fbpx
CaratingaSaúde

Hospital Irmã Denise realiza cirurgia de coluna inédita em Caratinga

No dia 09 deste mês, em um atendimento até então inédito em Caratinga, a equipe do Hospital Irmã Denise realizou uma Artrodese de Coluna, procedimento de alta complexidade que consiste no tratamento de uma grave fratura de coluna. Com isso, não houve a necessidade de transferir o paciente para outro município.

A cirurgia utilizou tecnologia de ponta e foi coordenada pelo ortopedista Sávio Laborne, contando com a colaboração do neurocirurgião Bernardo Keuffer, do ortopedista Denver Pedroso, do neurologista Leonardo Condé, dos anestesistas Tomé Lucas Pereira Filho e Paulo Tostes, da enfermeira Rhakell Machado – coordenadora do bloco cirúrgico do hospital -, do enfermeiro Wellington Lourenço e das técnicas de enfermagem Juliana Costa e Daniela Fernanda.

Sávio Laborne se mostrou muito satisfeito com a realização da cirurgia, esclarecendo que o tratamento é indicado quando há fratura grave na coluna. “Foi uma grande alegria ter realizado esse procedimento em Caratinga, algo inédito na cidade. A cirurgia foi realizada no Hospital Irmã Denise. Fizemos o procedimento de artrodese no intuito de fundir uma vértebra com a outra através de parafusos e pinos. O processo é indicado quando há uma instabilidade da coluna que pode trazer dano neurológico para o paciente e causar-lhe uma dor crônica”.

Para Gustavo Fonseca, diretor clínico do Hospital Irmã Denise, o feito reafirma o compromisso da Instituição com a saúde de Caratinga e região. “O Hospital Irmã Denise tem se tornado um polo regional para pequenas, médias e grandes cirurgias. Hoje, nós temos um bloco cirúrgico totalmente equipado com a melhor infraestrutura. Aqueles pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas complexas, cirurgias neurológicas, cirurgias gerais ou estéticas podem contar com o Hospital Irmã Denise. A Fundação Educacional de Caratinga não mediu esforços para tornar o hospital uma referência em cirurgias eletivas e de urgência”.

Segundo Sávio Laborne, a realização do procedimento em Caratinga é um marco e representa mais segurança para os pacientes da cidade que, agora, têm a possibilidade de se submeterem ao procedimento sem o deslocamento para outro município. “É muito importante frisar que estamos abrindo uma porta para que os pacientes com esse e outros tipos de problemas possam ficar no nosso município. Existem risco no deslocamento dos pacientes devido às más condições das estradas e, além da questão do sofrimento, muitos pacientes críticos não têm condição alguma de ir até outra cidade para realizar essa cirurgia. Hoje podemos afirmar que temos as condições necessárias para realização de cirurgias como essa no Hospital Irmã Denise, o que nos traz uma alegria muito grande”.

De acordo com Gustavo Fonseca, informações e agendamentos de procedimentos cirúrgicos e partos no Hospital Irmã Denise podem ser realizados pelo whatsapp (33)99943-9231.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo