Na noite de segunda-feira, 06, no Núcleo de Documentação e Estudos Históricos (Nudoc) do Centro Universitário de Caratinga (Unec), aconteceu o primeiro Debate entre os candidatos a prefeito de Caratinga, organizado pelo pool de veículos de comunicação formado por A Semana, Diário de Caratinga, Rádio Caratinga, Rádio Cidade, Doctum TV, TV Sistec e Unec TV.
O objetivo dos veículos integrantes do pool foi dar oportunidade aos candidatos para apresentarem aos eleitores de Caratinga as propostas que fazem parte de seus planos de governo e mostrarem soluções para os problemas do município, fortalecendo o processo democrático e colaborando com a escolha do eleitorado.
Participaram do debate, que teve transmissão ao vivo, os candidatos Júlio Ribeiro (PRD), Johny Claudy Fernandes (PSDB), Pedro Leitão (PDT) e Dr. Giovanni Corrêa (PL). Embora convidado, o único candidato a não aceitar participar do debate foi Rogério Soares (Republicanos).
O debate foi dividido em quatro blocos, sendo que no primeiro os candidatos responderam às perguntas feitas pelos professores do Unec, abordando temas como Saúde, Educação, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Cultura e Lazer. Já no segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres, com direito a réplica e tréplica. No terceiro bloco, as perguntas, sobre temas de interesse do eleitor, foram feitas pelos representantes do jornal A Semana, Diário de Caratinga, Rádio Cidade e TV Sistec. A Unec TV, a Doctum TV e a Rádio Caratinga optaram em não apresentar perguntas aos candidatos. No último bloco, os candidatos fizeram suas conclusões.
Ao final do evento, os candidatos atenderam a imprensa, quando fizeram suas avaliações sobre o debate. Na opinião de Dr. Giovanni, o debate foi um momento de alto nível: “Todo mundo pôde apresentar suas propostas e quem ganha com isso é o povo. Tenho certeza que a população viu que a nossa posição para o povo de Caratinga é o que há de melhor, ou seja: nós iremos valorizar o cidadão. Então eu achei o debate muito promissor porque trouxe clareza para o munícipe de Caratinga de quem realmente está preocupado com ele”.
Ao dar sua avaliação do evento, Johny Claudy não perdeu a oportunidade de criticar Rogério Soares por sua decisão de não participar. “O ponto negativo foi a covardia do candidato do prefeito por não ter participado. Ele não compareceu porque sabia que seria arguido e não teria argumentos suficientes. E o ponto positivo: a democracia. A gente precisa mantê-la, ter direito à fala. Um debate acaba dando igualdade a todos, principalmente aqueles que, às vezes, não têm condições de fazer uma campanha milionária – como vem acontecendo na nossa cidade – e com este instrumento a gente acaba ganhando espaço para expressar a nossa opinião”.
O candidato Júlio agradeceu ao pool de imprensa pela realização, validando a relevância do debate: “Uma excelente oportunidade, um debate muito bem organizado, onde quem compareceu pôde apresentar seus planos. Um candidato não quis participar, faz parte da democracia também. Mas agradeço, a toda a imprensa, pela realização. Nós vemos grandes dificuldades no nosso município e nós estamos preparados para enfrentá-las”.
Por sua vez, o candidato Pedro Leitão elogiou a realização do debate, sem deixar de criticar Rogério Soares pela ausência. “No debate você pôde comparar os candidatos. Então a gente só tem que agradecer. E é muito importante que a população acompanhe porque o voto é que vai definir o próximo prefeito de Caratinga. É um momento muito sério, não é dia de fazer carreata. É o dia de vir aqui, debater e confrontar as ideias. A população precisa conhecer tudo para fazer a melhor escolha. Eu estou muito feliz e honrado em participar”.
O diretor geral da Unec TV, Eugênio Maria Gomes que foi o mediador do debate, também emitiu sua opinião sobre o evento. “Tudo transcorreu bem, conforme planejado e cuidadosamente preparado pelo pool de imprensa, com respaldo jurídico. Foi um momento democrático, onde vimos projetos, ideias, pudemos conhecer um pouco mais dos candidatos e de seus planos e propostas. Estou muito satisfeito em ter feito parte disso que acaba sendo uma ferramenta fundamental nas eleições e para o voto consciente”.
Próximo debate
Como programado pelo pool de imprensa, no dia 30 de setembro, segunda- feira da semana que antecede o dia da votação, será realizado o segundo debate entre os candidatos a prefeito de Caratinga, mais uma vez com transmissão ao vivo.
Conforme decisão tomada na terça-feira, 10, durante reunião dos veículos participantes do pool para avaliar o primeiro debate, foi definida uma importante mudança no formato do debate. Ao invés de um, o evento terá dois blocos nos quais os candidatos estarão fazendo perguntas entre si, sendo que o candidato poderá escolher quem responderá à sua pergunta.