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Limoeiro: quando as obras acabarão?

Com tantos problemas de infraestrutura existentes na cidade ainda não solucionados pela Prefeitura de Caratinga, em fevereiro do ano passado, o atual governo decidiu causar estragos em toda a extensão da Avenida Ana Penna de Faria, no Bairro Limoeiro, mesmo sem ter a capacidade de consertar os danos que causou. Em uma sequência de obras mal projetadas e executadas, cheia de dúvidas e falta de transparência, iniciada em abril de 2022, a administração municipal vai jogando dinheiro público fora, em uma obra que nunca acaba.

Perdas e danos
Os transtornos vivenciados pelos moradores, comerciantes e empresários da Avenida Ana Penna de Faria e em seu entorno tiveram início em fevereiro de 2022, quando a Prefeitura de Caratinga promoveu a retirada de todas as árvores existentes no canteiro da avenida.

Com a alegação de precisar corrigir problemas nas redes de esgoto do local, fizeram uma enorme valeta em toda a extensão da avenida que acabaram por danificar a pavimentação das pistas de rolagem. A situação acabou por gerar, além dos transtornos e de bloquear a circulação de veículos, muitos prejuízos financeiros a moradores e comerciantes em decorrência de enxurradas e alagamentos causados por chuvas mais intensas.

Em abril, após os engenheiros da Prefeitura elaborarem o projeto para as obras que solucionariam os problemas da avenida, em pronunciamento feito à imprensa, o prefeito Dr. Welington informa que a administração municipal não tem competência para sua execução, sendo necessária a contratação de uma empresa especializada e, aí, é dado início a um verdadeiro festival de obras mal feitas e dinheiro do povo jogado no lixo.

Mal feitas, as obras estão em constante recuperação

Inicialmente foi contratada a Construtora Silveira, de Piedade de Caratinga, que não tinha veículos e funcionários para executar as obras, sendo utilizados caminhões, máquinas e servidores da Prefeitura de Caratinga. Posteriormente, a empresa terceirizaria o serviço a ela contratado com outra empresa, continuando a serem usados homens e máquinas do município.

Desde o início, após consultar especialistas, o jornal A Semana publicou uma série de reportagens mostrando que os serviços realizados naquele local não resolveriam os problemas existentes. As chuvas ocorridas desde então, confirmara que a opinião do jornal era correta, pois, a cada chuva o serviço realizado até ali era destruído, sendo preciso fazer tudo mais uma vez.

O engenheiro Márcio Magalhães, responsável por uma parte das obras, acha que as novas alterações feitas no projeto original poderão alcançar o objetivo desejado quanto a acabar com as inundações naquela área. Ele apenas “acha”, não demonstrando ter certeza.

Ele se refere a instalação de uma rede de captação com tubos de PVC de 1000 milímetros ligando a uma caixa de retenção construído próxima ao posto de combustível localizado em frente ao Terminal Rodoviário, e daí ao Rio Caratinga.

Canteiros
A empresa Workpav Pavimentação, vencedora da licitação para a recomposição do asfalto e a construção dos canteiros da avenida não fez o serviço da forma como deveria. O asfalto recomposto mostra ser de má qualidade e os canteiros e as bocas de lobos estão sendo refeitos por uma nova empresa, a VM, localizada em Entre Folhas. Segundo trabalhadores da empresa, eles foram contratados pela Workpav para refazer os canteiros e bocas de lobo danificados pelas chuvas fortes e durante as obras de recomposição do asfalto. De acordo com um especialista em licitações, esse tipo de subcontratações é proibido por lei.

Aditivos
Em consulta feita ao Portal da Prefeitura de Caratinga foram encontrados aditivos aos contratos das obras do Limoeiro, mas os documentos não discriminam se eles se referem a ampliação para o prazo de conclusão do serviço, aumento de preços dos contratos ou alteração ou inclusão de novo objeto nos contratos.

Segundo o responsável pela Construtora Silveira, os aditivos referentes à empresa são para ampliar o prazo de entrega das obras, pelo fato de as chuvas terem prejudicado o cumprimento do prazo determinado na licitação. A reportagem de A Semana não conseguiu manter contato com a direção da Workpav responsável pelos serviços de recomposição do asfalto, construção de bueiros e canteiros centrais.

De acordo com o Diário Oficial do Município, o último aditivo assinado junto à Construtora Silveira estabelece o prazo de 31 de dezembro de 2023 para que as obras por ela executadas estejam totalmente concluídas. Moradores e comerciantes daquela região torcem para que, desta vez, o prometido seja cumprido, que as obras acabem de vez com os problemas enfrentados por eles há um ano e meio e, finalmente, seja finalizada a “obra que nunca acaba”.

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