Diferente de anos eleitorais anteriores, nas últimas semanas, Caratinga tem vivido efervescente movimentação por parte dos pré-candidatos a prefeito do município, cada um utilizando de estratégias para viabilizar a sua possível candidatura rumo ao cargo. Entre eles, se destaca a estratégia utilizada pelo professor Pedro Leitão, pré-candidato a prefeito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), com quem o jornal A Semana conversou.
Fugindo da política tradicional, Pedro Leitão tem inovado com uma campanha nas redes sociais que se mostra atenta e aberta a ouvir o que as pessoas têm a dizer. “Pelo uso das redes sociais, eu me dispus a escutar a população, buscando identificar as carências e dificuldades que realmente incomodam os cidadãos caratinguenses, para poder construir um plano de governo que atenda aos anseios da nossa população. As pessoas estão querendo falar e eu estou disposto a ouvir!”.
Pedro Leitão possui boa experiência na gestão pública, tendo sido secretário municipal de Educação e Secretário de Estado de Agricultura. “Durante os dois períodos em que estive à frente da Secretaria de Educação e da Secretaria de Estado da Agricultura, eu não fiquei restrito ao gabinete. Sempre me empenhei em estar presente nos locais para validar as políticas públicas em seus segmentos”.
Segundo ele, neste período de pré-campanha, ele tem desenvolvido a mesma estratégia, mantendo contato direto com o eleitor e com as comunidades.
Nascido no município, Pedro Leitão reconhece que Caratinga, se tornou mesmo uma “cidade triste”. Mas, acredita na possibilidade da cidade reverter a situação. “Em minhas andanças, tenho relembrado os tempos em que Caratinga era uma cidade forte e referência para a região. Com um bom planejamento e com boas estratégias, é possível avançar em diversas áreas e trazer à tona todo o potencial que o município possui”.
Outro destaque em suas redes sociais é a valorização do que Caratinga tem de melhor. Neste sentido, ele tem conversado com pessoas que são referências na literatura, cultura e lazer. “Nesta minha movimentação, fica evidente que Caratinga possui um enorme potencial escondido, que precisa ser explorado”.
Segundo Pedro Leitão, ele também tem visitado os bairros, conhecendo uma realidade muito distante para quem mora na região central da cidade. “Vale destacar a importância de conhecer a realidade para construir um plano de governo que atenda às reais necessidades das pessoas”.
Como um profissional na área de Educação, Pedro possui uma enorme penetração no meio da juventude. “Temos promovido rodas de conversa para ouvir o que os jovens caratinguenses têm a dizer, quais são suas expectativas e como enxergam a cidade. Não dá para achar o que a cidade precisa. É necessário ver, conhecer, ouvir, viver o dia a dia para construirmos juntos um programa de governo que tenha viabilidade para a sua realização e, assim, traga solução para principais reivindicações da nossa população”.