BrasilCaratingaCulturaMundo

Homenagens marcam os 90 anos de Ziraldo

Na segunda-feira, 24, o escritor, jornalista, cartunista, chargista e desenhista caratinguense Ziraldo Alves Pinto, comemorou seus 90 anos de vida. A importante data está sendo festejada durante todo o mês de outubro, com exposições, lançamento de filmes, livros e exposições, em justa homenagem aos seus mais de 70 anos de atividade, quando destilou todo o seu enorme talento e conquistou reconhecimento em todo o Brasil e no Exterior.

De acordo com dados apresentados em reportagens publicadas neste mês por diversos jornais, Ziraldo vendeu mais de oito milhões de exemplares de seus livros voltados ao público infantojuvenil, contando com mais de sete mil desenhos em seu acervo e alguns dos maiores clássicos da literatura brasileira. Vale citar que ele publicou a primeira revista em quadrinhos brasileira, “A Turma do Pererê”, cujos personagens foram baseados em amigos de infância, e tem como o principal personagem criado por ele o “Menino Maluquinho”, que já rendeu livros, gibis, filmes, documentários, minisséries.

No dia 12 deste mês, coincidentemente o “Dia das Crianças”, foi lançada a série “O Menino Maluquinho”, primeira animação brasileira da Netflix, cujo projeto começou a ser discutido em 2017 e iniciou a produção em novembro de 2020.

Exposições e Homenagens
Também no Dia das Crianças, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília inaugurou a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. A exposição contou com estrutura composta de grandes painéis projetados com personagens e grafismos do artista, sob a curadoria e direção de arte de Adriana Lins e Daniela Thomas, respectivamente sobrinha e filha, de Ziraldo, diretoras do Instituto Ziraldo.

A mostra permitiu que crianças e fãs de Ziraldo de todas as idades pudessem interagir com o universo de seus personagens. Dando aos adultos a oportunidade de reencontrar personagens queridos como o Menino Maluquinho e relembrar suas aventuras.

A Editora Globo lançou dois clássicos da literatura universal – “Dom Quixote” e “Os três mosqueteiros” – com quadrinhos produzidos por Ziraldo, que chegaram às livrarias na segunda-feira, 24. Os livros apresentam viagens da Turma do Maluquinho por obras-primas.

Homenagem de Edra
Outra homenagem feita a Ziraldo é “90 Maluquinhos por Ziraldo – Histórias e causos”, organizada pelo cartunista caratinguense Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, composta por 45 cartuns e 45 depoimentos de desenhistas e cartunistas renomados, como Angeli, Maurí0cio de Sousa, Quinho, Miguel Paiva, Reinaldo Figueiredo; e escritores, como Adriana Falcão, Luis Fernando Veríssimo, Claudia Nina e Pedro Bandeira.

A publicação é da Melhoramentos, que planeja para 2023 um crossover inesperado: o Menino Maluquinho e a influencer Nath Finanças serão estrelas do primeiro livro de uma série sobre educação financeira para crianças e jovens adultos.

Outra iniciativa da editora é o relançamento de três clássicos em edições comemorativas. São eles: “O bichinho da maçã”, “Planeta Lilás” e “Menina Nina”.

Vale destacar que Menina Nina, lançado em 2005, é considerado um dos livros mais emocionantes de Ziraldo, escrito para a neta Nina após o falecimento da sua esposa. Em seu relançamento, o livro conta com prefácio da própria Nina Amarante. Ela ressalta a importância que o livro teve para ela e outras pessoas. “Quando o livro saiu, eu estava na escola e lembro que a obra ajudou vários alunos de várias idades a lidarem com o luto. Anos mais tarde, tive um namorado que lidava com questões semelhantes e mais uma vez o livro ajudou. ‘Menina Nina’ foi um presente para mim e para milhares de leitores. É como ter um lugar para se amarrar sempre, volta sempre na minha vida e mostra uma outra perspectiva. Isso dá a dimensão do tamanho do Ziraldo”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo