Pedro Leitão é nomeado para o Conselho Estadual de Educação
O professor Pedro Leitão, presidente da Rede de Ensino Doctum foi nomeado como membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, ocupando uma cadeira na Câmara de Ensino Superior. É a primeira vez que alguém da nossa região faz parte do Conselho, demonstrando a força educacional de Caratinga.
Sua atuação
Nascido em família de educadores, dando prosseguimento ao legado, em 2021, Pedro Leitão assumiu a Presidência Executiva da Rede de Ensino Doctum. Anteriormente, ele havia ocupado o cargo de secretário de Educação da Prefeitura de Catratinga, quando conseguiu ampliar o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) de 3,6 para 5,3, na época considerado o maior índice em toda a região.
Em 2017, ele foi convidado a ocupar o cargo de secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, onde teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade de várias famílias rurais e desenvolver diversos programas para o crescimento e reconhecimento dos trabalhos, como o Certifica Minas, e a ampliação dos projetos para a produção de cafés especiais, principalmente na região de Caratinga.
Na condição de filiado e presidente do diretório do Partido Verde (PV) em Caratinga, Pedro Leitão foi candidato a deputado federal nas eleições de 2018, alcançando expressiva votação.
Segundo ele, seu envolvimento na área da Educação e sua experiência na secretaria de Estado de Agricultura, fizeram com que percebesse a importância de participar de movimentos voltados a proporcionar um bem maior e a necessidade de uma representatividade na região. “Somente fazendo parte desses movimentos é possível contribuir para que o desenvolvimento e as oportunidades cheguem aonde realmente é preciso. Acredito que a minha presença no Conselheiro Estadual de Educação poderá trazer bons frutos e desenvolvimento para toda a região”.
O Conselho
Como Pedro Leitão esclarece, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, foi instalado em janeiro de 1963 e teve seu primeiro regimento aprovado em novembro de 1964, sendo reformulado em 1991, com a atribuição de baixar normas sobre planejamento, coordenação, controle e fiscalização das atividades do ensino em todas áreas.
Também compete ao Conselho, dentre outras tantas atribuições: a aprovação de plano de atendimento escolar da rede estadual de ensino; promoção da avaliação da qualidade do funcionamento de instituições de ensino superior para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento; credenciamento e recredenciamento de universidades; apuração de denúncia sobre descumprimento da legislação básica do ensino, valendo-se dos instrumentos jurídicos da sindicância, inquérito e processo administrativo.
Além disso, como instância consultiva, é ampla e abrangente sua atuação, pois, pode manter intercâmbio com órgãos e entidades de todo o País para oferecimento de subsídios em matéria de educação e ensino.
De acordo com Pedro Leitão, agora, como membro do Conselho Estadual de Educação, estará integrando a equipe que executa normas sobre planejamentos, coordenação, controle e fiscalização das atividades de ensino em todas as áreas da Educação de Minas.