Nas últimas semanas moradores do Bairro Limoeiro e do conjunto habitacional entraram em contato com a redação do jornal A Semana para reclamar da coleta de lixo, serviço que é realizado pela Rio Novo, empresa especializada contratada pela Prefeitura de Caratinga.
A reportagem de A Semana compareceu ao Bairro Limoeiro, conversando com os moradores que informaram que o serviço de recolhimento do lixo é deficiente e tem trazido problemas para eles.
Segundo os moradores, há muito eles reclamam quanto à falta de lixeiras para acomodação das sacolas de lixo, o que ocorre em toda a extensão da Avenida Ana Penna de Faria, no Bairro Limoeiro. Para piorar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos colocou placas proibindo a colocação de lixo em diversos locais.
Diante disso, sem ter um local apropriado para depositarem o lixo, os moradores acabam colocando as sacolas no canteiro que corta toda a avenida. Ocorre que em vários locais em toda a extensão do canteiro existem as chamadas bocas de lobo, responsáveis por fazer o escoamento das águas das chuvas e, assim sendo, com as enxurradas causadas pelas fortes e intensas chuvas o lixo acaba sendo carreado para a rede pluvial.
Já no Conjunto Habitacional, onde residem centenas de famílias, só existem duas pequenas lixeiras. Como no Bairro Limoeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos instalou placas proibindo a colocação do lixo em diversos locais.
A alternativa dos moradores do Conjunto Habitacional é depositar as sacolas de lixo em um local onde ocorreu erosão que também é utilizado para o descarte de entulho de construção, móveis, armários, fogões, geladeiras e outros objetos domésticos danificados. Mas, tal situação causa danos ambientais, pois, com a ocorrência de chuvas, o escoamento da água que passa por este local escoa para o córrego Santa Cruz.
Ofício
No dia 10 de janeiro, o jornal A Semana encaminhou um ofício ao secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbano, José Carlos de Souza, pedindo informações relacionadas com a coleta do lixo. No início da semana, o diretor do jornal, Carlos Roberto Carraro, manteve contato com o secretário que informou já ter encaminhado as respostas ao questionamento à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga, porém, até o fechamento desta edição as respostas não tinham sido repassadas à redação de A Semana.
As informações solicitadas por A Semana foram as seguintes: Qual a média diária em toneladas do lixo coletado pela empresa Rio Novo em Caratinga? – Além da coleta de lixo, que outros serviços a Rio Novo presta ao município de Caratinga? – Quais os valores que a Prefeitura de Caratinga pagou à empresa Rio Novo pelos serviços prestados por ela ao município durante o ano de 2023? Favor discriminar os valores totais de cada serviço. – Que campanhas a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos tem realizado visando conscientizar a população quanto à forma correta e os horários ideais para a colocação do lixo para a coleta? – Vários moradores de bairros periféricos de Caratinga têm reclamado de que tem ocorrido demora de mais de uma semana para que o lixo por eles descartados sejam coletados, causando mau cheiro e criando condições favoráveis para o surgimento de pragas. Que resposta a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos pode dar a tais reclamações e que medidas deverão ser adotadas para solucionar esses problemas?
Também constou o seguinte no texto do ofício: “Caso a Secretaria tenha interesse em prestar outras informações à população referentes ao serviço de Limpeza Pública, favor incluir junto às respostas às informações solicitadas”.
Solução
Os problemas, tanto no Bairro Limoeiro quanto no Conjunto Habitacional, como ressaltam os moradores das duas localidades, seriam solucionados com a colocação de grandes lixeiras em locais estratégicos e sendo realizada campanha junto aos moradores orientando quanto a forma de disposição e os horários ideais para a colocação do lixo.