Muriqui artesanato: fazendo arte sustentável
Uma importante iniciativa em andamento na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala iniciada ao final de janeiro deste ano, é o projeto “Muriqui Artesanato: fazendo arte sustentável”, idealizado por Adriana Pena, proprietária da Ecobazar, loja de souvenirs e artesanato localizada dentro da reserva, e realizado em parceria com a Fundação Renova e a Preserve Muriqui.
Como esclarece Adriana Pena, coordenadora do Muriqui Artesanato: fazendo arte sustentável”, o programa é voltado à comunidade do distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, município de Caratinga, onde ela reside, e foi criado a partir de um projeto de sua autoria analisado e aprovado pela Fundação Renova.
De acordo com Adriana, 12 mulheres participantes do projeto já receberam o 1º Curso de Cosmética Natural em parceria com o Senar Minas e aprenderam a produzir cosméticos naturais para o seu autocuidado e geração de renda. “Essa turma ficou tão animada com a capacitação recebida que já criou uma marca para seus produtos e pensa em produzir para vender aos consumidores que valorizam produtos naturais.
Conforme ela informa, além do curso de Cosmética Natural, nas próximas semanas, adolescentes e jovens do distrito participarão de oficinas de artesanato que se realizarão no Centro de visitantes da RPPN Feliciano Miguel Abdalla.
Adriana Pena está muito satisfeita com o engajamento da comunidade local e acredita que esse trabalho aproximará ainda mais a população do entorno com os propósitos da Reserva que é o desenvolvimento sustentável.
Outro motivo de satisfação para Adriana é o retorno do ecoturismo na RPPM Feliciano Miguel Abdalla que já tem recebido turistas de várias regiões do Brasil e do exterior, cabendo a ela a responsabilidade para o agendamento de visitas ao local. Escolas ou pessoas interessadas em visitar a reserva podem entrar em contato com ela pelo telefone (33)99706-0949.