, com médicos e enfermeiros, de forma a desafogar a UPA e os hospitais. Trazer serviços de alta complexidade, como diálise e hemodinâmica, para que as pessoas não precisem sair de Caratinga para se tratar; uma UTI pediátrica; um centro multidisciplinar para trabalhar a prevenção na atenção básica; e a implantação de prontuários e agendamentos de consulta, exames e vacinas de forma eletrônica também estão no nosso plano de governo, entre tantas outras ações que propomos.
PROPOSTAS PARA O TRÂNSITO:
A primeira coisa a fazer é um diagnóstico abrangente da Mobilidade Urbana, identificando os principais desafios e oportunidades no Sistema de Transporte. A partir daí, desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que inclua integradas e também o uso de tecnologia para gestão do tráfego com sistema de monitoramento e controle de semáforos. Também vamos dar acessibilidade nas calçadas e promover campanhas de conscientização, estimulando o uso de transporte não motorizado.
FALTA DE REPRESENTANTES NA ASSEMBLEIA E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS:
A palavra-chave para esta questão é o diálogo. Precisamos conversar com todos os entes federativos, com os governos estadual e federal, e encontrarmos bons interlocutores para nos ajudar, como o deputado Gustavo Valadares, nosso amigo e apoiador.
PROJETOS PARA A AGROPECUÁRIA:
O incentivo ao setor agropecuário, no meu governo, se dará a partir de diversas frentes de ação: incentivo à agricultura familiar; incentivo à diversificação da produção agrícola; manutenção e melhoria das estradas rurais; implementação de programas de reflorestamento e recuperação de nascentes; incentivo ao uso de tecnologia sustentável; apoio às cooperativas e associações; e certificação e valorização dos produtos do agronegócio visando até mesmo a exportação.
A NÃO INCLUSÃO NA SUDENE:
Todos nós em Caratinga recebemos com muita tristeza a não inclusão do município na área da SUDENE. É um absurdo e não faz o menor sentido que as outras cidades da região estejam incluídas e Caratinga não. Desta forma vamos ficar “ilhados” economicamente, encolhendo nosso desenvolvimento, e isso não pode acontecer. Então, o que vamos fazer é uma força tarefa para garantir esta inclusão. Não vai ser fácil, mas precisamos mobilizar a sociedade, as nossas instituições e trabalhar incansavelmente para que isso aconteça.