fbpx
CaratingaPolítica

Pedro Leitão confirma sua pré-candidatura a prefeito

O jornal A Semana procurou o professor Pedro Leitão, presidente executivo da Rede de Ensino Doctum, para falar da sua confirmação e decisão de lançar como pré-candidato a prefeito de Caratinga e conhecer suas propostas para um provável mandato em caso de obter a vitória nas eleições municipais de 06 de outubro.

Segundo Pedro Leitão, a sua decisão em lançar sua pré-candidatura a prefeito de Caratinga foi resultado de uma longa e profunda avaliação, período em que analisou todos os aspectos do processo eleitoral, tendo encontros e reuniões com figuras políticas de destaque que o incentivaram e apoiaram neste propósito. “Além disso, pesou muito em minha decisão o amor que eu tenho por minha terra, a terra onde viveram os meus avós, a terra dos meus pais e a terra onde vivo. Hoje eu me sinto capaz e com experiência em gestão pública suficiente para implantar projetos e programas que possibilitem o desenvolvimento socioeconômico de Caratinga”.

Pedro Leitão possui uma excelente formação acadêmica, sendo Doutor em Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Administração e Marketing pela UNIPEL, Especialista em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Teófilo Otoni – UniDoctum, e graduado em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Administração, pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Experiência administrativa
Além disso, como ele ressalta, tem muito boa experiência em gestão pública, tanto no âmbito municipal quanto estadual. Em 2009, ele assumiu a Secretaria de Educação de Caratinga, quando desenvolveu importantes projetos, garantindo ao município o prêmio do Ministério da Educação por conquistar o maior Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de toda a região. Ainda na esfera municipal, em 2012 e 2013 esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em 2017, ele foi convidado a assumir a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, no exercício do cargo, como ele afirma, teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade do setor agropecuário e os problemas enfrentados pelos produtores rurais. À frente da pasta, ele pôde implantar importantes projetos de políticas públicas de incentivo ao produtor, com destaque para o mapeamento do parque cafeeiro mineiro; programa de melhoramento genético de gados de leite através do programa Minas Pecuária; criação da câmara técnica do mel; revitalização das nascentes do Rio São Francisco; pró-genética.

Ele permaneceu no cargo até o primeiro semestre de 2018, quando se desincompatibilizou para ser candidato a deputado federal pelo Partido Verde (PV). Nas eleições daquele ano teve excelente desempenho, sendo o candidato mais votado em Caratinga, com mais de 11 mil votos, e obtendo marca de 42 mil votos em todo Estado, apesar de ser sua primeira candidatura.

Ao ser questionado sobre os pontos principais de seus projetos e propostas de governo, Pedro Leitão esclarece que antes mesmo de oficializar a sua pré-candidatura já vinha se mobilizando junto às lideranças comunitárias e moradores das várias regiões do município com o objetivo de conhecer de perto seus principais problemas e as suas reivindicações, para poder elaborar um programa de governo voltado a atender tais necessidades. “A partir de agora, irei intensificar esses contatos, colhendo mais informações e apresentando as propostas que já temos elaborado”.

Apoio
Filiado ao PV, que está incluído em uma federação partidária nacional com o PT e o PCdoB, além da REDE no âmbito municipal, Pedro Leitão e seu grupo político estão empenhados em conseguir a adesão de outros partidos. Ele se mostra muito otimista de conseguir firmar acordo nos próximos dias com os diretórios municipais do MDB e o PSD, uma vez que, as tratativas com as executivas estaduais, estão bem avançadas, fortalecendo assim, seu apoio para a campanha. Mas o principal foco é a união da cidade. “Existe sim uma polarização nacional, mas creio que para Caratinga crescer, se faz necessário uma união em prol de um projeto maior para que beneficie o desenvolvimento da cidade”.

Das várias bandeiras que Pedro Leitão carregará como lema, citando a educação, agricultura, saúde e desenvolvimento social – econômico, outra estratégia que chamou sua atenção é o apoio da juventude, como fez durante sua campanha a deputado em 2018, trazendo-os para o debate político, uma vez que alguns estão desinteressados. “A minha atuação no setor educacional, naturalmente me trouxe enorme facilidade em me envolver e ser bem aceito pelos jovens. Muito contribuiu com isso a política aplicada nos cursos da Doctum de proporcionar aos alunos o aprendizado prático e excelente capacitação para sua inserção no mercado de trabalho. Mais do que qualquer outro, eu sei que é completamente errado pensar que a juventude é o país de amanhã!… Ele é o Brasil de hoje!”.

Quanto ao apoio de figuras importantes na política, Pedro Leitão declara que também contará com ela. “As minhas atividades, tanto no campo educacional quanto na esfera política, permitiram que tivesse muito boas relações com os principais nomes da política mineira. Aliás, muitos deles me incentivaram a participar efetivamente das eleições deste ano. Assim, tenho certeza que receberei a cooperação deles durante a campanha e, principalmente, durante o mandato em caso de minha eleição. Caratinga está carente de bons representantes no Estado e na União. E eu quero ter a oportunidade de conquistar deputados que, verdadeiramente, se preocupem com o progresso de nosso município”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo