Durante o período de campanha eleitoral, A Semana estará entrevistando todos os candidatos a prefeito de Caratinga. Nesta edição, o entrevistado é o vereador Johny Claudy Fernandes, candidato a prefeito pelo PSDB.
MOTIVO PARA SE CANDIDATAR:
Primeiro: Não ter nenhum candidato que se opõe a esse desgoverno que aí está. Se eu fosse eleitor eu não teria em quem votar. Todos os candidatos têm um traço da atual administração. Segundo: Acho que cumpri minha missão como vereador por dois mandatos com muito trabalho e nenhuma mancha sequer. O Terceiro é que eu me sinto preparado, conheço a cidade e suas demandas e terei condições políticas de montar a melhor e mais técnica equipe da cidade.
PRINCIPAIS CARÊNCIAS DE CARATINGA:
Primeira carência é de um governo transparente. Que consiga ouvir e dialogar com o povo. Humanizar a Saúde, inclusão e acesso à Educação, gerar emprego e oportunidades. Valorizar o homem do campo, fazer mais obras estruturantes para os bairros menos assistidos. Caratinga não é diferente das cidades mineiras. Mas uma coisa que nossa cidade não tem é transparência, competência e diálogo. Uma administração medíocre e rasa que persegue e é pequena em seus atos.
PROPOSTAS DE SOLUÇÃO:
Simples! Fazendo uma boa gestão do dinheiro público. A pior coisa que aconteceu nos últimos anos dentro da política de Caratinga foi a má gestão do dinheiro público. O dinheiro é empregado de forma totalmente equivocada. Mas muitas vezes pensamos na corrupção como “dinheiro nas cuecas” ou “roubo de dinheiro da merenda”, mas não, a irresponsabilidade tem várias formas de desperdiçar o bem público. Veja como essa atual administração terminou, o prefeito está no mandato graças a advogados e manobras judiciais. A solução mais simples para resolver esses problemas seria, dar transparência ao povo em relação ao dinheiro público, mostrar claramente onde o dinheiro é aplicado, cada centavo. Nós sabemos que a Lei Orçamentária Anual (LOA) gira em torno de quase 570 milhões de reais, dinheiro que será arrecadado e não é aplicado da forma correta. Então, solucionar o problema de Caratinga passa por uma gestão primeiro do dinheiro público.
PROJETOS PARA DESENVOLVIMENTO:
Para mim o desenvolvimento socioeconômico parte por políticas públicas de incentivo a geração de empregos, a gente precisa entender que temos uma área territorial em Caratinga muito grande, entre as maiores do estado de Minas Gerais e não é aproveitada para trazer recursos para nossa cidade. Por exemplo, nós sabemos que recentemente nós saímos da Sudene, perdemos os incentivos da Sudene e como fazer pra poder gerar isso através de políticas públicas, resolver esse problema e caso não resolva poder ofertar aquilo que a Sudene muita das vezes oferta dentro do seu projeto. Criaremos subprefeituras para atender todo o vasto munícipio com uma melhor atenção e cuidado.
RETORNO DE GRANDES EVENTOS:
Vamos abrir as portas do parque de exposição para o que é a finalidade e a tradição dele. Festas agropecuárias! Caratinga merece voltar ao tempo da exposição e da fogueira, Maió e Mió São João, etc.
Eu fiz minha parte, fui um dos grandes incentivadores da cultura, cobrei por diversas vezes a questão dos incentivos da Lei Aldir Blanc, dos incentivos da lei Paulo Gustavo, fizemos vários requerimentos para que pudesse ser aplicado realmente de forma correta e também várias vezes cobramos para que pudesse ter a casa de cultura na cidade. Então nós precisamos voltar com toda a estrutura de eventos não somente em ano de festas, não somente em ano eleitoral, mas durante quatro anos do mandato.
EXPLORAÇÃO DO TURISMO:
O turismo é a indústria sem chaminés. Vamos incentivar e aquecer o turismo como consta no nosso plano de governo, mas uma atenção especial principalmente a gestão do dinheiro do turismo. Recentemente nós perdemos uma verba do turismo que não deveríamos ter perdido, (o ICMS Turismo).
Nós temos hoje que incentivar o turismo de Caratinga, nós temos projetos para a APA (área de preservação ambiental da pedra Itaúna) onde temos projetos para colocar um grande mirante, colocar lanchonetes, até mesmo um restaurante, porque precisamos de alguma forma incentivar as pessoas, e percebemos que uma das formas de criar este incentivo é construindo estruturas que beneficiam os turistas, também uma manutenção nas estradas para termos um bom acesso até o alto da pedra Itaúna.
PROPOSTAS PARA A SAÚDE:
A área de Saúde é uma prioridade para mim! Mas não pode ser uma prioridade só de fala e de promessa, precisa ser real. Posso falar disso porque acompanhei durante quase 8 anos o que é a pior coisa da área de saúde, quando uma pessoa vai ao posto de saúde, pega um exame médico e esse exame médico precisa passar na mão de um agente público, sendo um vereador ou um assessor que estará marcando este exame. Precisamos ao mesmo tempo informatizar para ganhar velocidade e humanizar, para atenuar o sofrimento e falta de estrutura.
Vamos reduzir a zero os exames e consultas com o Busão da Saúde, um projeto do nosso plano de governo. Essa é uma das ações para enfrentar os grandes problemas da Saúde.
PROPOSTAS PARA O TRÂNSITO:
Primeira coisa que devemos fazer é contratar um grande profissional de trânsito, uma pessoa que realmente entende de mobilidade urbana. Nós temos que ter um profissional, um expert em mobilidade urbana. Mas posso adiantar uma coisa, é necessário implementar a guarda municipal tendo em vista que a guarda municipal já foi criada, uma cobrança nossa em tribuna desde 2017. Ou seja, já existe a lei da guarda municipal, ela precisa ser implantada, precisa ser colocada realmente a serviço da população e para isso é necessário fazer um concurso público para que aconteça. Além de estudar junto a esse profissional a criação do rotativo que se faz necessário pode ajudar em algumas ruas da nossa cidade, pois atualmente acontece a seguinte situação, as pessoas estacionam os seus veículos de manhã e vão para o trabalho, deixando o carro ocupar a vaga o dia todo, impedindo a rotatividade para as pessoas estacionar e frequentar os comércios da nossa cidade. Estamos também estudando as possibilidades de descentralizar as escolas, transferindo para locais mais tranquilos.
FALTA DE REPRESENTANTES NA ASSEMBLEIA E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS:
Esse é um desastre realizado por essa atual gestão. Precisamos dar visibilidade e prestígio a quem faz por nossa cidade, independente se são daqui ou não. Importante é a cidade. Trazer recursos com quem quer ajudar Caratinga. Além de incentivar novas lideranças da nossa cidade para ganharmos representatividade no estado e no Brasil.
PROJETOS PARA A AGROPECUÁRIA:
O setor agropecuário em Caratinga é o que mais tem sofrido, porque hoje se gasta mais de 1 milhão de reais em estradas rurais e nós não temos estradas rurais. Hoje o produtor rural é lembrado muito – assim como todo setor de Caratinga, em épocas de eleições. Temos muitas ações que estão no nosso plano de governo, que diferente dos outros, não foi feito no Google. Meu vice João Abelha entende do assunto e domina. Vamos trabalhar muito para esses que nos alimenta e lutam para seu sustento.
A NÃO INCLUSÃO NA SUDENE:
Uma das maiores perdas que Caratinga teve foi a não-inclusão na área do Sudene e o pior de tudo é achar que o povo é bobo quando alguns deputados disseram que se confundiram, pensando que Caratinga era Piedade de Caratinga.
Mas nós iremos atrás de toda possibilidade para que possamos fazer com que Caratinga pudesse ser contemplado pela Sudene, sabemos da dificuldade, sabemos que não é fácil, mas acima de tudo, vamos lutar para acontecer.