fbpx
BrasilCaratingaEducaçãoSaúde

Professor do UNEC fala da importância da Fisioterapia, no pós Covid-19

Como destaca o professor Celso Simões Caldeira Júnior, coordenador do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), a Fisioterapia tem se constituído em importante aliada no tratamento de pacientes durante o tratamento no período pós Covid-19. O serviço de Reabilitação Pós Covid-19 é disponibilizado gratuitamente aos pacientes atendidos pelo Casu- Hospital Irmã Denise, mantido pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec).

Segundo Celso Simões, a Fisioterapia é muito importante no tratamento de pacientes com Covid-19 ou que ficaram com sequelas da doença, principalmente para os internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ela auxilia na manutenção das funções vitais dos diversos sistemas corporais ao atuar na prevenção e tratamento das disfunções, cardiopulmonares, circulatórias, musculares e neurológicas, o que reduz o risco de complicações clínicas e mortalidade, e, consequentemente, o tempo de internação na UTI”.

Por isso, o Centro de Reabilitação Especializado do Casu está oferecendo o serviço de Reabilitação Pós Covid-19 gratuitamente pelo SUS, tendo como objetivo disponibilizar o tratamento para pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e ficaram com alguma sequela relacionada à doença.

O professor fala sobre o curso de Fisioterapia do UNEC e da importância deste profissional na reabilitação de pacientes que foram acometidos pela Covid-19. “O curso de Fisioterapia do UNEC deu abertura para os demais cursos da área de Saúde em Caratinga, funcionando desde 1996, com sua primeira turma formada em 2001. Desde então, o curso causou uma transformação importante em nossa cidade e em outros municípios da região. Durante a pandemia, a fisioterapia se mostra uma grande aliada como terapia para reabilitação de pacientes que sofreram com coronavírus. Como todos sabem a doença afeta o sistema respiratório, motor e os profissionais de fisioterapia precisam estar junto à equipe multidisciplinar com intuito de trabalhar a melhora dessas funções”.

Segundo Celso Simões, fisioterapia é fundamental para tratamento pós Covid

Como ele esclarece, os alunos do curso de Fisioterapia do UNEC estão vivenciando na prática os cuidados com pacientes em recuperação da Covid-19. Segundo Víctor Silveira, aluno no 9º período e estagiário no Centro de Reabilitação Especializado, a experiência agrega muito conhecimento à sua formação, além de oferecer tratamento adequado aos pacientes da região. “Hoje atendemos pacientes pós Covid no processo de reabilitação cardio pulmonar, pulmonar, motora e tem sido de grande importância na minha formação. Esse estágio também é um momento que conseguimos definir quais áreas da carreira a seguir, adquirindo o máximo de conhecimento”.

Para o agendamento de tratamento no Centro de Reabilitação Especializado do Casu é necessário apresentar exames que comprovem a infecção pelo coronavírus. Além do atendimento fisioterápico, os pacientes podem contar com assistência médica e nas seguintes áreas: Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Treinamento funcional. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e de 13 às 17 horas. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (33) 3322-7900 no ramal 7977.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo