O programa “Famílias Acolhedoras” precisa de você
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Leste de Minas (Cides-Leste), que desde 2021 organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, atendendo os municípios consorciados, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está lançando, em Caratinga, o programa “Famílias Acolhedoras”, visando proporcionar o acolhimento provisório a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O programa Famílias Acolhedoras conta com uma equipe coordenada por Adryelly Alacrino, contando com os serviços da psicóloga Kamilly Silvério e a assistente social Edivânia Batista.
Para esclarecer como se desenvolve o programa, o jornal A Semana conversou com Kamilly e Edivânia que fazem parte da equipe técnica.
Quais os motivos para implantar o “Família Acolhedora” em Caratinga?
EQUIPE TÉCNICA: Em Caratinga, há crianças que precisam de um lar temporário, um refúgio seguro e amoroso onde possam sentir-se acolhidas e protegidas. No momento, estamos em busca de 40 famílias dispostas a se tornarem Famílias Acolhedoras e que possam oferecer um lar cheio de amor para crianças de 0 a 14 anos, você pode fazer uma diferença imensa na vida de uma criança em situação de vulnerabilidade. Imagine uma criança pequena, com olhos cheios de esperança e um coração ansioso por um pouco de carinho.
O que é ser uma Família Acolhedora?
EQUIPE TÉCNICA: Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento é provisório, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem, família extensa ou, na sua impossibilidade, encaminhado para adoção. Ser uma Família Acolhedora é mais do que abrir as portas de sua casa; é abrir seu coração. É oferecer um lar seguro e cheio de amor para uma criança ou adolescente que enfrenta dificuldades como violência, negligência ou abandono. É garantir que ela tenha um lar temporário onde possa sentir-se valorizada e amada enquanto sua situação é resolvida.
Como acontece o processo de aprovação de uma família acolhedora?
EQUIPE TÉCNICA: O acolhimento familiar é previsto por lei desde 2009 e é preferencial ao acolhimento institucional. No programa, as famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas pelo Serviço durante todo o processo.
Por que algumas crianças precisam de acolhimento?
EQUIPE TÉCNICA: Algumas crianças enfrentam situações que ameaçam sua segurança e bem-estar, como negligência, maus-tratos, abandono, onde há grave risco a sua integridade física e ou mental. O acolhimento familiar é uma solução provisória, determinada por uma medida de proteção judicial, uma maneira de protegê-las e dar-lhes o direito ao convivo familiar e comunitário, onde possam se sentir seguras até que possam retornar à sua família de origem ou sejam encaminhadas para adoção.
Quem pode se tornar uma Família Acolhedora?
EQUIPE TÉCNICA: Homens e mulheres com mais de 21 anos que mora em Caratinga há pelo menos 2 anos, estar em boas condições físicas e emocionais, ter idoneidade moral, não estar inserida no Cadastro Nacional de Adoção, ter disponibilidade para garantir o cuidado. Após análise dos requisitos, será necessário participar de um curso de formação com a equipe do Cides-leste que atua junto com a Secretaria de Assistência Social, para compreender melhor sobre este ato de amor e solidariedade.
Quanto tempo a criança pode ficar com a família acolhedora?
EQUIPE TÉCNICA: A criança pode permanecer com sua família acolhedora por até 18 meses, enquanto seu processo judicial é resolvido.
A família recebe algum recurso financeiro para o custeio das despesas do acolhido?
EQUIPE TÉCNICA: Sim, o subsídio financeiro será pago mensalmente a partir do início do acolhimento. O valor será depositado em uma conta bancária exclusiva aberta para esse fim. As famílias devem usar o subsídio apenas para despesas relacionadas ao acolhimento. Lembramos que o serviço é voluntário e não cria vínculo empregatício com o Município.
O que uma família precisa fazer para participar do programa?
EQUIPE TÉCNICA: Quem tem o desejo de proporcionar um lar seguro e amoroso para uma criança, entre em contato conosco. Sua solidariedade pode mudar vidas e oferecer a uma criança ou um adolescente a chance de ter um futuro mais brilhante.
Para mais informações ou para se inscrever, entre em contato com o Serviço Família Acolhedora, pelo site https://sfacidesleste.com.br, pelo Instagram https://www.instagram.com/familiaacolhedora.cidesleste ou pelo WhatsApp (33) 99920-5788.