fbpx
CaratingaPolícia

Polícia Militar faz balanço de operações no Complexo do Santa Cruz

O 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tem intensificado suas ações no combate ao tráfico de drogas, à prevenção de homicídios e outros crimes violentos, em sua área de atuação. Além de estabelecer o contínuo combate à criminalidade, as operações e ações desenvolvidas pela corporação visam proporcionar à população a sensação de segurança.

Em Caratinga, uma das regiões em que a Polícia Militar tem focado suas ações preventivas e repressivas é o Complexo do Santa Cruz, região mais populosa da cidade, que abrange os bairros Santa Cruz, Anápolis, Dr. Eduardo, Esperança, Conjunto Habitacional e Comunidade Santa Izabel , com bons resultados, como mostra o balanço das ações desenvolvidas no período de 15 a 28 de março.

O relatório apresenta os números de prisões e de apreensões de drogas, armas, veículos e os materiais usados para a comercialização de drogas, rádios comunicadores e aparelhos celulares utilizados pelos infratores na prática dos crimes durante o período de duas semanas.

Na atuação no combate à criminalidade e à violência, o 62º BPM tem se utilizado do aumento da presença das equipes de policiais nos bairros que integram o Complexo do Santa Cruz, contando com a colaboração da população, mediante informações transmitidas em denúncias anônimas feitas pelo Disque Denúncia (190).

O encaminhamento de denúncias pela população tem crescido e se trata de uma resposta positiva por parte da população da política estabelecida nas últimas décadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a partir da implantação do “policiamento comunitário.

Segundo a PMMG, a “polícia comunitária” é o resultado de um movimento contínuo de reformas operacionais, iniciado nos anos 60. A premissa é que a polícia não pode lidar sozinha com o problema do crime. Assim sendo, para a construção da estratégia de polícia comunitária, a Polícia Militar buscou estreitar os laços com a sociedade, atuando em parceria com a população, com o governo local e outras instituições na busca para a solução dos problemas de segurança pública.

Os números
No período de 15 a 28 de março, as ações e operações desenvolvidas pelo 62º BPM no Complexo do Santa Cruz resultaram na prisão de 15 pessoas e a apreensão de quatro menores envolvidos na criminalidade, sendo cumpridos nove mandados de prisão expedidos pela Justiça.

O trabalho da Polícia Militar resultou, ainda, na apreensão de quatro armas de fogo, 67 munições de diferentes calibres, um simulacro (réplica) de arma de fogo, quatro veículos e a recuperação de uma motocicleta que havia sido roubada.

No decorrer das duas semanas, a Polícia Militar registrou oito ocorrências de tráfico de drogas, nas quais foram apreendidos 367 micros tubos de cocaína, 61 buchas de maconha, 44 pedras de crack e um comprimido de êxtase, sendo encontrado, ainda, um pé de maconha em uma das residências abordadas.

Nas operações também foram apreendidos os seguintes materiais utilizados para comercialização de drogas e na atuação dos envolvidos: duas balanças de precisão, oito rádios comunicadores, centenas de micro tubos para acondicionamento de cocaína e a quantia de R$ 7.465,00, em dinheiro, provavelmente fruto de comercialização de drogas.

É importante destacar que o 62º Batalhão vem atuando da mesma forma nas demais regiões de Caratinga, assim como nos outros 24 municípios que compõem a sua área de atuação e, semelhantemente, vem obtendo ótimos resultados, principalmente no que se refere à repressão ao tráfico de entorpecentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo