fbpx
BrasilCaratingaCulturaProfissionais

Orgulho, Inveja e Ingratidão: temas do 18º Salão de Humor de Caratinga

No período de 20 a 30 de novembro estará acontecendo a 18ª edição do Salão Internacional de Humor de Caratinga, com a apresentação de charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos, enviados por artistas do Brasil e do exterior, abordando o tema: “Orgulho, Inveja e Ingratidão”. O evento, idealizado e realizado pelo cartunista e produtor cultural Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, acontecerá na Casa Ziraldo de Cultura.

Como informa Edra, paralelo ao evento, realizado em parceria com a Estação Cultural de Caratinga e com apoio da Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Educação Esporte e Cultura, acontecerá também o 3º Festival Jal&Gual, cujo objetivo é homenagear os cartunistas do Brasil, fato inédito no mundo. Fernando Coelho dos Santos será tema caricatura, em reconhecimento a sua importante participação na realização do 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos (1974), o primeiro realizado no Brasil, e na implantação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que neste ano completa 50 anos. “Ambos influenciaram centenas de eventos que até hoje seguem seus conceitos iniciais, tanto na organização e regulamento, salões estes que são, no decorrer deste tempo, responsáveis por nossas destacadas gerações de humoristas gráficos”.

Segundo Edra, o Salão de Humor de Caratinga já apresentou trabalhos de artistas de todos os estados brasileiros e de 75 países, sendo considerado o mais tradicional e importante de Minas Gerais, estando entre os maiores e longevos do Brasil.

“O evento, aberto ao público com entrada franca, é uma atração artística que fomenta a cultura, estimula o turismo, servindo de importante opção de entretenimento que agrada a todas as faixas etárias. Em breve estaremos divulgando os regulamentos do 18º Salão de Humor e do 1º Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga”.

Salão de Humor para as crianças
Edra anuncia uma novidade para a edição deste ano do Salão do Humor. “Para este ano teremos uma grande novidade: a realização do 1º Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga. Direcionado a estudantes da rede pública e privada com idade entre 9 e 12 anos, ele tem como objetivo incentivar as crianças à prática artística e contribuir para o seu desenvolvimento cultural e crítico através da linguagem do humor gráfico. A arte do cartaz é do meu neto, João Gabriel Medina Costa Amorim”.

João Gabriel, neto de Edra, assina o cartaz do 1º Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga

Como relata Edra, na série de homenagens que o evento vem prestando aos ilustres caratinguenses, como aconteceu com Ziraldo, Agnaldo Timóteo, Míriam Leitão, Ruy Castro e Zélio, neste ano será rendida homenagem à escritora caratinguense Marilene Godinho, que será tema de caricatura tanto na mostra competitiva oficial do Salão quanto do 1º Salão Maluquinhos de Humor.

O Salão Maluquinhos terá como público alvo alunos do 4º e 5º ano, com idade entre 09 e 12 anos, da rede pública e privada de Caratinga. Os interessados puderam se inscrever gratuitamente entre os dias 21 a 31 de agosto. Cada aluno inscreveu apenas um desenho, exercido dentro de sala de aula, em papel oficial do concurso, no formato máximo de 210 x 297 mm (A4), em qualquer técnica e desenvolvido na linguagem do humor e caricatura.

Cada escola designará uma equipe de professores para acompanhar o desenvolvimento do concurso em salas de aula e selecionar os dez melhores desenhos da sua instituição, a serem entregues em um envelope devidamente identificado e lacrado, na Secretaria de Educação, no Setor Pedagógico.

Uma comissão julgadora indicará entre os dez desenhos selecionados por cada instituição educacional os três primeiros colocados que representarão a escola na exposição na Casa Ziraldo de Cultura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo